Do útero a pós-graduação

O conhecimento da criança começa no útero materno. Da fase embrionária à fase fetal. No útero, o espaço de dominação feminina. Ali aonde chegaram primeiro, os espermatozoides, com objetivo de encontrar um óvulo. Ali no útero, onde foi abrigado um óvulo fecundado, nutrindo um ser até o dia de nascer.

A partir da chegada ao mundo, a criança encontra um espaço de dominação masculina. Enquanto os partos eram realizados por parteiras, a criança nascia em um quarto onde existia apenas a presença feminina: a parturiente, a parteira, uma ajudante de parteira, e por algumas vezes a mãe da parturiente, avó do recémnascido. A criança nascia chegando ao mundo, em um ambiente de predominância feminina. Em um ato, em um ritual feminino. Com os partos em hospitais e maternidades surge a presença masculina na hora do parto. O homem presente como um simbolismo, o dono do espaço aonde a criança chega.

Neste dia 15 de outubro, dia do professor, cabe uma reflexão da evolução da carreira da do educador. Uma reflexão, se não seria o dia da professora, dia da Mestra, a mola mestra da educação e do conhecimento. A evolução das espécies e as evoluções dos conceitos.

Os primeiros conhecimentos acontecem no útero. A noção do movimento, a noção do sólido e do liquido. A noção da luminosidade percebida pela camada de pele que faz divisa entre o meio interno, e o meio externo gestacional. A noção de gravidade e rotação. Ovo, óvulo, ovário, oviducto, as primeiras noções do início da vida, da unidade e da dualidade.

Depois de nascida a criança, vem o contato materno, e uma nova modalidade de alimentação, por via oral. A necessidade de aprender a sugar. A sensação de quente e frio, as noções de luminosidade aumentam. Passado um tempo, uma nova modalidade de alimentação, com alimentos um pouco mais sólidos. Vem a noção das horas, pelas diferenças na refeição. Hora de comer e hora de dormir. Depois de aprender a andar, surge uma noção de conhecimento e reconhecimento dos espaços de uma casa, o espírito geográfico de investigar o espaço. A finalidade de cada cômodo. O uso do banheiro vai mostrar que existem banheiros em outros locais, e quais as finalidades a que se destinam.

Ao entrar na escola já existem conhecimentos inseridos. Dos usos dos espaços e das horas das atividades. Os significados do sim e do não. O reconhecimento do idioma utilizado, com língua falada aprendida dentro de casa. Depois do ciclo básico de estudo com presença maciça de professoras, vem os ciclos posteriores. Chegando ao nível universitário é possível verificar que uma grande parte do corpo docente é composta por professoras.

A medida que o mercado avança e o conhecimento aumenta, mulheres vão ocupando novos espaços em faculdade e universidades. Diversas universidades federais já tem uma reitora em seu comando. Coordenadoras já existem a longa data.

O mercado competitivo pede novas demandas no tempo de permanência nas faculdades e universidades. E as mulheres acompanhando as novas medidas governamentais vão se formando em mestras e doutoras. Chegam a pós-doutoras com o objetivo formar novas pós-graduadas.

Rio de Janeiro/RJ ─ 14/10/2014

Roberto Cardoso (Maracajá)
Enviado por Roberto Cardoso (Maracajá) em 10/09/2015
Código do texto: T5376883
Classificação de conteúdo: seguro