Ser pai

Eu não tenho a experiência de ser pai. Nem quero ter essa experiência com qualquer mulher, ainda que eu não seja melhor do que ninguém. É apenas uma questão de escolha e de postura. Se eu quisesse, eu já seria pai e estaria casado. Quem tem a experiência de ser pai talvez diga ser a única pessoa que pode falar com propriedade. O que direi, pois, é apenas teoria; é apenas pensamento; é fruto do que eu compreendo e defendo. Como diria o filósofo francês René Descartes, iniciador da filosofia moderna, eu sou apenas “uma coisa”, um homem “que pensa, ou seja, que duvida, que afirma, que nega, que conhece poucas coisas, que desconhece muitas, que ama..., que quer e não quer, que também imagina e que sente... Tenho certeza de que sou uma coisa pensante”. Por isso, direi o que penso e sinto. É impossível separar pensamento de sentimento. Somos humanos.

Ser pai é uma missão humana e divina; é uma forma não apenas de procriar e aumentar a espécie humana, ou o desejo de se prolongar no tempo através de seus filhos. Ser pai é ser colaborador de Deus e um compromisso social muito importante. Ser pai é ser educador; é estar comprometido com o bem-estar de seu filho e cuidar para que ele seja um bom cidadão e um excelente ser humano. Por isso, o homem deve procurar uma boa mãe para seu (s) filho (s), para que, juntos, possam educá-lo (s) com amor, carinho, respeito, compreensão, zelo, responsabilidade. Ser pai é ser também um excelente e amável esposo.

Ser pai não é apenas prover seu (s) filho (s) dos bens materiais necessários. É estar presente na vida do filho; é saber dizer “sim” e também dizer “não” nas horas certas. O bom pai é aquele que educa seu filho para a responsabilidade, ensinando-o a respeitar as pessoas, para que possa ser respeitado; é não querer que seu filho faça com as filhas dos outros o que não quer que os filhos dos outros façam com a (s) sua (s) filha (s).

O pai deve ensinar seu filho que ter filho não é brincadeira, ainda que as brincadeiras com seu filho sejam necessárias para o bom desenvolvimento integral do ser humano. Deve haver ternura, brincadeira, seriedade e responsabilidade na relação entre pai e filho, além de uma boa relação do pai com a sua companheira. Um pai deve ensinar seu filho a ser honesto, verdadeiro e justo. Deve mostrar que casamento deve ser projeto e compromisso para a vida inteira, e não brincadeira de junta-e-separa, além de mostrar a seu filho que o homem não é superior nem inferior à mulher; apenas tem uma função diferente dentro de casa.

Sendo assim, o homem deve escolher muito bem a sua companheira; saber quais são os valores e princípios da mulher, para que o casamento não seja visto pelos filhos como algo descartável, nem seja um tormento na vida familiar. O pai deve ser exemplo de conduta e de amor na família. Se o pai não for um bom exemplo de pai, esposo e cidadão, provavelmente o filho também não o será posteriormente. É claro que existem as exceções.

Eu desejo um feliz dia dos pais a todos os pais. Se os pais educassem bem seus filhos, os pais de muitos não teriam seus filhos assassinados pelos filhos de outros pais. A vida começa na família. Se o seu pai não é ou não foi um bom pai ou um bom esposo e cidadão, aprenda a sê-lo.

O meu agradecimento a meu velho pai (na vida eterna)! Sem ele, eu não existiria. O meu agradecimento a Deus: o meu Primeiro, Último e Eterno Pai!

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 09/08/2015
Reeditado em 09/08/2015
Código do texto: T5340207
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.