Motim na Roberto Freire (P 4)

(Where's Wally?)

Com certeza os estudantes da área de administração de hoje conheceram um livro amplamente divulgado e vendido no “século passado” com título em português “Onde está Wally?” (Where's Wally?). E agora depois de tantas discrepâncias holandesas devem estar loucos fazendo perguntas como: Onde está Deming o pai da qualidade? Onde está Juran que diz que qualidade é ausência de falhas? Onde está Crosby que falou sobre o custo de fazer coisas erradas? Onde esta Feigenbaun que definiu a qualidade total? Onde esta Ishikawa buscando a satisfação do consumidor? Onde estão todos aqueles autores que nos cobraram saber suas teorias nas provas e testes de avaliação? Ensinaram, cobraram um saber, e não usam este saber? Onde estão todos? Seriam somente as grandes empresas empregadoras que aplicam estes conhecimentos? Uma faculdade ou uma universidade não seria uma empresa? Seria isto o que chamam de “Trote Legal”? Inventaram esta história?

Onde estão os conhecimentos que nos passaram, passam e passarão? Onde estão os gestores para aplicar um PDCA conjugado com uma analise SWOT, ou seria melhor chamar a Swat?, para resolver os problemas internos e externos? Mas que analise FOFA, de forças, de oportunidades, de fraquezas e de ameaças!

Alunos Investem em uma formação (Brasileiros endividados. Jornal de HOJE. em 6/08/12, Natal/RN), pagarão juros sobre montantes, aqueles que não dispunham de valores nos atos das matriculas e das mensalidades, e optaram por um credito educativo, acreditando em tudo que foi dito.

Depois de tantas incertezas e reclamações, com certeza o comando disciplinar dirá para os alunos procurarem pai do controle estatístico de qualidade (Shewhart) e apresentar uma proposta, baseada e fundamentada cientificamente. Processos podem ser controlados, mas não com mão de ferro. Deming diz que os problemas são causados pelo sistema e não pelos operadores.

O final da historia e os vencedores das batalhas entre portugueses e holandeses todos já conhecem. E com um olhar administrativo e bélico, ainda é possível diminuir as perdas para que no final dessa ‘historie’ tenha um final pelo menos OK, zero killer.

FMN

Entre Natal e Parnamirim/RN ─ 27/09/2013 Roberto Cardoso

Roberto Cardoso (Maracajá)
Enviado por Roberto Cardoso (Maracajá) em 25/09/2015
Código do texto: T5393775
Classificação de conteúdo: seguro