UTOPIA III - Sociedade/Comunidade Alternativa
I
"É errôneo servir-se de meios imorais para alcançar objetivos morais."
Martin Luther King
Continuando, talvez cada vez mais, buscando uma solução para poder dar início à 'Sociedade Alternativa - Piloto', quando a situação ($) o permitir... Como desde o início o sonho é enormemente utópico, então, nada impede que o mesmo seja grandioso, também.
Minha meta não se restringe à uma dúzia de brasileiros vivendo de modo paradisíaco, num oasis, de papo para o ar e curtindo a brisa...
Creio que o melhor seria selecionar famílias no mundo todo, que tenham os mesmos objetivos sociais e a disposição para lutar por eles.
Um verdadeiro recomeço, uma Arca de Noé, pois, por diversas vezes foi tentado viver nesse mundo em paz, mas os preconceitos sempre conseguiram impor barreiras criando guerras.
Vamos aos fatos...
Creio que, quando jovem, deva até ter sido chamada de 'bazar de rodoviária', embora o excesso de adornos fossem na maioria, jóias verdaddeiras, havia algumas 'semi-preciosas', que eu ia trocando por outras mais valiosas sempre que a situação o permitia.
Era de fato, fascinada por belas jóias e percebia que, socialmente agregavam algum valor às mulheres que as possuiam.
Como trabalhava bastante, não via nada de mais em me presentear com algumas de vez em quando, pensava...
"Um homem nâo pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível."
Mahatma Gandhi
Para mudar a atual situação mundial de forma a evitar o caos social mais à frente, pois as estatísticas preveem que dentro de trinta anos seremos praticamente dez bilhões de pessoas, devemos, creio, começar por mudar nossos paradigmas individuais, de forma que algum dia, a coletividade esteja num patamar mais elevado e preparada para abrir mâo das felicidades ilusórias e temporárias, por uma vida mais feliz de fato.
II
Vamos aos fatos...
Dizem que não haverá pérolas se não houver dor, literalmente. Na natureza, a pérola é uma medida fascinante da vida para evitar a dor das ostras, mas impor-lhes dor para que gerem o nácar que formam as pérolas, não é uma ação desumana? E a grande maioria das belas pérolas que compõem as jóias, vêm do cultivo artificial...
Por falar em desumano, forçar um gansinho a comer além do limite do suportável para poder abatê-lo aos quatro meses de idade e comercializar seu 'suculento' fígado, produto caro, por sinal, me parece o cúmulo da desumanidade para com os animais.
Dizem também que os diamantes são eternos... Se for verdade, as pedras extraídas pelos escravos e lavadas em suor e sangue, ainda devem andar por aí, enfeitando vitrines, pescoços, orelhas, etc...
Ainda hoje é um comércio que começa com os horrores na extração, passa pelas mãos de crianças hindus de doze anos que as lapidam, pois nessa idade têm olhos afiados e mãos pequenas,ou seja, são ideais... É um comércio nem um pouco glamorouso, envolvendo traficantes, corrupção e mortes, servindo até ao Terrorismo que por vezes paga com essas pedras as despesas com o Terror.
Sinto-me mal quando me lembro dos tantos frascos do Chanel n.5 que usei, tanto pela imaturidade que não me permitia compreender bem o poder desse e de outros olores deliciosos e caros, quanto pelo fato de, hoje, saber que a grande Coco Chanel foi espiã paga do nazismo, servindo ao Terceiro Reich.
Não conhecemos as histórias por trás de cada pedra do jogo da vida, e, conforme tomamos conhecimento dos fatos, apenas sentir nojo, pela hipocrisia do mundo não basta. É preciso mudar a forma de agir, afinal, conhecimento é poder...
III
Alguém já percebeu que os EUA quando se lançam a 'salvar' o mundo, invadindo outros países, quase sempre os 'inimigos' estão fixados em terras ricas de petróleo ou diversos minérios valiosos?
Depois da vitória, como em toda guerra, os 'despojos' são divididos, servindo exatamente às necessidades americanas e dos aliados...
Os EUA estão se tornando rapidamente um deserto, literalmente, a começar pela rica Califórnia. A falta de água potável já se tornou um problema incontornável e o êxodo interno já começou.
