MAIORIDADE
Sou contra porque está cheio de vagabundos barbados bandidos fazendo mal a sociedade. São estes que aliciam os jovens na maioria da vezes.
Creio que devem estudar as leis penais do Brasil, e não ficar inventando moda. Não gostaria de ver um monte de motoristas com 16 anos tirando carteira. Quem alicia menores deveria ter uma punição bem maior. Aí sim, queria ver tanto barbado influenciando e coagindo menores a roubar, servir muitas vezes de laranja.
Já vi muitos menores que cometeram pequenos erros e recuperaram sem envolver prisão, mudaram pelo amor e educação dos pais mesmo. Muitas foram as situações que os levaram para o crime, como o aliciamento, momento errado, lugar errado... Muitos pais conseguiram recuperar estes jovens. Quem não tem uma história na família de jovens que pintaram e bordaram, e que se recuperaram. É justamente nesta idade que se aprende na carne o que é certo ou errado, e muda de vida, faz escolhas. Se a índole, "instinto" for boa ele logo vai cair em si, mas se for ruim, não vai adiantar nada, mudanças na idade, NADA. Nesta idade, tudo é muito perigoso, é a idade da auto- afirmação, e de maiores, as escolhas podem ser drásticas. Vão perder o respeito aos pais ainda mais novos.
Até CONCORDARIA, se houvesse empregos, oportunidades e possibilidades para estes jovens. Aí sim, seria muito bom ser de maior. Mas ser de maior sem emprego, melhorar a auto estima não adianta nada. Vai ser até pior, porque muitos vão ser chamados de vagabundos se não tiver empregos e como se sustentar e aí que vão para o crime mais rápido.
E muitos vão querer morar sozinhos, creio que nem todos estão preparados para esta tendência, pelo menos aqui no Brasil. Maioridade envolve muitas coisas fundamentais e não só quanto a cometer ou não crimes.
Com a maioridade aos 16 anos, vão achar que são livres e, mais trabalho e preocupação vão dar para os pais neste mundo tão conturbado. Para mim, apesar de ser sido mãe aos 16 anos, o adolescente é muito imaturo e sofre muito. Até aos 18 ainda dá para frear alguma coisa.
Para mudar a maioridade deve-se ter parâmetros para isto, mudar idade de emprego, responsabilidade, algumas, creio que não serão boas. Nem todos jovens devem pagar pelo pecado de uns poucos. Sei que poucas laranjas podres numa cesta enfeiam, mas e as boas, serão jogadas fora também???
É preciso ter estrutura na sociedade para receber estes jovens, que na maioria, são dependentes dos pais e estão se preparando para vida...
Já fui assaltada por dois menores, mas não é por causa deles que vou agora julgar todo o comportamento dos adolescentes. A maioria dos jovens de 16 anos que conheço ainda são meras crianças, nem cresceram direito. Estão saindo agora do segundo grau, aprendendo a ser adultos...SE NO BRASIL CONSTRUIR ESTRUTURAS AI SIM, TALVES EU MUDE MINHA OPINIÃO..
**********************
DESEJO SEU COMENTÁRIO MESMO QUE SEJA CONTRA A MINHA OPINIÃO, POIS AÍ QUEM SABE NÃO TEREI ARGUMENTOS PARA MUDAR A MINHA...TALVEZ EU ESTEJA ERRADA... POSSO APRENDER MUITO COM ELES...
****************************
02/04/15 16:54 - David (não autenticado* - IP: 201.4.24.10)
Vou repetir aqui um comentário que fiz hoje no tópico ?REDUÇAO DA
MAIORIDADE PENAL JÁ?,
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/5190594.
Estamos prestes a tomar mais uma decisão séria com base na emoção e
interesses políticos. Como exigir das crianças atitudes para as quais
os adultos não dão exemplo? Os ?pais ou responsáveis? não deveriam ser
punidos antes? Vamos prender crianças e jogá-las no lixo como já
fazemos com os detentos adultos? Precisamos pensar menos em punição e
mais em proteger a sociedade. Não estou querendo dizer que eles devam
ficar soltos, pelo contrário, acho que o indivíduo perigoso,
independente da idade, precisa ser isolado por tempo indeterminado,
porém assistido e acompanhado até o dia que não mais representar
riscos para as outras pessoas. Se não existem ?pais ou responsáveis? o
Estado tem que assumir a guarda desses indivíduos, mas com mais
responsabilidade na tentativa de sua recuperação e reintegração na
sociedade.
