O Casamento Moderno

Comparando-se o casamento moderno com de outras época, diríamos que muita coisa mudou :

- as uniões não são muito duráveis;

- os casais não passam de terem no máximo 02 filhos;

- maior número de traição;

- maiores discussões e desentendimentos, etc.

Pois bem, em primeiro lugar, a maioria das pessoas vem preferindo a união não oficial, como que já tendo consciência de que será menos burocrático um futuro caso de separação.

Analisando-se pela questão social temos:

- a mulher se tornou mais independente, ocupando-se cada vez mais no mercado de trabalho, ou seja, não existe mais aquele lema: "o homem trabalha pra sustentar a família e a mulher cuida da casa";

- a mulher passou a conquistar cada vez mais com muito apreço, a consciência de prevalecer perante os homens, os mesmos direitos, até no termo: "se os homems traem, a gente pode trair também";

- o poder de comunicação evoluiu muito, hoje há maior poder informação entre todos os aspéctos, e é praticamente impossível se dar a devida atenção apenas a dois fatores essenciais numa relação - trabalho e família - portanto, mal conseguem ministrar um tempo determinado para fazerem as refeições juntos a mesa.

Afinal, qual o verdadeiro sentido de se sustentar até hoje a idéia do casamento? É só por uma questão de status? É uma tradição cultural cívica-religiosa? É instinto humano em construir uma família, mesmo que alguns prefiram criar animais ao invés de ter filhos? É ter um parceiro(a) que que possam manter a sua atividade sexual? - Ah, o amor! O amor é uma coisa, a convivência principalmente no mundo atual, é outra, se não fosse assim, conviveríamos até hoje com os nossos pais.

Ivan de Andrade
Enviado por Ivan de Andrade em 13/07/2015
Reeditado em 15/07/2015
Código do texto: T5309443
Classificação de conteúdo: seguro