Vencendo uma batalha Ética. Ainda existirão advogados no futuro?
Vencendo uma batalha Ética.
Ainda existirão advogados no futuro?
Ninguém acredita no que quer:
Muitos acreditam no que podem, o que tem a ver com a capacidade de compreensão individual - o que é perfeitamente compreensível e perdoável.
Muito outros, acreditam não no que querem, ou podem, mas no que lhes interessa - o que tem a ver com oportunismo - o que não é compreensível nem perdoável.
O que isto tem a ver com Ética?
Recentemente, alguém me perguntou sobre a relatividade dos valores éticos, se temos Ética Superior, que esteja além da que define sobre a dignidade das pessoas.
Eu gostaria de acrescentar algum outro valor que possa ter validade universal, se houvesse um conhecimento ético do que é certo e do que é errado UNIVERSALMENTE ACEITO - além do respeito á dignidade humana.
Sobre o artigo: Ainda existirão advogados no futuro?
Comentário:
Certamente que a inteligencia artificial, não substituirá o profissional que se paute pela Ética Humana, acima das demais - de grupos é individuais.
A inteligência humana, não está no corpo, no cérebro, nem na mente, está na alma, no espirito imortal, nem mesmo as máquinas, inteligentes ao extremo, serão capazes de copiar o programa divino, instalado em nossa C.P.U por Deus.
O Cérebro e a mente são apenas os processadores, o programa principal, está no intimo da alma.
Porém: será fim das "muletas" do não posso ferir a Ética Forense, usada por maus advogados tecnocratas, extremamente conhecedores da letra, e sem nenhum senso de Ética Humana, nem respeito as pessoas de seus clientes, quando usam estas muletas, em relação a seus pares, outros advogados, os impedindo de "pegar" ações de seus clientes insatisfeitos, enganados, sorrateira e deslealmente, para tentar prender a ele o cliente, no processo em andamento, agindo como “pequeno ditador” e passando por cima da Ética maior que é a humana:
- Ética é um conjunto de regras que regem o comportamento do indivíduo.
Eu penso que os valores éticos são relativos, que o conhecimento ético é uma crença e como tal válida somente para o grupo aceitá-lo, e ainda acredito em um ser humano ético particular, que resulta da sua própria natureza.
Padrões éticos podem ser social, individual ou de origem mista.
Regras éticas incluem prêmios para cumprimento em condições difíceis e as penalidades.
Ética humana, conceitos meus – extraído de artigo que publiquei há algum tempo:
- Ética Humana, conceito mais abrangente socialmente, eu penso poder ser resumido em - o que é legalmente e socialmente correto e aceito, pela maioria independente de profissão e que leve acima de tudo em consideração o respeito a dignidade humana.
- e que também é o principio básico para o estabelecimento das leis – o que é usual e comum para a maioria... resumidamente..
“Quando algumas decisões tem que ser tomadas, na nossa vida pessoal, social, bem como no trabalho, se os limites do bom senso, da boa fé e do que é legalmente e socialmente correto e aceito, não são respeitados em nome de uma ética menor, não mais importante, mas que se refere apenas a uma classe profissional, não devemos nos ater a estes princípios e regras Éticas é sim a Ética Humana, superior e universal - que em síntese tem a ver apenas com relação ao respeito a dignidade do Ser Humano...
NÃO EXCLUO AQUI TAMBÉM OS MÉDICOS E SUA ÉTICA GRUPAL..”
Viva a liberdade do clientes..