Dia do Administrador
Não faz muito tempo, o estudante ingresso no curso de administração era visto como um indeciso na escolha de uma profissão ou de uma carreira acadêmica. Não seria médico, advogado ou engenheiro de uma escola politécnica, mas administrador de empresas. No dia do Administrador (09/09), jornais divulgaram os números de faculdades e de alunos dos cursos de administração existentes no Brasil. Hoje é o curso superior com maior número de faculdades, ultrapassando duas mil instituições, consequentemente o maior número de alunos, mais de 800 mil alunos, resultando a cada formatura, um desaguar enorme de profissionais, habilitados a administrar uma empresa de família, implantar o próprio negócio, ou na melhor das hipóteses administrar a própria vida.
Fragmentado em diversos segmentos, o que se denominava de curso superior de administração de empresas foi dividido em gestões, dede a Gestão de Recursos Humanos, atual RH antigo DP, passando pela Gestão de Marketing até a Gestão da Qualidade, buscando a total qualidade nas etapas dos procedimentos e dos produtos, a busca incessante da eficácia e eficiência. Reduzindo preços, otimizando resultados e produtos, engrenagens de uma engenharia de produção. O marketing que era voltado ao cliente externo, agora é voltado ao cliente interno, com a denominação de endomarketing, termo definido no Brasil, com pioneirismo pelo paulista, com mestrado, Saul Bekin, consultor, executivo de marketing e diretor de empresas por mais de vinte anos em outros países, também autor de dois livros sobre o tema (vistage.com.br). O mundo empresarial está cheio de gestores questionadores, conhecedores de práticas administrativas, comunicacionais e mercadológicas.
O Endomarketing é direcionado, focado aos colaboradores da empresa, antes denominados funcionários, hoje reconhecido como um cartão de visitas, a identidade da empresa, o mais poderoso cliente. Já se foi o tempo em que santo de casa não fazia milagres. Hoje um colaborador insatisfeito com suas condições de trabalho pode não falar bem de sua empresa, tal como um aluno de uma faculdade insatisfeito com as estruturas organizacionais. O marketing interno resulta de um mix de técnicas de marketing com referenciais de recursos humanos, em busca de um ambiente positivo, agradável, envolvendo, incentivando e valorizando o colaborador.
O endomarketing também pode funcionar dentro de uma instituição de ensino. O aluno é um cliente externo que ao se matricular passa a frequentar os meandros internos da instituição. Percebendo falhas e carências, nas estruturais físicas, organizacionais e educacionais. Desde sua carreira acadêmica passa a formar uma análise crítica em sua área. Na universidade começa sua gestão da informação a gestão de seu conhecimento.
Paralelamente surgem outras especializações, despontam os coachs, especialistas em PNL, administrando pessoas, executivos e carreiras, no coletivo ou individualmente.
O gerenciamento do desempenho vem desde os escritos bíblicos, Woolfe escala líderes como Noé, Salomão e Jeremias como mestres do encorajamento e disciplina. A especialização nos dias de hoje, é instrumento da globalização, onde não existem mais fronteiras alfandegárias e tanto o fornecedor como o consumidor podem estar do outro lado do mundo, a algumas horas de avião ou a alguns dias de navio. As normas ISO são o exemplo claro, o gerenciamento da gestão da qualidade, princípios e requisitos para participar do mercado global, qualificando fornecedores, definindo conceitos e princípios em diversas cadeias de suprimentos.
Resultado de uma revolução científica e tecnológica, ciência, consciência e religião evoluíram. O mundo está cada vez menor, seja pelos meios de transportes mais velozes e eficientes ou de comunicações. Vivemos a urgência global do planeta. Caminhamos para um mundo mais pacífico e humanizado, palavras de Nelson Mandela.
Hoje é possível encontrar na internet: graduação executiva, cursos á distancia, aulas pelo Facebook. Como fazer um TCC, artigos científicos, e-books, livros eletrônicos, redes sociais com material acadêmico e etc..
Vivemos em um mundo de administradores, formados ou não formados, empíricos ou especializados. Parabéns a todos nós administradores de todos os dias, administrando alguma coisa em algum lugar.
Roberto Cardoso (Maracajá)