O HOMEM NASCEU MAU OU A SOCIEDADE O FAZ FICAR MAU?

"Rousseau era da opinião de que é preciso estudar a sociedade pelos homens, e os homens pela sociedade alegando que os que quiserem abordar a questão independentemente da moral e da política não chegarão a nenhum lugar em nenhuma das duas."

Será que a sociedade brasileira estuda a moral dos seus homens? Claro que não se tomarmos como referência as evidências.

A pergunta que dá título a este texto tem sido feito ao longo da história da humanidade por inúmeros estudiosos da relação humana.

Sócrates parecia não ter dúvida da maldade congênita do homem visto que assim colocou: "... o homem desde criança faz mais o mal que o bem".

O fato é que na prática do nosso cotidiano o que vemos e o que é evidência é a maldade humana que, ora atua como resultada da influência social, ora com algo arraigado a espécie, por um gesto decorrente da índole das pessoas criminosas. Na verdade não se tem a resposta mais certa para esta questão.

Agora, descendo das nuvens e aportando na terra brasilis observamos que a coisa está preta, isto é estamos vivendo uma sociedade aleatória, corrupta, sem ordem, sem lei, sem moral e consequentemente de extrema violência a ponto de que, quando caminhamos pela rua despretenciosamente junto a alguém, notamos facilmente que o estranho começa ficar muito preocupado e nervoso imaginando está prestes a ser assaltado. A sensação é horrível para quem vive esta situação, para ambas as partes, tanto para o suposto assaltante como para o provável assaltado.

Estamos numa situação tal que somos todos eventuais suspeitos ou eventuais vítimas. A coisa é tão aberrante que ao falarmos de alguém ou de alguma coisa necessitamos ser cautelosos e observarmos se não estamos cometendo algum tipo de delito inconscientemente.

Diante de tal situação sugiro aos cidadãos que ao se encontrarem em via pública numa situação como esta, procurem uma forma sutil de mostrar a suposta vítima que estamos do lado de cá para que o (a) pobre coitado (a) não receba uma descarga tão forte de adrenalina. Esta situação é capaz de fazer um cardíaco enfartar sob tensão do suspense!

O que acabo de descrever pode ser comprovado, para isso, basta sair à rua, eu próprio já vivi esta triste experiência algumas vezes e posso garantir não é bom!

Estamos perdidos!

Rio - 10/08/2015.

José Antonio da Silva.

Zeantonio
Enviado por Zeantonio em 10/08/2015
Código do texto: T5340916
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.