Novas versões e novas visões. Novas opções. (3)
Foi divulgado o resultado do Ideb pelo MEC, o principal indicador da qualidade na educação básica. Muitos estados ficaram com resultados abaixo da meta. O RS ficou entre os melhores, o RJ ficou na média, e o RN ficou entre os piores (O Globo em 06/09/14 – Rio de Janeiro/RJ). O governo federal atrasou a divulgação dos resultados provocando críticas entre políticos e educadores (idem).
Justificativas de empowerment (empoderamento) surgem para justificar o mau desempenho em alcançar metas. O presidente do Inep declarou no evento Educação 360 (set/14 - Rio de Janeiro/RJ), que há um problema estrutural no ensino médio (O Globo em 07/09/14). Justificou o atraso da divulgação dos índices, pela enormidade de dados a serem analisados (idem).
É preciso integrar os saberes, disse Edgar Morin no Rio de Janeiro, durante o evento ‘Educação 360’ (idem). E é preciso um estrangeiro pisar em solo brasileiro para falar e mostrar as evidências, da necessidade de revoluções educacionais. Heranças de um Brasil descoberto, colonizado, explorado e educado por expedições e viagens, modelos e critérios de outros povos.
O conhecimento proporciona conhecer e identificar novas versões, novas visões e novas opções. Desatando os nós da formação e da educação formal, formatada para pessoas desinformadas e desenformadas. A desinformação gera pessoas para serem moldadas durante um processo de fermentação e cozimento. E para no final do processo ser desenformadas e fatiadas.
A inovação é citada no meio acadêmico e empresarial, como um novo conceito necessário a ser implantado e realizado, por empresas e pessoas. Um termo importado, e incorporado no vocabulário empresarial, nacional e atual. Entendido como um novo comportamento do conhecimento e da tecnologia. E este conceito, sempre esteve presente no cotidiano brasileiro, subestimado e denominado como o jeitinho brasileiro. A repetição dos acontecimentos, uma apropriação do conhecimento e do comportamento. O índio descoberto pelos portugueses já criava instrumentos e equipamentos com recursos da mata. Inovação e criação é patrimônio imaterial e intelectual do povo brasileiro.
Novas versões e novas visões, que vão criando novas opções. Criando assim novas interpretações. Com ideias de transversalidades, transdisciplinaridades e interdisciplinaridades. Provocando novas opiniões e sensações. Novos prazeres, novos saberes e novos sabores. Em todos os seguimentos e setores. Com assoreamentos e decantações, o fluxo líquido torna-se límpido.
Em textos anteriores já foi mostrado e citado algumas relações entre lâmpada e iluminação. E outras ideias a partir de uma iluminação podem surgir. Os mercados e supermercados são bem iluminados e estão cheios de novas ideias, novas seções, novos displays; novas gôndolas e novas prateleiras. Novos produtos resultantes de misturas inimagináveis e não esperadas
Assim como os conhecimentos se misturam em uma sociedade liquida, os sabores e os saberes se misturam também. Em uma sociedade líquida, são nos líquidos disponíveis e ofertados em um mercado, onde encontramos uma maior variedade de misturas. Bebidas lácteas e a base de soja com sabores. Cervejas nacionais e importadas adicionadas de outros sabores.
Restaurantes iluminados oferecem um espaço ao cliente com luzes no teto e luzes em balcões refrigerados e aquecidos. Um bufê com serviço self-service com as mais variadas opções de sabores entre pratos quentes e pratos frios, entre ingredientes cozidos ou crus; assados ou grelhados. Na cidade de Natal ainda podemos encontrar a opção torrado.
No restaurante self-service, cada um tem o poder de escolher entre os ingredientes oferecidos, montar seu próprio prato. Sem obedecer a critérios gastronômicos; qualitativos ou quantitativos; nocivos ou nutritivos. Sem ordens e combinações de componentes e ingredientes. Cada qual faz a sua escolha naquele momento. Indicação medica de cardiologistas, nutricionistas ou endocrinologistas para dietas parciais ou totais, dietas de engorda ou emagrecimento não são questionadas, diante da balança ou do caixa.
Uma pericia inicial oculta, individual, não divulgada e não demonstrada, faz parte da escolha do restaurante e dos pratos e serviços oferecidos. Observar como são suas instalações a partir dos critérios e dos conhecimentos pessoais de cada um.
Com uma gestão escolhe-se como será a digestão, a partir de conhecimentos e discernimentos. Escolhe-se o que comer e o que saber, escolhe-se saberes e sabores. Os índios silvícolas já escolhiam o que comer nas matas, nos mares e nos rios. Enquanto os índios canibais escolhiam quem comer.
Rio de Janeiro/RJ ─ 07/09/2014