Por via das dúvidas, não nos custa nada (por ora), ficarmos espertos se os ianques começarem a bradar aos quatro ventos, que o Brazil não cuida bem dessa enorme 'riqueza da humanidade' que é a Amazônia, permitindo um desmatamento absurdo, etc...
Não é necessário fazer cálculos intrincados para entender e prever que o aumento da produção industrial para manter dez bilhões de habitantes tem o poder de exaurir os recursos naturais finitos, a começar pela água.
Mesmo um rígido controle de natalidade como o instalado na China, evitou 'apenas' o nascimento de quatrocentos milhões de indivíduos em um período de trinta anos!
Obviamente, os países com grande recurso militar não vão ficar esperando a morte chegar pela fome e sede... Provavelmente irão tentar incorporar outras terras que possuam recursos, às suas.
E se deixássemos a partir de agora, de produzir itens supérfluos, que consomem recursos e nada acrescentam de fato, à vida? Sobraria mais para os itens básicos... Mas, para isso, teríamos que deixar de consumí-los... Enquanto houver demanda, haverá produção!
E por acordos entre governos, quais países estariam dispostos a aderir e enfrentar a falta de empregos e lucros?
Por isso, ações nesse nível de consciência poderiam ser bem sucedidas em sociedades pequenas, de forma mais imediata. A partir de seu sucesso, talvez o restante do mundo poderia vir a implantá-las também.
Muitos pensam que os governos estão fazendo de tudo para evitar o pior para o povo. Essa é uma grande ilusão da maioria, pois, os governos se movem sob a pressão do povo.
Esperar por uma ação benéfica dos governos, é correr o risco de ser esmagado em caso de desmoronamento, visto estarmos na base da pirâmide. Governos e Corporações estão no topo, onde sempre haverá algum conforto e luxo, mesmo que a base esteja morrendo de fome.
Um exemplo de como o governo age;
_ após o término da Segunda Guerra Mundial, enquando o mundo caçava os criminosos nazistas para levá-los a julgamento, os EUA discretamente extraditava para eles, as mentes científicas mais brilhantes do regime nazista. Essa operação é conhecida por Paperclip e estima-se que entre quinhentos e mil cientistas ganharam a cidadania americanca. Claro que as técnicas desenvolvidas pelos cientistas durante o nazismo, foram testadas nos campos de concentração, matando ou mutilando judeus.
Naquela hora, o nojo, a ojeriza e o horror, foram sobrepujados pelos interesses dos americanos, ávidos para obter a tecnologia desenvolvida pelos alemães.
IV
A questão é, quais critérios, quais medidas e em que medida, implantar num sistema. Como definir o que é éticamente desejável e necessário numa comunidade alternativa?
Outro dia li uma matéria em que o autor pretendia propor soluções e foi categórico afirmando que; 'ostentação' deveria ser crime previsto no código penal!
Fiquei estarrecida!
Como ele conseguiu mensurar 'ostentação' com tanta certeza a ponto de propor sua criminalização?!
Fiquei tentando imaginar;
_ Tomar um Romanée-Conti não pode, Chapinha pode...
_ Carro de luxo não pode, Fusca pode...
_ Rolex não pode, relógio de camelô pode...
_ Jóias não podem, bijuterias podem...
Parei de pensar porque perdi o rumo! Se alguém (sei que existe), não pode comprar Chapinha, nem Fusca, nem relógio, nem bijuterias, como deveríamos fazer para não 'ostentar' e assim, não ofendermos a classe mais baixa?!
Só consegui imaginar um único tipo de justiça como saída para o imbróglio;
_ vivermos todos nus, sem adornos, descalços e andando à pé, e, fazer o possível para aprender a comer capim, que parece ser o único 'alimento' ao qual a maioria tem acesso...
Lá na 'maravilhosa' Coreia do Norte foi autorizado dezoito (!) modelos de cortes de cabelos para as mulheres, sortudas! Aos homens que (infelizmente) tenham cabelo, o único modelo autorizado é o modelo usado pelo 'grande líder'.
Lá não tem discussão, 'ostentou', vai para o paredão! Legal, não (rs)?
Numa Comunidade Alternativa, deveria haver um comando, uma hierarquia? Como escolher; eleição, rodízio dos membros?
Enfim, só me faltam uma grande fazenda e algumas pessoas para pôr mãos à obra.
É, continuo firme sonhando com minhas utopias...
Até mais ver...
***************