Relacionamentos virtuais
 
Não há como negar a importância da internet em nossas vidas, ela é útil para muitas coisas, para pesquisar, estudar, vender, trocar, comprar e também para ter relacionamentos com outras pessoas. Com o avanço gigantesco das redes sociais isso é maçante, vemos por todos os lugares pessoas conectadas em mundo virtual que traz de tudo e muda constantemente. Desde executivos com suas pastas embaixo do braço até ambulantes com seus carrinhos de pipoca, virou uma febre e tem de tudo, pessoas com frases de auto-ajuda, pessoas antenadas e querendo debater assuntos polêmicos,donas de casa com receitas deliciosas(eu, inclusive já testei e aprovei algumas), adolescentes com fixação em jogos e aventuras, enfim todas as tribos e todos os grupos se sentem representados nessa grande teia que é a internet.Mas e as relações são produtivas, são válidas, têm alicerce para se perpetuar?
Bom, temos que nos ater a um fato importante, o ser humano é ser social e quer queira ou quer não, precisa do contato com outros humanos e de sua aprovação em um determinado grupo. Falo isso pois estudos demonstram nossas tentativa de se adaptar a uma grupo e nosso fracasso causa dificuldades em outros. Um exemplo é a família, que é nosso primeiro grupo social,ela é importante em nossa adaptação nos demais grupos que sucederão ao longo da vida, seja na escola, igreja, clube, emprego, outras famílias, pois sempre fazemos laços.

Estamos vivendo uma era cheia de insegurança, seja por medo de assaltos, sequestros, drogas, e tudo de ruim que se alojou na sociedade e devido a isso nos isolamos mais ainda, ficamos receosos de abrir o porta de casa, receber uma pessoa no portão é uma tarefa arriscada, haja vista que nos acostumamos a ver várias notícias de pessoas uniformizadas que assaltam após serem recebidas pelo proprietário.Tudo culmina para fiquemos mais em casa ou nos relacionemos mais com as pessoas através de meios virtuais, assim corremos menos riscos.
Este contato virtual é válido e saudável, desde que não se torne o único meio de convivermos com as pessoas, necessitamos de parcerias e contatos, não podemos ficar sem uma interação com os filhos e amigos, no sentido real, porque dependemos da família e dos amigos, porque na hora de um auxílio médico precisamos ser removidos a um hospital e aí, teremos que contar com pessoas , tanto para um chamado de emergência, remoção, acompanhamento hospitalar, diagnóstico e cuidados. Esse é só um exemplo, temos várias situações que demandam a interação social.

A busca por relacionamentos tornou-se mais fácil com a internet, pois não precisamos mostrar o rosto, nem olhar nos olhos da outra pessoa para dizer o que estamos sentindo. Então essa eterna busca do ser humano para se socializar se tornou simples, basta um clique e tudo está ali, amizades, sexo sem compromisso, contatos comerciais e até contatos extra sensoriais.
A durabilidade destes relacionamentos dependerá de quão sinceros somos nas redes,porque sabemos que a mentira não perdura, então se criamos perfil falso e com características enganosas, uma hora isso vem à tona, e aí, ficamos como mentirosos; depende também de como nos sentimos em contato com as outras pessoas, quando postam determinado crítica ou julgamento devemos analisar com reagimos a isso, e se ficamos desconcertados e com raiva, com certeza é o tipo de relação que não vingará, pois acabaremos guardando mágoas, mesmo sem conhecer a pessoa. Tudo depende de como interagimos, nossa postura e o que procuramos, se você é tido com um pessoa espiritualista dificilmente se sentirá confortável com as pessoas que acham isso uma besteira e não respeitam seus pontos de vistas, isto vale para os relacionamentos físicos.

É muito bom termos amigos e recebemos aquelas mensagens positivas e alegres que nos deixam de bem com a vida logo cedo, mas nada melhor do que receber um abraço, uma flor e um beijo, este prazer nunca a rede social trará.
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 18/05/2015
Reeditado em 29/09/2018
Código do texto: T5245849
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.