O tempo: aliado ou adversário?

O pensamento ou ditado popular segundo qual afirma que o tempo cura todas as feridas ou que põe cada coisa em seu lugar é uma verdade relativa ou incompleta. Observo que o tempo na verdade só aumenta as consequências negativas de escolhas erradas que fizemos e que não temos o poder sobre o mesmo. Exige-se de todos paciência para esperar o momento certo de receber vitórias e alegrias, mas por outro lado, o tempo proporciona o amadurecimento de uma boa ideia, de uma boa decisão. Todos nós estamos sujeitos às regras do tempo, ninguém pode fugir.

O tempo é o tema de teses de textos literários, é a representatividade da nossa existência. É difícil entender que algumas pessoas conseguem aproveitar o tempo melhor que outras. O tempo é uma realidade simples que se apresenta em forma de passado, presente e futuro. E nesta linha contínua do tempo, estamos sujeitos a arrependimentos e contrariedades que afetarão nossa felicidade. A Bíblia nos ensina a usá-lo da maneira mais adequada possível, não devemos desperdiçá-lo, mas procurar fazer a vontade de Deus enquanto ainda temos tempo.

Lemos em Eclesiastes 3:1-8: “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de jogar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz”. Encontramos nesses versículos exortações acerca da sábia aplicação do tempo para tudo, segundo os princípios divinos.

É imprescindível usarmos o tempo da melhor forma o possível e como disse Carlos Drummond de Andrade “Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes”. É surpreendente e decepcionante como muitas pessoas passam seu tempo com coisas fúteis como em jogos de azar, com filmes pornográficos, com leituras inadequadas, se drogando e o que é mais grave: cometendo assaltos e assassinatos. É o mais preocupante é que saber a lógica da vida de que o tempo não volta, a juventude não volta, oportunidades perdidas não voltam, bem com palavras que magoam e ofensas deixam marcas que o tempo não apaga e um ente querido que perdemos também nunca mais teremos, aí é que entra a saudade: o sentimento de falta de algo e muito mais, a ausência de alguém...

É claro que cada ser humano tem uma história de vida e se o tempo se mostra um remédio para uns, para outros é fator de agravamento do seu problema. Eu, por exemplo, gostaria de entrar no túnel de tempo de refazer minha vida em alguns pontos.... Espero que o tempo seja um parceiro na sua caminhada; algo positivo em sua vida, e pensar que o tempo não para, e as adversidades da vida continuam. No entanto temos a esperança de dias melhores e sem esta esperança e força para viver, o tempo se torna não um aliado, mas um inimigo meu e seu. E você, como o usa o seu tempo?