EDUQUEM!
Eu lamento o fato de muitas pessoas não pensarem por si mesmas. Neste momento em que muitos são contra a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos de idade, eu me pergunto se essas pessoas já pensaram sobre o que elas defendem; se não estão divulgando a ideologia de um grupo.
Eis o principal argumento de quem é contra: a redução da maioridade penal para 16 anos não vai acabar com a violência. Isso é um sofisma. Ora, é claro que a redução não vai resolver o problema da violência mesmo. E, por que reduzir? Ora, quem tem 16 ou 17 anos, se cometer crime, deve ser punido; deve sofrer as consequências do ato praticado. Além disso, quem tem 16 anos tem liberdade, e não existe liberdade sem responsabilidade. A Filosofia ensina isso. Somos livres para escolher o que queremos, mas somos obrigados a sofrer as consequências do que fazemos. Não existe educação sem educar as pessoas para a responsabilidade.
Outro sofisma de quem é contra: a educação é a solução. Ora, se educação escolar fosse solução, será que teríamos corrupção no Brasil? O que isso tem a ver? Veja bem: os grandes corruptos receberam boa formação escolar. Estudaram nas melhores escolas. Por que eles roubam tanto o povo?
Atenção: não estou dizendo que não se deve oferecer educação formal às pessoas. O que eu digo é que educação formal não resolve. Pergunto: o que fazer com um indivíduo que agride ou mata um professor? Onde estavam os pais de um criminoso de 16 anos de idade? Será que dentro de 16 anos os pais não conseguem educar seus filhos? É pouco tempo? E a vida? O que fazer com quem perdeu a vida? Onde estão os defensores da vida?
Será que muitos adolescentes querem estudar? Por que um jovem que tem a oportunidade de estudar não consegue ficar dentro de uma escola? Por que muitos jovens ou adolescentes saem de casa para irem à escola, mas ficam namorando nas ruas em pleno dia? Por que muitos jovens enganam seus pais? Por que mentem? Por que saem para ir à escola, mas ficam nas ruas como se estivessem estudando? Por que não fazem as atividades escolares? Por que bagunçam? Por que não escutam seus professores? Por que não vão à biblioteca pegar um livro para ler em casa? Será que estão faltando livros? Em muitos lugares, sim. Mas, em outros, os livros estão solitários.
É preciso educar as pessoas em casa e na escola. É preciso educar, mas punir os infratores. Eduquem os homens! Punam aqueles que erram. Que sejam punidos os ricos, os pobres, os “bonitos”; os “feios”; os de 40, 50, 60, 30, 20, 17, 16 anos. Que todos sejam punidos, de acordo com a gravidade do crime.
Eduquem os homens e as mulheres! Mas eduquem os homens e as mulheres ensinando-os a serem responsáveis por aquilo que fazem.