DO QUE O MUNDO É FEITO?

De amor. Não importa quanto medo ou lágrimas venhamos sentir ou derramar, o amor está no fundamento da criação do mundo, da sua manutenção e da sua evolução - o amor de Deus, dos grandes missionários da luz, o meu, o seu amor.

De exemplos. Não os exemplos negativos multiplicados nos noticiários, na mídia em geral, nascidos no mundo real e na ficção, que produzem informações generosas sobre como está tudo um caos, sobre quanta dor existe aqui. É a partir dos gestos humildes, simples e sem segundas intenções que o mundo se movimenta e as pessoas se alinham no objetivo de uma vida moral, espiritual e material melhor.

De bondade. Não finjamos não ver o mal que existe, mas prefiramos olhar o bem que decorre dele, o impulso bondoso que sanou ou minimizou esse mesmo mal. O copo d'água pode estar meio cheio ou meio vazio, dizem, segundo o otimismo ou pessimismo das pessoas, mas ele está sempre cheio integralmente - de água e ar - e isso motiva a ampliar o otimismo, a esperança, a não desmoronar, a manter a confiança até no que não vemos..

De força. Não a força dos que pisam, destroem, humilham, segregam, agem de modo egoísta, mas a força dos que estão empenhados em fazer sua parte - o mal faz questão de dizer que somos fracos, estimular o individualismo impedindo o "eu sozinho" de reconhecer outros "eu sozinho", pois nesse momento não estarão mais sós, sua força se ampliará.

De trabalho. Não o trabalho árduo de destruição em massa com os quais nos solidarizamos por ação ou omissão - não o trabalho ("trabalho", não emprego!) que mata animais, que destrói árvores, que ignora pobres, que segrega os diferentes, que ri dos que sofrem - mas o trabalho que cuida, planta, agrega, se condói e ajuda, e que a maioria de nós, de verdade, já se preocupa em realizar.

O mundo é feito do nosso amor, do nosso exemplo, da nossa bondade, da nossa força, do nosso trabalho. O problema (sim, há problemas) é que somos incentivados (e nos submetemos) ao medo que coage a calar e omitir, à descrença da vida imortal que faz retroceder na manifestação de virtudes que elevam a alma e a Terra. Em todos os tempos os que conseguiram praticar virtudes no seu grau máximo, não temeram a perda material, ao contrário, entregaram-se até à morte se preciso fosse, para trazer luz - acabaram sendo a própria luz nos nossos caminhos.

Como sabiamente dizia o personagem principal do desenho "Capitão Planeta", que ensinava as crianças a cuidar da natureza, "o poder é de vocês"! O poder de mudar o mundo é nosso! Mas, é preciso acreditar! Eu acredito.