Privacidade para iniciantes

Privacidade para iniciantes, um recorte….

Se seus dados estão a venda sua personalidade também está a venda:

Seus dados valem muito? você realmente acha que suas ações por menores que sejam não são importantes?

Seus gostos, expressões, desejos, ódio, amores, paixões, traços e tudo o que for essencialmente seu, pode ser vendido no mercado.

A partir da coleta de informações, e expressões do comportamento, é possível mapear com clareza praticamente todas as ações “comuns” de povo, algumas pessoas podem até dizer que somos extraordinários e que ninguém tem como controlar a psiquê humana, porque somos únicos e o nosso interior apenas nós o acessamos…. etc… etc… sinceramente? Isso é altamente questionável. É verdade, somos extraordinários, o ser humano é um ser muito interessante, altamente complexo e dotado de incontáveis possibilidades e é justamente por isto, que o mercado tem interesse em nós, somos melhores para o mercado quando temos os recursos e condições adequadas sob controle dos interesses da estrutura do mercado.

Os acionistas e coletores de dados só tem um interesse no interior de qualquer pessoa que seja a possibilidade de suprimir e controlar. É desta forma, que é possível apresentar qualquer produto mesmo que a pessoa não necessite de tal produto, conhecendo o interior de cada um o suficiente para manipular as ações do consumidor. Então, por mais que se tenha uma mar repleto de energia e arquétipos se misturando por eras a fio, a função do mercado no comércio da personalidade é justamente reprimir todas essas expressões não importam se são profundas, para o mercado a camada superficial da mente será cotidianamente mapeada e controlada.

Sim, isso mesmo, mapeada com ajuda da vigilância constante é possível que isto seja feito sem problemas, temos uma constante repressão do comportamento hoje em dia, mas de formas diferentes em relação a 100 ou 200 anos no passado, algo como o sexo era umas das principais coisas fortemente reprimidas principalmente em sociedades religiosas como muitas hoje em dia, mas a repressão de hoje, toma aspectos invisíveis muito difíceis de se identificar.

Técnicas de hipnose e condicionamento psicológico nunca foram tão utilizadas em grande escala como hoje em dia por empresas das mais diversas áreas. Vejamos alguns exemplos abaixo extremamente básicos.

Perguntas como as desse tipo abaixo, de forma alguma são simples e inocentes:

Perguntas como as desse tipo abaixo, de forma alguma são simples e inocentes:

- O que você está pensando?

- Quais artistas você curte?

- Quais locais você visita?

- Qual sua bebida favorita?

- Quais livros você lê?

- Quais filmes você assiste?

- Com que frequência você vai ao motel?

Perguntas como essas podem gerar dados suficientes e atingir proporções impressionantes. Se nossas ações podem ser facilmente antecipadas a cada segundo, nossa liberdade para criar coisas novas e se expressar estará sujeita em domínios que não conhecemos.

Mas a personalidade não é dinâmica? Sim, mas as empresas não dormem eles podem aplicar sempre novos condicionamentos e toneladas de testes científicos aliados a algoritmos de auto-aprendizado para capturar melhor os dados, mas alguém pode pensar:

"Eu não irei vender minha personalidade."

Certo, mas não estamos falando de seu caso particular e sim de um caso coletivo onde uma massa tão grande sendo afetada, seria certo egoismo e falta de conhecimento não se preocupar com o que certas decisões podem causar para toda a população. Quer queira ou não, você também será afetado.

Você já ouviu falar de metadados? conhece profundamente a importância deles para o mercado e governos? com metadados é possível definir o rumo de um continente.

Quando existe um ponto central poderoso e se esse ponto decide uma coisa é muito provável que ele vai afetar todos os outros pontos. A tecnologia quando não usada para o bem em comum é usada de forma negativa na sociedade. Existem tecnologias que são fantásticas para ajudar as pessoas e o planeta, já outras são totalmente questionáveis e influenciam de forma negativa a população.

Você acha que ferramentas como celulares não influenciam as pessoas? Diga isso pra sua prima mais velha, a televisão.

Ás vezes o problema não é a Tecnologia e sim o objetivo para qual foi projetada. A tela, apenas reproduz as imagens, o problema é a transmissão e seus objetivos. Hoje temos que aumentar o reconhecimento de tecnologias que irão ajudar em novos paradigmas, uma boa sugestão é dar uma olhada no Projeto Venus.

Se não dermos total atenção a esse problema que estamos vivendo hoje do “Estado de vigilância em massa”, com coleta de dados global e manipulação comportamental utilizando-se de mentiras como de consentimento voluntario de “doação” ou “vendas” de dados, não só o Brasil, mas em todo o mundo, as pessoas vão se resumir literalmente a números.

Todos serão afetados, padres, políticos, policiais, bandidos, soldados, professores, pastores, psicólogos, psiquiatras, doutores, estudantes, ricos, pobres, amarelos, negros, pardos, índios, europeus, americanos, asiáticos ou africanos. Não importa, a privacidade artificial está acima das culturas criadas pelo homem.

Se você leu até aqui gratidão pela atenção! Espero ter ajudado em algo. Criticas construtivas? não tenha receio em entrar em contato. Para saber mais o texto foi originalmente postado no meu blog pessoal: https://psicolivre.com/blog/