A Mídia e os Padrões de Beleza

Ao longo da história no deparamos com a influência e a manipulação da mídia perante a sociedade. Ditando padrões de beleza, a moda e o seu modo de agir. Mostrando sempre o que lhe convém deixando a sociedade alienada para não indagar e questionar a realidade.

A mídia exerce uma enorme influência sobre o público alvo, manipulando e estudando seu comportamento fica fácil induzir seus comportamentos socioculturais, pois tendo o conhecimento na mão pode- se fazer o que quiser. Passando credibilidade essas pessoas adquirem os produtos não vendo o que há por trás de tudo isso, começando a usa-la e lava-los em seu dia-a-dia e deixando ser influenciados.

No senso comum as pessoas são influenciadas pelo padrão de beleza e pela mídia. Fazendo qualquer coisa para chegar ao seu objetivo, não medindo as consequências, só pensando no resultado final, aceitando o que lhe é imposto sem questionar o que vai ser melhor para ela mesma.

A atitude filosófica nos faz questionar e buscar novos conhecimentos. Por que tenho que seguir este padrão de beleza? Por que a mídia me impõe isso ? Será que me convém ficar dessa forma? E se for assim como posso chegar a ela sem ficar doente? É com essa atitude que não nos tornamos pessoas alienadas?

O que é verdade? Toda história não tem dois lados?

O papel da mídia é de informar e permitir que o público alvo tome suas próprias escolhas. Por outro lado o papel dela não é ditar padrões que levem a consequências drásticas na vida das pessoas.

A mídia tem uma grande parcela de culpa sobre o padrão de beleza, pois impõe uma linguagem, que lhe convém e que gera lucro para si, não pensando no que acontecerá as pessoas da sociedade.

São usados vários recursos, como fotos, cores que induzem as pessoas, despertando o desejo de consumir o produto, textos que falam a linguagem do público alvo, programas de computadores que corrigem erros, passando a imagem da perfeição o que convém a eles, pois se á perfeição não há o que questionar. Manipulando as pessoas para comprarem seus produtos e eles garantem o seu lucro pessoal. O que podemos consideram uma falta de ética.

Claudia Matos
Enviado por Claudia Matos em 27/07/2015
Reeditado em 07/09/2015
Código do texto: T5325611
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.