Responsabilidade Social Empresarial
Outro dia, visitando uma pequena fábrica de calçados do interior da Paraíba, me deparei com o melhor conceito de responsabilidade social - a tão alardeada política empregada nas grandes empresas-, o qual julgo o melhor que eu já conheci.
Trata-se da visão ímpar do proprietário da empresa que, analisado sob um olhar crítico, reflete uma ação benéfica para a sociedade.
Em conversa, ele me confidenciou um das maiores preocupações da sua singela marca: "garantir o mínimo de durabilidade para que os calçados e, sobretudo, as sandálias nunca quebrem a correia nós pés de uma criança pobre e nordestina".
Curioso, indaguei o motivo desse preceito de seus produtos. Ele então me respondeu:
"- As sandálias das grandes marcas, em grande maioria, não são feitas para durar. Elas são feitas para serem substituídas. Elas se preocupam muito mais com o apelo da propaganda, que com a qualidade. Isso fortalece sua alta produtividade. Eu porém me preocupo em fazer um produto durável para, que dentre outras coisas, não venha a quebrar a correia no pé de uma criança pobre do interior do nordeste, cuja a mãe não pode comprar outra. Penso que, caso isso aconteça, a vida desse menino pode mudar. Talvez ele se revolte, vá a uma venda da esquina, roube uma outra sandália, ingresse no mundo do crime e, quem sabe um dia, possa me assaltar com arma em punho para suprir ainda mais seus anseios."
Este, sem dúvidas, foi o mais incomum mas também mais persuasivo conceito de Responsabilidade Social que já vi.