A Bíblia como instrumento de pesquisa
No ano de 1962 aconteceu em Roma o Concilio Vaticano II. Participaram alguns bispos, que não entenderam a razão das suas convocações. Eles não tinham projetos e pensavam tal como os funcionários da cúria, que todo poder de decisão era do papa (Pe. Comblin, 2012). Começava ali um novo posicionamento da Igreja para um novo mundo, uma igreja mais compreensível á um mundo contemporâneo.
Na celebração dos 50 anos do Concilio Vaticano II, o Papa Bento XVI convoca a Igreja em busca de respostas para resolver as atuais inquietações e novos desafios. Discutir a modernidade, a tecnologia e seus benefícios. Seus impactos sobre o planeta.
O peruano Gustavo Gutiérrez ao pesquisar o pensamento de Las Casas cita sua lembrança “a história é mestra da vida e vida da memória” e a história não pode ser refeita. Las Casas enxergou os nativos das terras conquistadas no Novo Mundo como sendo os pobres de Jesus Cristo. A conquista do Novo Mundo foi uma conquista não autorizada pelos nativos, os exploradores tinham como direitos seus, o domínio de um novo continente descoberto, uma dominação simbólica, onde o dominado não reconhece e nem consente a sua submissão (Bourdieu). Estamos em pleno século XXI e ainda existem explorados.
A partir de 1968 aconteceu uma enorme revolução cultural no ocidente mais expressiva que a Revolução Francesa ou a Revolução Russa. Surge a sociedade de consumo, com festas, ostentação da riqueza, a busca do dinheiro e do poder, o dinheiro para custear prazeres. Facilidade em postergar divida (Comblin, 2011). È muito comum ver hoje postagens em redes sócias, fotos de FDS (fim de semana). Imagens de eventos postadas nas redes, esbanjando pompa e carente de conhecimentos e informações, pura maquiagem. Desesperos e infelicidades pelo tempo que falta para chegar a sextafeira ou sobre a indisponibilidade de recursos financeiros para gastos no FDS.
Tanto as crianças quanto os povos primitivos, ditos de cultura oral, acreditam na presença de um ser divino diante de objetos e fenômenos da vida no dia a dia (Comblin). Já Mia Couto, escritor moçambicano é desfavorável atribuir ao termo primitivo a oralidade, entende ser a escrita apenas um registro do que se fala, sem a oralidade não haveria escrita. Quem fala está próximo da terra e quem escreve próximo do futuro disse Mia Couto no EELP, de Natal out/2012.
O contemporâneo, não aceita mais imposições e proibições. Necessita entender as razões e valores das proibições, descobrem a consciência moral, não aceitam vozes de “‘superego”. Quando sacerdotes consentiam algo, o problema estava resolvido, mas são coisas do passado. (Comblin, 2011). Surge o direito de voz do leigo, seus pontos de vistas. Quando há pessoas que nada entendem da evolução do mundo, refugiandose no passado, não se abrindo ao futuro temos que denunciar (idem).
Em 2002 Demurger fez um estudo sobre as decadências das ordens militares e o enfraquecimento do poder do papa. O ano de 2011 pode ter marcado o início da reconquista do espaço público, praças e ruas ficaram cheias pelo movimento Occupy. No ano de 2012, cinquenta anos do Vaticano II, já é possível avaliar resultados e realinhar pensamentos e diretrizes. A consciência de leigos cresce e surge seu desejo em participar. Cristãos de diferentes igrejas, ortodoxos, pentecostais e neopentecostais, realidades terrestres temporais. A obcessão pela ciência (Pe. Libanio, 2012).
As ciências e as tecnologias da informação (TICs) sofrem mudanças jamais vistas. A igreja mergulha em um universo tecnológico e cultural O movimento ecumênico nascido em igrejas protestantes se expande (Pe. Francisco Jr, 2012). O pensamento cartesiano em sua época fracionou a igreja, o espaço e o corpo humano, permitindo até hoje as especialidades das especialidades na medicina e outras ciências. A Bíblia já afirmava que Cristo não poderia ser dividido.
A Igreja Católica orienta que a Bíblia não é apenas um livro de orações, é um livro de pesquisa e estudos. Lorim Woolfe (2009) mostra lições práticas de liderança na Bíblia, fazendo um paralelo entre a antiguidade e a atualidade. Os que tiveram um propósito, Moisés e Steve Jobs. Gerenciamento de desempenho: Noé, Salomão e Jeremias como mestres do encorajamento. Lou Gerstner e Jack Stack com renomada capacidade de conseguir o melhor de seus funcionários.
Somos atores e espectadores. Há uma ‘crise ética’, ética concentrada no valor do homem, com soluções nas coerências e incoerências. (Vidal, 1993). A verdade é um conceito impopular e a cultura tem trocado o relativismo e o pluralismo por caminhos escorregadios (Geisler e Bocchino, 2001) e para não esquecer Karl Marx, tudo que é sólido se desmancha no ar.
Roberto Cardoso (Maracajá) Ativista Cultural Cientista Social