Porem existe algo positivo nessa discussão. Segundo a imprensa, de 80
a 90% da população é favorável a uma atitude enérgica do Estado contra
esses meninos malvados, então é gratificante saber que a quase
totalidade da população brasileira é constituída de pessoas que não
matam, não roubam, não abandonam seus filhos, são capazes de dar sua
vida pelo país e por sua família, são profissionais que agem dentro da
ética profissional, não fazem contrabando, não usam drogas porque
usuários de drogas são coniventes com o crime, não traficam, não
cometem peculato, obedecem as regras de transito, não são corruptos e
nem corruptores, não são pedófilos, não cometem adultério, não usam
recursos de sua igreja para fins pessoais ...
********************************
02=02/04/15 18:41 - Ivanildonunes
É minha amiga, não quero ser diferente, nem ir de encontro as opiniões
de quem quer que seja, mas confesso não entender o que estão na
verdade querendo fazer, a gente não ver neste pais nada acontecer, por
isso fica a dúvida, se esta ou outra alteração vai dar certo ou não.
As coisas aqui são muito complicadas. As leis deste pais são apenas
por virgulas alteradas, mas nunca modificadas, se tem brecha para
tudo, se esta lei for realmente aprovada, cadê os presídios as cadeias
públicas, lugar para botar toda esta gente. Em alguns pontos eu
concordo plenamente com você, mas a gente fica sem entender o vai
acontecer. Um abraço minha querida amigo, e uma feliz páscoa.
********************************
03=02/04/15 18:10 - Marcus Rios
Sábias palavras minha amiga poetisa.
Aplausos
********************************
04=02/04/15 17:45 - Daniel Macedo
muito legal, leia alguma coisa que eu escrevi, dê uma olhada para ver
se faz algum sentido para mim ou para vc
******************************
05=02/04/15 15:59 - Mariana Mendes
Concordo com você. Poderia ser a favor do recrudescimento da lei se
vislumbrasse algum ponto positivo. Não consigo. Questão delicada,
trata-se com delizadeza. Não é só "baixa a menoridade, que quero ver".
De que são vítimas nossos menores? Quando isso começou? A cabeça deles
é ainda tão livre, tão fértil para se plantar. E estão plantando,
porcaria. Plantemos o que um adolescente merece - tenho certeza que a
colheita surpreenderá. Porém, tem que ter diagnóstico, preciso.
Solução trucuenta gera truculência. Paz e amor, sempre. Feliz Pásc
**************************
06=02/04/15 19:04 - ELIE MATHIAS
Muito interessante é oportuno seu artigo. Pessoalmente sou a favor
pela decisão da maioria. Feliz Páscoa Norma Aparecida
*************************
07-02/04/15 20:54 - Katerine (não autenticado* - IP: 179.215.167.104)
A ficha do brasileiro demora para cair. Nem as pessoas acima de 18
anos ficam presas por pequenos ou grandes furtos
quem dirá os jovens. O sistema carcerário no Brasil esta falido como
tudo nesse país. Na Suíça a medida sócio sócio educativa começa a ser
aplicada aos 7 anos. A primeira faixa de sanções se estende até os 15
anos,a segunda até 18 anos. Não é o mesmo regime dos adultos,mas
ninguém da tiro na cara do outro em qualquer idade e fica solto. A
responsabilização plena na França começa com 13 anos. Na
civilizadíssima Suécia, Dinamarca e Finlândia tem o chamado Jovens
Adultos que abarca dos 15 anos aos 18 anos-quando começa a
responsabilidade plena. Mas um assassino de 15 anos ficara preso e o
tempo da prisão depende do crime. Essa formula preguiçosa que garante
a impunidade ao assassino só existe no Brasil e mais um ou dois
países.
*******************************
08_02/04/15 19:04 - ELIE MATHIAS
Muito interessante é oportuno seu artigo. Pessoalmente sou a favor
pela decisão da maioria. Feliz Páscoa Norma Aparecida.
**************************
09-02/04/15 18:10 - Marcus Rios
Sábias palavras minha amiga poetisa.
