Novas versões e novas visões. Novas opções. (7)
O sangue transporta um conhecimento. Um conhecimento que pode ser identificado e interpretado por uma coleta, para um exame no sangue. Identificando percentuais de glicose, gorduras, índices hormonais. Fatores de riscos, e outros parâmetros indicadores. As artérias e as veias levam vida e oxigênio às células, trazendo de volta as notícias do corpo e particularmente das células. Notícias que retornam pelas veias, os vasos sanguíneos que retornam com o sangue venoso ao pulmão e ao coração. O sangue corre em um sistema fechado levando energia pelas artérias, trazendo noticias e conhecimento pelas veias, informações de células que com o tempo, se renovam e se modificam. O corpo envelhece, se modifica, e a imagem muda ou altera.
Os rios transportam águas que foram oxigenadas durante o seu trajeto de precipitação em contato com o ar atmosférico. Durante seu trajeto até o mar colhem informações dos povos ribeirinhos. E a água circula em um ciclo fechado na atmosfera, evaporando, condensando e precipitando. A água faz contato com o ar e com a terra. É o meio termo entre o sólido e o gasoso. O rio é um veio de conhecimento com seus afluentes e córregos, como artérias de energias. Com o tempo a paisagem muda ou altera. É modificada pelo o homem ou por outras espécies animais ou vegetais. Aumentam ou diminuem as populações e os volumes, de animais, vegetais e minerais. Matas e vegetações nativas ou plantações intensivas ou extensivas. Os animais transformam os ambientes pela sua presença. Transportam sementes e acrescentam nutrientes ao solo. E o homem escava, desmata e explora minerais; desvia leitos de rios e promove a construção de barragens.
O homem fixa-se a um local, e modifica com mais intensidade o ambiente. Promove alterações no espaço, transformando um espaço natural em espaço artificial. Desmata e deposita seus excrementos onde habita. Lança seus dejetos em mares e rios. Lança produtos químicos no ar e no mar, criando seus próprios cânceres. Revira solos e subsolos a procura de minerais valiosos e preciosos. Cria um câncer na terra, no corpo e na alma. Cria uma nova versão do ambiente com a necessidade de entender e interpretar as novas situações, por ele criadas. Um dia o ser humano abandonará o planeta, e para isto devera recompor o que destruiu. E desde já a palavra de ordem é a preservação do meio ambiente. Reduzir índices de desmatamento e quantidade de poluentes em solos, rios, mares e atmosfera.
Com o tempo o corpo e a paisagem mudam, modificam. Depois de algum tempo, ler um texto escrito, percebemos erros digitados. Percebemos o quanto podemos ter mudado de opinião; acrescentando ou retirando ideias e informações, opiniões. Percebemos o quanto podemos acrescentar novas informações. O texto ficou fixo e homem mudou. Foi modificado pelo tempo, assim como a paisagem e o corpo se modificam. E em um novo texto surgem as novas interpretações. Criando assim, novas versões e novas visões, oferecendo novas opções.
Com um calendário podemos estabelecer sete dias e sete noites. Os ciclos para marcar mudanças estão no céu: O dia e a noite, ambiente iluminado e não
iluminado. As luas: Lua minguante, Lua nova, Lua crescente e Lua cheia. Cheia de vida, cheia de luz e iluminando a escuridão. Entre a luz e a escuridão mudanças acontecem. E tal como o texto, que ficou esquecido em uma escuridão. E ao ler novamente podemos ler com outros olhos e uma nova iluminação.
Rio de Janeiro/RJ ─ 05/10/2014
Texto produzido para: O Jornal de HOJE – Natal/RN
Palavras Chaves: gestão; qualidade; conhecimento
Palabras Clave: gestión; la calidad; el conocimiento
Key Words: management; quality; knowledge
CMEC/FUNCARTE Cadastro Municipal de Entidades Culturais da Fundação Cultural Capitania das Artes Natal/RN
Roberto Cardoso