A falta de ética na vida pública

É cada vez mais comum notícias que nos chegam através da mídia nos inúmeros casos e corrupção em nosso país. É a causa do atraso da nossa nação. Os casos de corrupção são inumeráveis e o mais simples e claro exemplo da falta de ética que permeia o ambiente governamental seja no poder executivo e legislativo e segundo comprovações expostas nos meios de comunicação, acontece também no poder judiciário.

Essa prática que denota a profunda ambição e interesse pessoal, menor respeito, como cidadão, ao desenvolvimento do país. E o que nos deixa indignado que os nossos parlamentares são os mais bem pagos do mundo e não satisfeitos com os altos salários e mordomias descobrem subterfúgios para roubar o erário público. Mas este assalto aos cofres públicos não se restringem aos membros dos poderes executivos e legislativo, percebe-se o grande número de empresários que sonegam impostos, corrompem membros dos governos Municipais, Estaduais e Federais.

O Brasil seria muito mais rico, com melhor distribuição de riqueza entre os estados e com diferenças sociais tão ridículas e imorais. O que vemos é o apoio governamental a empresários falidos e a nefasta iniciativa de ajudar grandes empresas a se enriquecerem ainda mais pondo banco público para oferecer créditos bem abaixo do mercado, enquanto grande parte da população se vê endividada, refém dos juros altíssimos dos cartões de crédito e limite da conta bancária. Nunca como agora os bancos faturaram tanto. É certo que o governo aumentou o crédito para a população de menos poder aquisitivo, mas isso não é o suficiente.

É uma vertente da cultura brasileira o pouco caso com o dinheiro público, é uma natureza deficiente e insana de se esquecer dos preceitos constitucionais de um país justo para todos, de exercer com propriedade o seu papel de cidadão. Esquecem-se dos bons exemplos dos países desenvolvidos no que diz respeito à valorização da educação – um principal pilar de um pais desenvolvido- e das formas de punição pelas violações das leis do país. Se no Japão e Coréia, por exemplo, políticos e empresários acusados de corrupção se suicidam envergonhados por situação, aqui no Brasil muito poucos são punidos e quando acusados pelo Ministério Público encontram brechas na Lei para protelar ou mesmo eximir-se de qualquer culpa penal.

Até quando vai prevalecer no Brasil a cultura da inversão de valores? A ética será sempre uma palavra bonita sem aplicação prática? Inacreditavelmente, os protestos históricos de junho ainda não produziram os efeitos desejados. É uma luta constante pelo respeito ao cidadão que paga uma das mais altas cargas tributárias do mundo. Constata-se que cabe à educação de qualidade propor mentes informadas e inconformadas com a atual situação politica e econômica em que se encontra este país. Não basta esperar pelos antiéticos que representam o povo, mas buscar melhores condições de vida, trabalhando e estudando, lutando pelas injustiças sócias. Povo rico é povo informado, valorizado e bem remunerado...