A construção do conhecimento (1)
Devora-se um livro para saciar a fome do saber e do conhecimento, porque o saber tem sabor e o sabor tem saber. Guerras e batalhas já foram realizadas por disputas de campos férteis e produtivos. Invasões ao território brasileiro no nordeste aconteceram durante a época da colonização pela produção e transformação de cana de açúcar, que já foi um bem de enorme valor na época, adoçando bocas e bolsos. Povos navegantes em embarcações sem propulsão chegaram ao nosso continente ao sabor das ondas e dos ventos.
A economia define três etapas, ou setores comerciais, das trocas de mercadorias entre os povos e nações. Na comercialização e produção de bens, produtos ou mercadorias, definem-se três categorias da economia: primaria, secundaria e terciária. A agricultura e pecuária sejam elas extrativista ou extensiva, estão classificadas como setor primário. E enquanto no mundo de hoje, inúmeras empresas multinacionais estão no setor terciário vendendo ou comprando serviços, grandes grupos administram e controlam outras empresas associadas e vinculadas aos setores primário e secundário.
Administra-se e comercializam-se bens tangíveis e intangíveis. A detenção da administração e controle de grupos de empresas e de pessoas, esta associada à detenção de capitais, de poderes, de valores e de conhecimento.
A construção do conhecimento começa pela boca, luta-se pela fome e pelo sabor. As necessidades de poderes e conhecimentos provocam guerras, na busca do saber e dos sabores. Da conquista do controle espacial, cultural e econômico, questões de estudos da geografia social e humana. A geografia serve antes de mais nada para fazer a guerra, disse Yves Lacoste em sua analise da geografia do mundo em subdesenvolvimento.
A geografia feita hoje se tornará a história de amanhã. Exércitos marcham sobre seu estomago disse Napoleão Bonaparte, também vítima de um câncer no estomago. Exércitos perderam batalhas por deixar suas tropas com fome no front de batalha. Um fato tal como o acontecido em uma das batalhas contra o arraial de Antonio Conselheiro, onde os planos iniciais eram dar descanso e rancho as tropas antes do ataque. Ao avistar o arraial de Canudos o comandante da tropa optou por atacar e almoçar em Canudos, resultado: a tropa invadiu o arraial em busca de comida e perdeu a batalha (Guerra de Canudos, filme de Sergio Rezende). Um ditado antigo diz que saco vazio não fica em pé.
A detenção do saber e do poder. O conhecimento é processado e construído a partir das informações e percepções do corpo, as informações são obtidas do meio através dos sentidos, percepções do corpo humano, definidas pelos estudos de fisiologia humana como sendo os cinco sentidos do corpo. Desde quando criança os sentidos é que nos dão a ideia do mundo que passamos a habitar. A luz, a sensação de calor, frio ou quente, os sons, são as primeiras sensações de uma criança ao nascer. A mulher parturiente dá a luz ao bebe que vai nascer, da à oportunidade da criança ver a luz ao nascer, informação e sensação que não tinha antes de nascer.
Um conhecimento se forma a partir de inúmeras informações, que chegam ao cérebro através de sistemas complexos de transmissão de informações desde os pontos de captação até chegar ao cérebro, sensações captadas pelos sentidos, como luz ou ausência de luz, muito ou pouca luz, diferenças de cores, frio ou calor, cheiros e odores. Sons, altos ou baixos, naturais ou artificiais, sabores e dissabores.
Decifra-me ou eu te devoro.
Jornal de HOJE
Entre Natal e Parnamirim/RN ─ 15/09/2013