QUEM TEM MEDO DE CRISE?

QUEM TEM MEDO DE CRISE?

Sempre houve crise no mundo, desde o princípio. Afligir-se perante ela é evidência de despreparo de um povo. Crise nunca foi novidade.

Sem intenção de entrar no mérito ou no descrédito da teoria de Darwin (a qual acabou dando origem ao Evolucionismo, cujo surgimento, por sua vez, indica um momento de crise existencial ou espiritual na história do homem), a origem da terra como conta a Bíblia Sagrada, é atribuída ao Deus Criador. E diz que esta estava sem forma e vazia e que havia trevas sobre a face do um abismo. Um cenário absolutamente caótico. Muitos teólogos são unânimes em defender que a responsabilidade da terra apresentar aquele terrível aspecto, fora a queda de satanás. Sua rebeldia culminou em sua expulsão e ao cair sobre o planeta provocou um enorme cataclismo. Concluímos, portanto, que desde os céus, uma crise se iniciou com a rebelião de lúcifer. E teve fim com seu exilio na terra.

A terra recém criada, entretanto, já experimentaria seus primeiros sinais de crise. Vazia, sem forma, com trevas sobre a face do abismo. O sábio criador mostra o exemplo de como são eliminadas as crises.

Haja luz: e houve luz. Antes a terra estava imersa em trevas o Senhor a iluminou e toda a escuridão deixou de existir. Nem o próprio Deus trabalha na escuridão. Crises são sinais de domínio das trevas, de ausência de luz. Quem pode trabalhar num ambiente sem luz ou mal iluminado? O Criador que deu cabo da crise no céu, também a eliminou na terra. Porém, uma nova crise ainda mais preocupante teve início: A desobediência do primeiro casal deu origem ao pecado e com este a mais temível de todas as ameaças: A Morte.

Pecado, crise existencial. Morte, consequência e pena capital. Ingredientes de crises em escala mundial.

Sempre houve crise no mundo e sempre haverá. Em todas as épocas, em todos os lugares. Não significa dizer que por isso todo mundo deve resignar-se, cruzar os braços, deixar passar. Não vai passar se ninguém fizer nada. Não fazer nada só vai agravar.

Não serve pra todo mundo, e ninguém é obrigado a aceitar, mas as dicas que As Sagradas Escrituras dão, considero valiosíssimas. “Haja luz”: Ilumine seu caminho, sua alma; deixa a luz entrar. Não é porque seus lideres andam na escuridão que você também tem que andar.

Deus fez a luz e com ela criou o tempo. Um Deus que cria o limite para dias e horas, define que há tempo pra tudo. Até para inicio e fim de uma crise.

Um Deus que poderia fazer mundos num só dia, fez a terra em seis (no sétimo “descansou”), deixa claro a importância de fazer tudo em etapas bem elaboradas. O caminho para a obra perfeita, passa por um trabalho contínuo e em escalas. Escalas que definirão o fim de qualquer crise.

O Livro de Gênesis dá outras riquíssimas dicas de como atuar em meio à crise. Mas, independente disso, todos devem estar conscientes que as crises sempre vão estar ao encalço de todo ser humano da terra, de toda família, de todo povo. Não há o que temer. As crises vêm e vão, o homem permanece principalmente os que seguem o Caminho da LUZ.

al morris
Enviado por al morris em 29/01/2016
Reeditado em 17/04/2017
Código do texto: T5527655
Classificação de conteúdo: seguro