Suicídios na Irlanda

O plano inclui aulas que preparam estudantes, ensinando-os a lidar com o stress. No entanto, o plano não faz qualquer menção sobre verbas.

Carl O'Brien

Irish Times, 24/06/2015

Imagem: Taoiseach (1) Enda Kenny e Dr. Shekhar Saxena, da OMS (Organização Mundial de Saúde) no evento de lançamento do plano "Connecting for Life" (Comunicação para a vida), com estratégia para prevenção a suicídios na Farmleigh House (2) de Dublin. Fotografia: Robbie Reynolds.

Um novo plano lançado pelo Taoiseach (1) Enda Kenny pretende reduzir em dez por cento o número de suicídios nos próximos cinco anos. "Connecting for life" (Comunicação pela Vida) visa dar apoio a comunidades e tratar pessoas em risco de suicídio.

O projeto, porém, não faz qualquer menção a gastos adicionais. O objetivo é fazer melhor uso dos recursos já existentes e encaminhar pessoas vulneráveis aos serviços disponíveis.

Pesquisas recentes indicam aumento na taxa de suicídios na Irlanda entre 2007 e 2011, sendo a maior parte do sexo masculino.

A quantidade de suicídios em 2012 foi de 541 casos, e no ano passado, 459. Especialistas explicam que estes números não são conclusivos e que pode ter acontecido mais mortes.

Algumas das medidas anunciadas incluem:

* Expandir o número de enfermeiros especializados no atendimento de acidentes e de unidades de emergência

* Plantões 24 horas a serem disponibilizados em todas as Unidades de Saúde Mental

* Aulas para estudantes do Ensino Médio, com o intuito de estimular a resiliência e a habilidade para lidar com o stress

* Aumentar pesquisas sobre as mortes por suicídio

* Acompanhar e avaliar através dos números dos indicadores o progresso destas medidas nos próximos cinco anos

Enda Kenny afirmou que mesmo sob restrições financeiras, o Governo dará todo o suporte necessário à área da Saúde Mental, considerando-a prioridade.

“A prevenção de suicídios é preocupação de todos e esta estratégia é um plano amplo, de importância não só para o Governo, mas para a sociedade. Trabalharemos juntos", concluiu.

Kathleen Lynch, Ministro de Assuntos para a Saúde Mental na Irlanda, disse que se a sociedade pretende diminuir o número de mortes, a única saída é tomar coragem, encarar e tentar resolver os problemas relacionados aos suicídios no país. “Vamos ajudar as organizações que se dedicam a auxiliar aqueles que sofrem de stress, depressão e mesmo os que sentem necessidade de conversar apenas". O Ministro também observou: "Por enquanto, nem todos os serviços estão disponíveis em todas as unidades. Por isso precisamos nos unir, conversar uns com os outros, estimular a comunicação das famílias, das comunidades, para que todos possam estar bem informados sobre quais localidades é oferecido o tratamento necessário".

Críticos do projeto dizem que é essencial que haja investimento maior para a melhoria dos serviços e lembram da demora recente nas contratações de profissionais em número suficiente para as unidades. Das 252 vagas prometidas ano passado, apenas 52 foram preenchidas. Outros setenta candidatos estão passando por processo de seleção. Informaram também que houve diminuição de 1000 vagas de trabalho na área desde 2008.

Representantes do governo alegam que a dificuldade da expansão do quadro de empregados do setor de Saúde Mental não se deve à falta de recursos, mas ao baixo número de profissionais disponíveis no mercado.

A organização para (3) Reforma da Saúde Mental (Mental Health Reform) apoiou o plano, mas mostrou preocupação ao explicar que os objetivos mais importantes não tem prazo claro para conclusão. “Seria preciso definir datas de início e término para cada uma das ações, para melhorar o monitoramento dos pontos que não estão dando certo e dar tempo de fazer correções ainda durante o processo de implementação", apontou Dr Shari McDaid, Diretor.

- - - - - - - - - -

Notas:

1) Taoiseach (plural Taoisigh) é o termo que na língua gaélica irlandesa designa o chefe de governo da República da Irlanda.

2) Farmleigh House: propriedade mantida pelo Governo Federal na Irlanda, onde são hospedados convidados, tais como embaixadores, governadores, ministros e presidentes.

3) Mental Health Reform: organização não-governamental e sem fins lucrativos que promove melhorias nos serviços de Saúde Mental na

Irlanda

*

*

*

Fonte: site do jornal Irish Times

Link para texto original:

http://www.irishtimes.com/news/social-affairs/government-strategy-aims-to-reduce-suicide-deaths-by-10-1.2261414