Aplausos
************************
10-
IMAGEM LUIS PINTO GOOGLE +
Creio que devem estudar as leis penais do Brasil, e não ficar inventando moda. Não gostaria de ver um monte de motoristas com 16 anos tirando carteira. Quem alicia menores deveria ter uma punição bem maior. Aí sim, queria ver tanto barbado influenciando e coagindo menores a roubar, servir muitas vezes de laranja.
Já vi muitos menores que cometeram pequenos erros e recuperaram sem envolver prisão, mudaram pelo amor e educação dos pais mesmo. Muitas foram as situações que os levaram para o crime, como o aliciamento, momento errado, lugar errado... Muitos pais conseguiram recuperar estes jovens. Quem não tem uma história na família de jovens que pintaram e bordaram, e que se recuperaram. É justamente nesta idade que se aprende na carne o que é certo ou errado, e muda de vida, faz escolhas. Se a índole, "instinto" for boa ele logo vai cair em si, mas se for ruim, não vai adiantar nada, mudanças na idade, NADA. Nesta idade, tudo é muito perigoso, é a idade da auto- afirmação, e de maiores, as escolhas podem ser drásticas. Vão perder o respeito aos pais ainda mais novos.
Até CONCORDARIA, se houvesse empregos, oportunidades e possibilidades para estes jovens. Aí sim, seria muito bom ser de maior. Mas ser de maior sem emprego, melhorar a auto estima não adianta nada. Vai ser até pior, porque muitos vão ser chamados de vagabundos se não tiver empregos e como se sustentar e aí que vão para o crime mais rápido.
E muitos vão querer morar sozinhos, creio que nem todos estão preparados para esta tendência, pelo menos aqui no Brasil. Maioridade envolve muitas coisas fundamentais e não só quanto a cometer ou não crimes.
Com a maioridade aos 16 anos, vão achar que são livres e, mais trabalho e preocupação vão dar para os pais neste mundo tão conturbado. Para mim, apesar de ser sido mãe aos 16 anos, o adolescente é muito imaturo e sofre muito. Até aos 18 ainda dá para frear alguma coisa.
Para mudar a maioridade deve-se ter parâmetros para isto, mudar idade de emprego, responsabilidade, algumas, creio que não serão boas. Nem todos jovens devem pagar pelo pecado de uns poucos. Sei que poucas laranjas podres numa cesta enfeiam, mas e as boas, serão jogadas fora também???
É preciso ter estrutura na sociedade para receber estes jovens, que na maioria, são dependentes dos pais e estão se preparando para vida...
Já fui assaltada por dois menores, mas não é por causa deles que vou agora julgar todo o comportamento dos adolescentes. A maioria dos jovens de 16 anos que conheço ainda são meras crianças, nem cresceram direito. Estão saindo agora do segundo grau, aprendendo a ser adultos...SE NO BRASIL CONSTRUIR ESTRUTURAS AI SIM, TALVES EU MUDE MINHA OPINIÃO..
**********************
DESEJO SEU COMENTÁRIO MESMO QUE SEJA CONTRA A MINHA OPINIÃO, POIS AÍ QUEM SABE NÃO TEREI ARGUMENTOS PARA MUDAR A MINHA...TALVEZ EU ESTEJA ERRADA... POSSO APRENDER MUITO COM ELES...
****************************
02/04/15 16:54 - David (não autenticado* - IP: 201.4.24.10)
Vou repetir aqui um comentário que fiz hoje no tópico ?REDUÇAO DA
MAIORIDADE PENAL JÁ?,
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/5190594.
Estamos prestes a tomar mais uma decisão séria com base na emoção e
interesses políticos. Como exigir das crianças atitudes para as quais
os adultos não dão exemplo? Os ?pais ou responsáveis? não deveriam ser
punidos antes? Vamos prender crianças e jogá-las no lixo como já
fazemos com os detentos adultos? Precisamos pensar menos em punição e
mais em proteger a sociedade. Não estou querendo dizer que eles devam
ficar soltos, pelo contrário, acho que o indivíduo perigoso,
independente da idade, precisa ser isolado por tempo indeterminado,
porém assistido e acompanhado até o dia que não mais representar
riscos para as outras pessoas. Se não existem ?pais ou responsáveis? o
Estado tem que assumir a guarda desses indivíduos, mas com mais
responsabilidade na tentativa de sua recuperação e reintegração na
sociedade.
