UTOPIA I - Sociedade/Comunidade Alternativa
"A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar."
Martin Luther King
Amigos, espero começar aqui um bom e interessante bate-papo!
Mas antes, alguns esclarecimentos;
_ não cheirei nem fumei nada estranho ou ilícito
_ não tomei chá de ayahuasca ou similares
_ não sou comunista, socialista e nem petista
_ não estou à Direita ou à Esquerda
Afinal, para quê tanta precaução? É que muitas vezes lemos algo e nossa mente rapidamente elabora ligações que podem fugir do contexto escrito, para o que se desejaria ver escrito...
Creio que muitos conhecem a obra "A Utopia" de Thomas More (ou Morus). Ele imaginou e descreveu uma civilização ideal, boa para os indivíduos, animais e natureza. Porém, isso antes de 1500A.D!
Então, muito embora a idéia de se criar um mundo bom, fascine, não é possível concordar com todas as esquisitices daquelas épocas.
Portanto, convido-os a sonhar comigo, uma Utopia que, para mim, quando der (R$$$), estarei preparada para pôr mãos à massa!
Em primeiro lugar, porquê existem Comunidades Alternativas mundo afora?
Geralmente é pela insatisfação com o sistema social atual e as pessoas que compartilham os mesmos interesses se juntam em comunidades, dispostas a compartilharem tudo, com a maior harmonia possível.
Enfim, buscam paz, saúde, segurança, felicidade, ou seja, tudo o que o paradigma mundial ou nega, ou vende a preços exorbitantes.
Tenho analisado o tema e percebido que a vida em muitas comunidades têm costumes mais ou menos assim;
_ poucas regras
_ liberdade total
_ prática de mantras e cânticos místicos/esotéricos
_ prática de ioga e meditação ou similares
_ estilo hippie
_ roupas de cor branca
_ muito à vontade, alguns seminus
_ dificuldades na agricultura
_ dificuldades de autossustentação
_ dificuldade de organização
_ etc.
A impressão que passa é que apenas fogem do mundo, buscando sentir-se bem, o que de fato, a meditação por exemplo, proporciona, mas, individualmente.
Embora pareça, "Paz" não é um conceito subjetivo, muito pelo contrário! É objetivo, mensurável, permitindo que através da análise dos itens que a compõem, se calcule e apresente em gráficos e estatísticas se ela existe, se está presente ou não.
_ portanto, 'eu' pessoalmente, estou em paz; sou pacífica, amo os semelhantes, os animais, a natureza, etc., e não preciso entoar mantras para obter isso, já que busco a mudança do entorno.
A questão é, como alterar o mundo, obviamente o mundo que deseja a mudança, pois, infelizmente, alguns amam a truculência e jamais abrirão mão de Guerras, porquanto essas correspondem à satisfação e, ou, aos lucros financeiros que almejam.
Apesar de marxista, (eu não sou), Sartre de certa forma acertou ao criar a famosa frase: "o inferno são os outros".
Será que, de alguma forma, não estamos sendo na maioria das vezes, imperceptivelmente manipulados para concordar com os desejos dos verdadeiros 'donos' desse mundo, seja o interesse desses, bons ou maus? Vejam bem:
_ limito-me às grandes Guerras; meus avós "viram" a Primeira, meus pais, a Segunda... Será que terei a 'sorte' para afirmar ter "visto apenas" as Guerras do Vietnã, Golfo Pérsico, Afeganistão, Malvinas, etc.?
_ e o pior; a maioria quer a Paz, mas acaba achando justo que um país "bem-intencionado, ataque o "mal-intencionado"! Alguns acompanham torcendo e comemorando as "vitórias"...
Algumas coisas se tornaram tão corriqueiras, que acabamos aceitando como normal, afinal, a Mídia nos bombardeia sem parar, só, que, a Mídia tem dono, não é uma entidade livre que noticia ou propagandeia verdades para o bem do ser humano... E quando paramos para pensar, fica muito difícil de compreender certas coisas:
_ será que com toda a riqueza e capacidade tecnológica atual ainda é justificável que pessoas morram de fome mundo afora?
_ será que realmente não se consegue curar, erradicar e evitar o câncer, a aids, o ebola, MERS, etc.?
_ será coincidência que de tempos em tempos ocorram depressões econômicas e recessões que levam os pequenos à falência e ao suicídio e o grandes a enriquecerem exponencialmente?
Não pretendo apelar às famosas Teorias de Conspirações, mas a impressão de que nós, a massa, estamos sendo manipulados para sentir, pensar e agir ao bel-prazer de terceiros, incomoda cada vez mais.
Só o fato de que alguns lucram com guerras, epidemias, fomes, e catástrofes e que é possível fazer com que tais eventos ocorram intencionalmente, apavora.
Por tudo isso, comecei a sonhar (e a tentar a Mega-Sena) essa Utopia.
Será possível viver bem, com pessoas realmente iguais à "gente", criando uma sociedade/comunidade que permita viver o mais independentemente das manipulações desse mundo, que, apesar de nos afetar, em pouco ou quase nada é afetado por nós, para melhor?
Como disse, podendo (R$$$); comprar o maior latifúndio possível, determinar um modo eficaz de escolher e chamar as pessoas necessárias e pôr mãos à obra... Definir regras, viver pacificamente, porém preparados para o amanhã, caso o pior aconteça... Estudar e implantar continuamente meios de autossustentação ao máximo; vestuário, calçados, meios de transporte, energia, armazenamento de alimentos e sementes, escola para crianças, etc.
Usar todos os recursos possíveis para crescer, ampliando as fronteiras e o contingente, com pessoas que realmente amem a paz e a harmonia, o trabalho honesto e a solidariedade, a segurança e felicidade.
Quem sabe, algum dia, já grandes o bastante, tenhamos o poder de mudar politicamente o sistema vigente. Estou sonhando alto...
Mas, caso alguém conheça algum latifundiário filantropo, me apresente, por favor!
Cheia de idéias, gostaria de conhecer as vossas; como gerir, o que deveria haver ou ser feito para que a Comunidade fosse bem-sucedida?
Por ora, como bem diz o título, é só uma Utopia... Mas, quem sabe, algum dia...
"Um sonho que você sonha sozinho é apenas um sonho. Um sonho que você sonha em conjunto, é realidade."
John Lennon
***************
*Bela interação do Grande HICS;
"Viver em sociedade, não é tão difícil assim... / Com melhora na educação / Estou certo de será dado um fim / Nas falcatruas governamentais de uma nação! / O poder corrompe, causa dissabor... / Soberba, ambição, ganância, ostentação... / Muita gente de valor / São levados pela tentação! / Até quem sofreu lá em baixo ... / Quando ascende, causa decepção... / Fazem a confiança ir por água abaixo... / Por todos sofrem a pecha de ladrão! ..."
OBRIGADA, amigo!!!