Senso comum

Desde pequena ela ouvia que não era bonita por causa do seu cabelo cacheado e incomum.

Desde pequeno lhe ensinaram que se deve usar sempre a mão direita para tudo, inclusive para escrever.

Desde pequena ela escutava que ninguém se interessaria por ela, por ela ser gordinha.

Desde pequeno ele escutava que para ser bonito tinha que ser sarado, cheio de musculos, não uma coisa magrela e feia como aquela.

Desde pequenos lhes ensinaram sobre ser comum. E aprenderam.

A garota do cabelo cacheado hoje tem o cabelo liso. Ela gosta do seu cabelo? Nem um pouco, mas o resto do mundo gosta e é assim que ela deve ficar.

O garoto canhoto teve sua mão esquerda enfaixada e aprendeu a escrever somente com a mão direita. Se isso lhe gerou algum problema psicológico eu não sei, mas ele também foi obrigado a entrar nos padrões que lhe impunham.

A garota gordinha se submeteu a várias dietas malucas o que lhe deixou anoréxica. Todas as vezes que ela se olha no espelho ela escuta as mesmas vozes que a criticavam sobre o seu peso na infancia, mas agora na fase adulta. Ela ainda não arrumou um namorado, dizem que ela está magra demais agora.

O garoto magrelo começou a fazer academia a fim de criar os desejados musculos que a sociedade queria. Mas não foi o suficiente. Ele começou tomar bomba, viciou em asteróides e hoje é chamado de retardado por ter sido obrigado a se submeter a uma cirurgia por conta dessas drogas.

[...]

São histórias diferentes mas todas com o mesmo vilão. São pessoas diferentes tentando de todo jeito ser comum. São pessoas com identidade tentando se tornar anonima para não serem criticadas.

Sim, desde pequenos esse conceitos são impostos. Desde crianças eles aprendem a formar seus pré-conceitos e quando crescem aprendem a gerá-los.

Os diferentes se tornam comum deixando esses pré-conceitos ainda mais forte, deixando o senso comum dominar e manipular o resto do mundo.

maria paula da silva lima
Enviado por maria paula da silva lima em 06/03/2016
Reeditado em 06/03/2016
Código do texto: T5565203
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.