Oriente ao Ocidente - Maçonaria
Oriente:
Parte onde nasce o Sol; nascente, leste, este, levante. Os povos da Ásia; os orientais. O lado direito de uma carta geográfica. A qualidade que determina o valor de uma perola; o lustre. Pérolas do mais puro oriente ornamentavam-lhe o colo. Oriente Médio: Região que compreende a Turquia, os países do sudeste da Ásia e do Norte da África, que inclui por vezes, o Afeganistão, o Irã e o Iraque; Oriente Próximo. Oriente Médio. Extremo Oriente. Designação ampla dada pelos ocidentais á região da Ásia que compreendem aos países do leste asiáticos (China, Japão, Coréia, Mongólia, Manchúria e parte oriental da Sibéria), e que inclui por vezes, os países do sul e do sudeste do continente e os arquipélagos das Filipinas e da Indonésia. Grande Oriente Loja Maçônica á qual estão subordinadas as outras.
Ocidente:
O lado onde se vê o desaparecimento diário do Sol; poente, ocaso. A parte do hemisfério terrestre que fica ao poente - O mundo pode ser facilmente dividido em hemisférios através de muitas linhas diferentes. O Meridiano de Greenwich é a linha mais comum que divide o hemisfério oriental e ocidental. Ele passa diretamente sobre Greenwich, na Inglaterra, e é muitas vezes considerado como a linha que divide o "Novo Mundo" do "Velho Mundo". Toda a América do Norte e a do Sul estão localizada no hemisfério ocidental. Países como Inglaterra, Espanha e muitas nações da porção oeste do continente Africano ficam localizados em ambos os hemisférios. No entanto, quando usamos o Meridiano de Greenwich como guia, vemos que a maior parte da Europa, África e toda a Ásia estão localizadas no hemisfério oriental.
No templo Maçônico, representando o Universo há a divisão de Oriente e Ocidente e no Oriente fica o Venerável Mestre, o orador e Secretario representado simbolicamente à sabedoria, justamente provinda do lado da nascente do sol ou dos nossos ancestrais do Oriente, onde se pressupõem o nascimento da Ordem Maçônica, segundo alguns historiadores. No Ocidente ficam as demais Luzes, representadas pelos 1º e 2º Vigilantes, complementando as principais luzes de uma Loja Maçônica, justa e perfeita em funcionamento. Lembrando que tudo é gerido sob os auspícios do G.: A.: D.:U.:, (Grande Arquiteto do Universo) o todo de tudo, um Deus Único.
Obs. Literatura: Dicionário Aurélio e conhecimento diário.
José Pedroso
Frutal/MG, aos 25/01/2015