O NÃO COMO RESPOSTA
DA SÉRIE SUA MAJESTADE O CLIENTE.
Eu diria que no coditiano na vida, algumas pessoas são tão orgulhosas que não sabem receber um não como resposta.
E na maioria das vezes, elas se sentem ofendidas ou mal atendidas, porque não analisam de fato a lógica, as normas, e enfim poder ou não poder, às vezes independe da vontade de quem está sendo questionado. Tem gente que quer credito com registro pendente de protesto, com ocorrencia de cheques sem fundos e ai recebe um NÃO e (pasmem) ficam indignados.
Tem gente que quer comprar um produto, ai a gente diz: A venda está suspensa, não temos condiçoes de aceitar pedidos no momento - Ai, o cliente acha que você está fazendo pouco caso e liga na gerencia pra trocar o representante.
Tem gente que pergunta: - Eu quero (ele não sabe dizer, eu preciso) - Muitas vezes ele não sabe dizer a palavra mágica, - por favor - Ai voce responde, tenho sim, o que vc. quer, tenho reservado por exemplo: 4.000 ms. do jeans tal, mas tem um porém. - o romaneio dessa produto, mostra 40 rolos de 50 ms. portanto, não temos rolos de 100, conforme o amigo deseja. Ele diz, - Eu quero rolos de 100, 50 não serve. - Eu digo de novo, amigo, lamento, o que eu tenho nesse momento pra te atender e de imediato é o que lhe mostrei. Pra ser do jeito que o amigo quer tem que ser previamente programado.
Ele então agradece com ares de quem ficou imaginando que eu estava com má vontade. E mais uma vez, ignorou a verdade. Precipitou-se no inconformismo, na arrogancia descabida.
Porque essas pessoas são tão intolerantes, porque elas não sabem encarar a realidade dos fatos, ou seja: Não sabem receber um não e se sentem infelizes quando isso ocorre, mas julgando mal quem as atendeu. Mesmo porque todo dia é dia de Sim e dia de não e isso não pode nos levar à depressão.
Isso está ocorrendo por toda parte, a gente está assistindo uma intolerancia generalisada (na maioria das vezes injustificada, apressada, precipitada) e sem um motivo que justifique a violencia das palavras, a insensatez das atitudes.
Será que não dá pra contar ate dez? Ser mais paciente? Ser menos agressivo? Ser mais tolerante com aquilo que não podemos entender?
No comércio, é preciso que as pessoas que se comunicam na defesa de seus mútuos interesses, entendam que aquela frase, "o cliente sempre tem razão" faz sentido sim, o cliente é e será sempre a sustentaçao de qualquer negocio bem sucedido e toda empresa tem que satisfazer suas necessidades, esse é o lema e essa frase é denominador comum em várias obras de autores famosos especialistas em marketing, administraçao de vendas, etc e eu pessoalmente jamais discordei dessa, digamos, "filosofia", mas há um limite, há um momento em que o copo d´água transborda e qualquer um de um lado ou do outro, pode perder a razão e o tapete pode ser puxado.
Isso pode acontecer na relaçao cliente/fornecedor, pode acontecer na relaçao pai/mãe/filhos, pode acontecer na relaçao entre amigos.
A vida é curta e todos nós qualquer que seja o lado, a posição que esteja, somos humanos, temos que dormir, temos que parar pra nos alimentarmos, temos que parar pra sentar num vaso sanitário e resumindo a correria, o imediatismo, o perfeccionismo ferem de morte essas ações que são naturais no ser humano.
Ninguém é de ferro. Temos que colocar açucar, mel, flores, carinho, beijos e abraços em qualquer relaçao.
Pois quem não trabalha com amor e so sabe destilar odio e revolta, tem vida curta como ser humano e como empreendedor.