Porem existe algo positivo nessa discussão. Segundo a imprensa, de 80
a 90% da população é favorável a uma atitude enérgica do Estado contra
esses meninos malvados, então é gratificante saber que a quase
totalidade da população brasileira é constituída de pessoas que não
matam, não roubam, não abandonam seus filhos, são capazes de dar sua
vida pelo país e por sua família, são profissionais que agem dentro da
ética profissional, não fazem contrabando, não usam drogas porque
usuários de drogas são coniventes com o crime, não traficam, não
cometem peculato, obedecem as regras de transito, não são corruptos e
nem corruptores, não são pedófilos, não cometem adultério, não usam
recursos de sua igreja para fins pessoais ...
********************************
02=02/04/15 18:41 - Ivanildonunes
É minha amiga, não quero ser diferente, nem ir de encontro as opiniões
de quem quer que seja, mas confesso não entender o que estão na
verdade querendo fazer, a gente não ver neste pais nada acontecer, por
isso fica a dúvida, se esta ou outra alteração vai dar certo ou não.
As coisas aqui são muito complicadas. As leis deste pais são apenas
por virgulas alteradas, mas nunca modificadas, se tem brecha para
tudo, se esta lei for realmente aprovada, cadê os presídios as cadeias
públicas, lugar para botar toda esta gente. Em alguns pontos eu
concordo plenamente com você, mas a gente fica sem entender o vai
acontecer. Um abraço minha querida amigo, e uma feliz páscoa.
********************************
03=02/04/15 18:10 - Marcus Rios
Sábias palavras minha amiga poetisa.
Aplausos
********************************
04=02/04/15 17:45 - Daniel Macedo
muito legal, leia alguma coisa que eu escrevi, dê uma olhada para ver
se faz algum sentido para mim ou para vc
******************************
05=02/04/15 15:59 - Mariana Mendes
Concordo com você. Poderia ser a favor do recrudescimento da lei se
vislumbrasse algum ponto positivo. Não consigo. Questão delicada,
trata-se com delizadeza. Não é só "baixa a menoridade, que quero ver".
De que são vítimas nossos menores? Quando isso começou? A cabeça deles
é ainda tão livre, tão fértil para se plantar. E estão plantando,
porcaria. Plantemos o que um adolescente merece - tenho certeza que a
colheita surpreenderá. Porém, tem que ter diagnóstico, preciso.
Solução trucuenta gera truculência. Paz e amor, sempre. Feliz Pásc
**************************
06=02/04/15 19:04 - ELIE MATHIAS
Muito interessante é oportuno seu artigo. Pessoalmente sou a favor
pela decisão da maioria. Feliz Páscoa Norma Aparecida
*************************
07-02/04/15 20:54 - Katerine (não autenticado* - IP: 179.215.167.104)
A ficha do brasileiro demora para cair. Nem as pessoas acima de 18
anos ficam presas por pequenos ou grandes furtos
quem dirá os jovens. O sistema carcerário no Brasil esta falido como
tudo nesse país. Na Suíça a medida sócio sócio educativa começa a ser
aplicada aos 7 anos. A primeira faixa de sanções se estende até os 15
anos,a segunda até 18 anos. Não é o mesmo regime dos adultos,mas
ninguém da tiro na cara do outro em qualquer idade e fica solto. A
responsabilização plena na França começa com 13 anos. Na
civilizadíssima Suécia, Dinamarca e Finlândia tem o chamado Jovens
Adultos que abarca dos 15 anos aos 18 anos-quando começa a
responsabilidade plena. Mas um assassino de 15 anos ficara preso e o
tempo da prisão depende do crime. Essa formula preguiçosa que garante
a impunidade ao assassino só existe no Brasil e mais um ou dois
países.
*******************************
08_02/04/15 19:04 - ELIE MATHIAS
Muito interessante é oportuno seu artigo. Pessoalmente sou a favor
pela decisão da maioria. Feliz Páscoa Norma Aparecida.
**************************
09-02/04/15 18:10 - Marcus Rios
Sábias palavras minha amiga poetisa.
