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Lendo e interpretando, livros e comportamentos, com olhares de Foucault.
Diante de um grupo criado para ler a bibliografia produzida por Foucault, podemos buscar analisar o comportamento do grupo, pelos olhares foucaultnanos. A direção e condução do grupo determina um comportamento. E os olhares começam por alterações na agenda, mudanças de locais, de dias e de horários, para ler e estudar seus escritos. A reincidência de um habitus, como prerrogativa de um professor e orientador, com o título de mestre ou doutor. A universidade com o proselitismo angariando seguidores, com um poder detentor de um mercado, como a troca dos bens simbólicos, o conhecimento como uma mercadoria, o capital intelectual, produzindo uma mercadoria intelectual. E de certa vez em um pais estrangeiro, Foucault foi atropelado, terminando hospitalizado.
Com tantas mudanças de datas, de horários, e de locais de um evento, sendo uma atividade paralela as atividades da universidade, para fazer um estudo de literaturas feitas e deixadas por Foucault, nos lembram as tentativas de suicídio do próprio escritor aqui citado e estudado. Aguardemos que o final desta história não seja tal como Foucault, adquirindo uma síndrome imunológica, colocando o evento de estudos em risco, podendo ser a qualquer momento extinguido, por uma simples virulência que possa ser adquirida.
Foucault primeiro foi estudar a arqueologia dos atos e das palavras, que ele julgava estarem modificadas com o passar do tempo. E entendeu que a literatura e a linguagem criam discursos que descrevem e enaltecem os saberes, daquele que faz um discurso. Chegou na sociedade normatizando os seus atos. Entendeu os usos dos poderes. Podemos então fazer uma analogia: Os usos dos poderes de quem dirige um grupo, um estudo, e coloca os componentes do grupo, a seus critérios de datas, de horários e de locais, satisfazendo suas impossibilidades, seus impedimentos e suas necessidades. Permitindo um uso de prazeres na condição e posição assumida, obtendo um cuidado de si, preservando uma imagem e uma agenda pessoal.
Dos seus estudos sobre a loucura, entendemos as loucuras de alterações, a qualquer momento, sistemáticas e continuas de um evento. Fatos que podem levar os componentes do grupo ficarem carecas, de tantas agonias, de tantos atos repetidos.
E Foucault como suposto amigo de Bourdieu, podemos perceber que suas produções são bastante parecidas. Lustraram os mesmos bancos de uma escola. Ambos escreveram um livro para tornar mais claros os seu conceitos e seus pensamentos. Bourdieu escreveu “Coisas Ditas”. Enquanto Foucault escreveu As palavras e as coisas.
Ambos estudaram o campo de atuação simbólico, amplo ou micro geográfico, identificando poderes, dos que ocupam ou dominam um campo. Professores detentores de títulos de mestres e doutores, dominam uma universidade, criando modelos e exercendo um habitus. Determinam pontos, livros e paginas, a serem estudados. Traçam metas e critérios com testes e provas. Exercem um poder em uma sala de aula.
Como um professor diante de uma classe de alunos, ambos exercendo uma micro geografia, cada um ocupando uma posição das coordenadas de uma sala de aula. Com todos os alunos voltados para ele, o professor. Apenas o professor tem um livre acesso de circular entre as mesas e cadeiras. Ocupa uma posição estratégica que permite observar todo o ambiente, com uma mesa e uma cadeira diferenciada. Tem o uso da lousa ou a da tela para projeção de textos e imagens. Tem os controles remotos, de aparelhos elétricos e eletrônicos nas mãos. Tem o controle da temperatura e da iluminação. O poder de atribuir ou abonar faltas. A condição de professor determina um poder com autorização e consentimento dos alunos, um poder e um conhecimento reconhecido pelos alunos, e pelos seus pais ou responsáveis.
E com as novas estrategias de ensino, com cadeiras em círculos, simbolizando uma mesa redonda, os professores ainda possuem um local de destaque, como condutor das palavras e mediador de debates. Como a liderança de um grupo, traçando metas e objetivos. O pastor conduzindo as ovelhas, a repetição arqueológica e os arquétipos sempre reproduzidos.
Michel Foucault 1926/1984
Pierre Bourdieu 1930/2002
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Lendo e interpretando, livros e comportamentos, com olhares de Foucault.
Texto publicado em:
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RN, 09/07/2016
por Roberto Cardoso (Maracajá)
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