AUSTRÁLIA: vendeu o carro e agora recebe multas por excesso de velocidade

Ao vender um carro, assegure-se de que o comprador tem endereço fixo.

(publicado no Jornal "News Online from Australia")

29/09/15

Esta é uma lição para qualquer um que queira vender seu veículo.

Quando Ashleigh Kay, residente em Adelaide (sul da Austrália), vendeu seu carro semana passada, pensou que ia ter um lucro modesto. Ao invés disso, ganhou um tremendo prejuízo.

Ela vendeu o carro sexta passada, por setecentos dólares australianos, a uma mulher que informou não ter residência fixa. Quando esta voltou reclamando de defeitos no carro, a antiga dona diminuiu o valor da venda e devolveu uma parte do dinheiro.

Poucos dias depois, chegaram multas (cuja soma era de 786 dólares) pelo

correio. O motivo: excesso de velocidade. Ashleigh percebeu a razão das reclamações por parte da compradora a respeito de problemas com o carro.

"Fui uma estúpida ao devolver parte do dinheiro", escreveu para um amigo no Facebook, "enquanto ela enfiava o pé no acelerador já nas primeiras horas". Mas a parte mais grave é que agora a vendedora acumula multas que já valem mais do que ela recebeu pela venda.

A compradora preencheu no formulário o número da carteira de habilitação e telefone celular, mas não o endereço. "Ela não forneceu simplesmente porque não tinha um", contou Ashleigh durante entrevista para uma rádio. A venda foi efetuada às dez da noite. Às nove horas da manhã seguinte já havia diversas infrações e o valor das multas era de aproximadamente oitocentos dólares.

"Ela se divertiu com o carro, passando chegando a quase cento e quarenta por hora em uma avenida", revelou Ashleigh, que desde então, tenta passar as multas para o nome da nova proprietária. Ela forneceu os documentos da venda para a polícia, mas eles dizem que não podem aceitá-los por não conter um endereço.

Somente por meio da justiça a antiga dona do carro tem alguma chance de se livrar das multas. A compradora não está sofrendo qualquer punição, enquanto a antiga dona tem a difícil tarefa de provar à polícia australiana que não era ela quem dirigia quando ocorreram as infrações.

Um ouvinte do programa da rádio onde Ashleigh foi entrevistada disse que passou por situação semelhante. Ajudou a filha a vender o carro para mochileiros há cerca de um ano. Também recebeu multas e tentou transferi-las para os novos donos. Mas por não ser possível fornecer endereço fixo deles, teve que arcar com elas. "O problema ainda não foi resolvido", informou. "Desconfio que estes mochileiros gostam de fazer brincadeiras de mal gosto do tipo. Compram carros baratos e saem fazendo loucuras".

Ashleigh Kay tem esperença de que o caso se resolva em breve. “Não tenho condições de pagar esta quantia, muito menos por infrações que não cometi".

Ashleigh Kay tenta provar que não é responsável pelas infrações de

excesso de velocidade. FOTO: Facebook.

- link para texto original:

http://www.news.com.au/national/south-australia/if-youre-ever-selling-a-car-make-sure-you-get-the-address-of-the-new-owner/story-fnj4ag6f-1227549550337