Os problemas da sociedade
Eu nunca escrevi um artigo. Na verdade nem sei se o que vou escrever se encaixa em artigo. Mas, vamos lá...
Esse artigo vai falar sobre os problemas da atual sociedade. Para o escrever me baseei na minha experiência de vida, apesar de ter apenas 17 anos acho que tenho alguma base para escrever esse artigo. Até por que os problemas que citarei são problemas que estão em todos os lugares e são bem visíveis.
O primeiro problema que na minha opinião está presente em nossa sociedade é a indiferença. A indiferença com que muitas vezes olhamos para um morador de rua, para as vítimas de crimes violentos e para todas as pessoas que sofrem de modo geral. Na sociedade muitas pessoas alimentam um pensamento de: " A guerra não é comigo. Por que me importar?".
É como se as pessoas tivessem uma proteção contra a compaixão, uma espécie de vidraça que não permite que os problemas, as dores do outro as atinja e lhes desperte esse sentimento.
Outro problema que vejo crescer cada vez mais é a corrupção. Não irei falar da corrupção na política, se fizesse isso esse espaço não seria suficiente, irei falar da corrupção na sociedade, entre pessoas comuns. Se engana quem pensa que a única corrupção que prejudica o crescimento do Brasil é aquela feita pelos governantes. A corrupção praticada pelas pessoas comuns também causa muito dano.
A corrupção as vezes está em pequenas coisas, ao longo da vida já presenciei vários exemplos. Um caso que me chamou muita atenção foi um que ocorreu em uma escola que não irei citar o nome. Nessa escola estava tendo um torneio de futebol entre as crianças. Nesse torneio tinha juiz, torcida, tudo ao que as crianças tinham direito. Só que muitos pais, com o objetivo de ver os filhos vencerem, subornavam o juiz para ele marcar faltas a favor dos filhos. Qual a diferença entre a corrupção praticada por esses pais e a praticada pelos políticos? Os dois não são corruptos? Não apenas isso, mas roubar luz do vizinho, colar na prova, tentar fraldar algo a seu favor, tudo isso é corrupção.
Outro problema é a maldade das pessoas nas redes sociais e internet de modo geral. Sempre no jornal passa algum caso de Cyberbullying, algum caso em que as pessoas se utilizaram da internet para humilhar ou estragar a imagem de alguém. Certa vez li sobre um caso em que a vítima acabou se matando, pois seus colegas usavam as redes sociais para a criticar, mas depois de um tempo as agressões saíram da internet e foram para o mundo real. Mas, além disso, tem os comentários maldosos que pessoas, se aproveitando da sensação de impunidade que a internet dá, fazem. Por exemplo, uma vez eu estava em um site lendo uma notícia sobre uma menina que sofria de uma doença rara. Depois de ler a notícia fui ver os comentários e vi muita gente fazendo piadas maldosas sobre a doença da criança. Todo esse problema na internet se resume na sábia frase de Oscar de Jesus Klemz:" Conviver com a maldade humana na internet talvez seja um dos maiores desafios do seculo XXI.""
Outro problema é a maldade contra os animais.Nos jornais sempre passam casos de animais que são maltratados. Nesse domingo vi uma reportagem sobre uma pobre cachorrinha que foi colocada dentro de um saco e atirada em um rio. Essa reportagem me chocou. Sou muito sensível a dor dos outros, tanto ser humano como animal, a indiferença não faz parte da minha vida.
Exatamente por ser muito sensível, casos com animais sempre me deixam triste e ficam marcados em minha mente. Sempre vou me lembrar de um fato que vi certa vez. Estava voltando da escola em um dia de chuva, por está chovendo muito peguei um caminho diferente. Nesse caminho uma caixa de papelão me chamou a atenção, pensei que poderia ter algum animal abandonado lá dentro, por que muitos donos quando o animal dá cria, costumam abandonar os filhotes em caixas. Mesmo com a chuva resolvi ir ver. Quando me aproximei vi algo que até hoje quando me lembro fico triste, dentro da caixa estavam filhotes de gato, todos mortos, talvez os bichinhos tenham morrido de frio, pois estava chovendo muito e eles pareciam ser bem novinhos; talvez de fome ou fraqueza. Apesar de não saber do que eles morreram eu tenho uma certeza quanto a causa, a causa da morte deles foi a maldade humana que não consegue ver os animais como iguais.
Bem, é isso. Para mim esses são os principais problemas da nossa sociedade, tem muitos outros é verdade, mas hoje só tive tempo de escrever sobre esses. Talvez um dia eu escreva outro artigo. Me perdoem por qualquer erro de ortografia.