A magia da melhor idade

A expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado significativamente nas últimas décadas, atingindo a média histórica de 76 anos paras as mulheres e 69 para os homens, segundo dados de 2009 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Diferentes variáveis acabam influenciando a longevidade do indivíduo, sendo que essa expectativa pode oscilar de acordo com a classe social, em virtude de variações expressivas nos rendimentos, aquisição de conhecimentos, saúde e habitação de qualidade e outros fatores relevantes que proporcionam uma melhor condição de vida. Numa fase em que o ser humano apresenta uma maior fragilidade física e emocional, é imprescindível o acompanhamento e a inserção do idoso nas atividades específicas, oferecendo uma assistência que venha a corresponder integralmente às necessidades daqueles que estão engajados nos programas oficiais de atendimento.

Através da Secretaria de Assistência Social dos municípios são desenvolvidas ações pontuais, indispensáveis para uma perfeita interação entre os favorecidos por essa importante iniciativa. Algumas administrações disponibilizam para a comunidade as Academias da Terceira Idade (ATI), composta de aparelhos elaborados especificamente para a prática de exercícios físicos voltados para o público da melhor idade. É possível ainda destacar atividades como ginástica, teatro, pintura, artesanato, viagens, concursos de beleza e shows de calouros e ainda, durante a Semana do Idoso, atividades diversas com acompanhamento de nutricionista e agentes de saúde em testes rápidos para detecção e controle de glicemia, hipertensão arterial, verificação de massa muscular e outros. A implantação dessas ações pelo poder público municipal é, acima de tudo, uma prova de cidadania, respeito e responsabilidade social, objetivando manter uma boa qualidade de vida àqueles que representam uma parcela significativa de nossa população.

Para os maiores beneficiados dessas iniciativas governamentais, o aumento na expectativa de vida é evidente e o retorno é imediato. Essas ações são voltadas principalmente para a prevenção e a manutenção da saúde do indivíduo, com a finalidade de evitar a incidência de enfermidades decorrentes da inatividade. O convívio se torna prazeroso, as amizades se renovam, a vida passa a ter outro sentido. As pessoas deixam de lado as preocupações, os problemas do cotidiano e consequentemente, as doenças decorrentes de uma rotina sedentária e ociosa. A satisfação em conhecer outras pessoas eleva a autoestima, aumenta o sentimento de independência, cria vínculos importantes e afugenta o pessimismo e o mau humor.

Os exemplos de superação das adversidades ao longo do tempo mostram uma história de lutas e conquistas. Apesar das limitações naturais impostas pela idade, é extremamente importante que se promova a convivência daqueles que carregam no semblante as marcas indeléveis do tempo. A geração atual tem muito que aprender e a compartilhar com essas pessoas especiais, que são o espelho vivo da sabedoria, da persistência e da abnegação e que nos deixaram um legado de bons exemplos e respeito ao próximo. Então, longa vida aos legítimos representantes da melhor idade