Casal negro com empregada branca

A respeito da polêmica causada pela foto em que aparece um casal branco e rico, que levou a babá para o protesto contra o governo há alguns domingos.

Li matéria em que entrevistaram a fotografada - a doméstica - em sua residência. Ela lamentou o fato, dizendo que não gostou nada daquela exposição. Disse que foi ao protesto junto dos patrões porque quis e não obrigada. E que trabalha somente nos fins de semana. De segunda a sexta, toma conta da filha pequena. Na mesma reportagem havia mensagem redigida pelo patrão, que estava indignado pelo fato de milhares de internautas fazerem julgamentos através de uma foto, não conhecendo a situação e nem as pessoas retratadas. Disse gostar muito da funcionária e ser também empregador de várias outras pessoas (é, provavelmente, empresário) que trabalham e ganham seu salário dignamente. Em um dos comentários, um leitor diz que a doméstica e os trabalhadores não são capazes de perceber que são explorados por pessoas ricas. Que foram "anestesiados", "hipnotizados" e por isso não se importam com as próprias condições de trabalho.

Independente de justiça ou injustiça, veracidade ou sensatez das palavras utilizadas pelos entrevistados e leitores, faço aqui um comentário e depois algumas perguntas cujas palavras e conteúdo devem ser semelhantes ao de outros textos que tenho escrito: apesar de todos os esforços dos últimos governos em se criar condições melhores para o povo, por meio, por exemplo, do barateamento de produtos e criação de programas sociais, ainda somos um país em que os patrões são brancos e o grosso dos operários são negros. Deem uma volta no Shopping e observem: qual é o tipo de serviço reservado aos funcionários negros? Faxina. Recolhimento de lixo. Dentro de uma ou outra loja mais descolada (nunca as tradicionais) veremos algum vendedor ou vendedora que não seja de pele e olhos claros.

Ao ver patrões como aqueles da foto, me pergunto, ainda, se eles estão de fato nas ruas protestando contra irregularidades no governo e incompetência de seus gestores ou se este é apenas pretexto para eles mostrarem sua indignação contra o Bolsa Família, o sistema de cotas, entre outras iniciativas do governo anterior, mantidas pelo atual, desejando que os negros e negras não melhorem de vida para continuarem sendo seus operários e empregadas.

Quantos casais negros que tem em casa uma empregada doméstica branca vocês conhecem?

José Antônio Dias
Enviado por José Antônio Dias em 27/03/2016
Código do texto: T5586685
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.