Análise do Motivo ao Aumento de Crimes por Armas Brancas (facas)

Eu fico vendo esses dias os vários assaltos com facas no Rio... acho que é uma questão no país inteiro, não só lá. Vi que foi reaberta a discussão para proibição "de porte de arma branca" -- em outras palavras, o açougueiro não vai mais poder sair por ai com a faca na mão.

Na verdade isso é falacia. Proibiram (ou melhor, dificultaram muito o porte de arma de fogo no Brasil) e temos um dos maiores índices de assassinato por arma de fogo na América Latina -- apesar que tem países que nos vencem e muito nos índices. Sabe por que? Porque quem quer andar armado, dá seu jeito -- e quem anda armado no Brasil, na maioria das vezes, é quem vai cometer um delito.

Portanto, "proibir" o porte de arma teve efeito contrário -- ficamos reféns dos que portam a arma, mesmo não podendo. E o mesmo vai acontecer com as facas... Sabem, em países europeus temos números incríveis de 3 armas por habitante (por ai), assim como muitas cidades nos USA que "incentivaram" o porte de arma, tiveram uma diminuição sensível nos números de assassinatos -- porque os assaltantes não sabem se aquela mãe de 2 filhos na verdade, carrega uma pequena pistola na bolsa: logo eles "arriscam menos". Aqui eles tem certeza de que não têm arma alguma, então "caem pra cima".

Na verdade esse aumento de assaltos por "arma branca" me faz pensar se tratar de um crime de "oportunidade" -- as armas estão muito caras ou difícies para se adquirir, e como só se vai assaltar, uma faca basta. Que coisa né? Uma "Análise do motivo ao aumento de crimes por Armas Brancas". Em suma... proibir não vai resolver. Dificultar o porte de armas na verdade piorou -- só ver os indices antes/ depois. A solução é outra.