Trabalhos e Salários
Quem deve receber mais? Por que merece receber mais? Compare um pedreiro e um engenheiro, caso você ache que o engenheiro deve receber mais pois tem mais estudo, digo que este não é um bom argumento.
Se você não concorda, sáiba que não é uma questão de preferência, pois a remuneração desigual provoca a migração de empregos, ou você não notou que está cada vez mais complicado contratar um profissional como pedreiro, pintor, empregados domésticos, trabalhadores rurais.
Ainda bem, né!? São profissionais que são muito desvalorizados e que estão buscando trabalhar em outras áreas, os que permanecem na profissão podem ter um salário mais digno, ainda longe comparado com os engenheiros.
Ainda há empregos da área de serviço que não são qualificados, como atendentes de rede de fastfood, atendentes de telemarkting e caixa de supermercados, que servem de trampolim para a entrada no mercado de trabalho e possuem uma alta rotatividade devido ao baixo salário, desta forma esqueça serviços de qualidade, isso geralmente é uma exceção neste tipo de serviço. Possível que nunca sejam valorizados.
Não mundo capitalista pós industrial, o trabalho mecânico tende a perder seus espaço para serviços qualificados. Para muitos, o trabalho não é uma opção. Privilegiados são aqueles que escolhem uma profissão fazem um curso universitário de graduação e em seguida atuam na área de escolha. Não é pelo fato de fazer um curso de graduação que será garantida a sua vaga no mercado de trabalho.
O esforço do corpo não deve valer mais do que o esforço da mente, mas o trabalho braçal deve reduzir cada vez mais e possivelmente até ser instintas, questão de tempo.
Mecanização, o que você acha disso? É ótimo, quanto maior for a mecanização, menos trabalho braçal teremos. Se você acha que a mecanização causa desempenho, sáiba que ela transforma o mercado de trabalho.
O sonho de todos receberem salários equiparados é quase utópico, mas não podemos deixar de lutar por salários mais dignos.
O salário mínimo não é mais R$100, mas está longe do ideal. Estamos passando por uma crise financeira e política, nossos custos com impostos são imensos e pouco retorno são vistos, graças a corrupção e má gestão. Corrupção feita por "profissionais" que recebem bons salários, mas nunca estão satisfeitos.
Profissionais com aspas, pois cargos políticos não são considerados como profissão, o que na prática não é o que vemos, mas essa conversa vamos deixar para uma próxima oportunidade.
Feliz dia do trabalho, felicidades trabalhador, todos nós merecemos!