Aplausos
************************
10-
02/04/15 21:01 - Eemanuel
Oportuno e informativo . Feliz páscoa . Bjs
*11-**********************
Oportuno e informativo . Feliz páscoa . Bjs
*11-**********************
03/04/15 09:21 - CONCEIÇÃO GOMES
Sou partidaria de politicas de prevenção a criminalide juvenil, com
programas que priorizem o protagonimo juvenil. Que cada bairro tenha
espaços sócio-culturais e espoprtivos que favoreçam a participação dos
adolcentes em iniciativas que lhe faça desenvolver o sentimento de
pertinencia na comunidade . Trabalhei com meninos infratores em 1971 e
o menino mais perigoso brncava carrinhos na hora do recreio. Hoje,
vejo muita crueldade e a maioria é vitima do usom abuso e tráfico de
drogas e já não mais pobre e analfabetos, como na minha época de
professora e de dirigente de duas insntiuições para esse menino e
meninas. Mas sinceramente, não sei se a reduç~çao para 16 anos será
positiva.
!2_03/04/15 09:20 - Jacó Filho
Não se aplica a vacina pela idade da cobra, mas pelo tipo do veneno...
Baixar a idade penal simplesmente, não resolve, principalmente quando
95% dos assassinatos não são sequer investigados, e a sensação de
impunidade impera entre os bandidos... Parabéns! E que Deus nos
abençoe e nos ilumine... Sempre...
¨********************
13-03/04/15 13:31 - Norma Aparecida Silveira Moraes
MUITO BOM LER A OPINIÃO DE CADA UM. O BRASIL PRECISA DE ESTRUTURA PARA
QUE OS JOVENS SEJAM DE MAIOR A APRTIR DOS 16 ANOS, ESTRUTURA EM TODOS
OS SENTIDOS...AÚ SIM SERIA MUITO BOM, MAS DO JEITO QUE ESTÁ SOU
CONTRA, PELO MENOS NETES MODELO QUE É A SOCIEDADE AQUI NO BRASIL. MAS
SOU A FAVOR DE QUE ESTES JOVENS COMETAM CRIMES, QUE PAGAM POR ELES...
NUM REGIME FECHADO, COM EDUCAÇÃO PROFISSIONALISANTE, PSICOLÓGICO, E
CULTURAL. APLAUSOS A TODOS. FOI MUITO BOM LER E MEDITAR EM CADA
OPINIÃO. OBRIGADA A TODOS. PAZ E LUZ
Sou partidaria de politicas de prevenção a criminalide juvenil, com
programas que priorizem o protagonimo juvenil. Que cada bairro tenha
espaços sócio-culturais e espoprtivos que favoreçam a participação dos
adolcentes em iniciativas que lhe faça desenvolver o sentimento de
pertinencia na comunidade . Trabalhei com meninos infratores em 1971 e
o menino mais perigoso brncava carrinhos na hora do recreio. Hoje,
vejo muita crueldade e a maioria é vitima do usom abuso e tráfico de
drogas e já não mais pobre e analfabetos, como na minha época de
professora e de dirigente de duas insntiuições para esse menino e
meninas. Mas sinceramente, não sei se a reduç~çao para 16 anos será
positiva.
!2_03/04/15 09:20 - Jacó Filho
Não se aplica a vacina pela idade da cobra, mas pelo tipo do veneno...
Baixar a idade penal simplesmente, não resolve, principalmente quando
95% dos assassinatos não são sequer investigados, e a sensação de
impunidade impera entre os bandidos... Parabéns! E que Deus nos
abençoe e nos ilumine... Sempre...
¨********************
13-03/04/15 13:31 - Norma Aparecida Silveira Moraes
MUITO BOM LER A OPINIÃO DE CADA UM. O BRASIL PRECISA DE ESTRUTURA PARA
QUE OS JOVENS SEJAM DE MAIOR A APRTIR DOS 16 ANOS, ESTRUTURA EM TODOS
OS SENTIDOS...AÚ SIM SERIA MUITO BOM, MAS DO JEITO QUE ESTÁ SOU
CONTRA, PELO MENOS NETES MODELO QUE É A SOCIEDADE AQUI NO BRASIL. MAS
SOU A FAVOR DE QUE ESTES JOVENS COMETAM CRIMES, QUE PAGAM POR ELES...
NUM REGIME FECHADO, COM EDUCAÇÃO PROFISSIONALISANTE, PSICOLÓGICO, E
CULTURAL. APLAUSOS A TODOS. FOI MUITO BOM LER E MEDITAR EM CADA
OPINIÃO. OBRIGADA A TODOS. PAZ E LUZ
IMAGEM LUIS PINTO GOOGLE +