CADÊ O NATAL QUE ESTAVA AQUI ?
ENCARCERADOS NUMA DINÂMICA E COMPLEXA RELAÇÃO SOCIAL QUE EM MUITO É PRODUTO DE UM CONCHAVO MIDIÁTICO CUJA MATRIZ ALIENANTE É FILHA DE UMA ECONOMIA CAPITALISTA ESTRATIFICANTE E GLOBALIZANTE, CADA VEZ MAIS NÓS NOS DEPARAMOS COM SEUS DISPOSITIVOS E MECANISMOS DE CONTROLES E DE DOMINAÇÃO; UM DESSES TENTÁCULOS NOS CHEGA FORTE E ATINGE FRONTALMENTE AS COMEMORAÇÕES NATALINAS.
REVESTIDO DE UM FORTÍSSIMO CARÁTER MANIPULADOR E EMINENTEMENTE MERCANTILISTA, NOSSAS SINGELAS MANIFESTAÇÕES DE FÉ E DE CRISTÃO, ENCONTRAM-SE HOJE SOB OS DITAMES E AMARRAS DUM CONTEXTO SOCIAL PÓS-MODERNO ONDE AS FESTIVIDADES NATALINAS DE OUTRORA NÃO MAIS TEM ESPAÇO, NÃO MAIS É CULTUADO.
SOU DUM TEMPO ONDE AS FAMÍLIAS SE JUNTAVAM EM TORNO DO PRESÉPIO, EM VOLTA DUMA MESA CUJO FIM ERA COMEMORARMOS O NASCIMENTO DO MENINO JESUS; NOSSO MAIOR PRESENTE ESTAVA NA ALEGRIA DA COMUNHÃO DOS NOSSOS ENTES QUERIDOS E AMIGOS. SOU DUM TEMPO DAS AUSÊNCIAS DOS PRESENTES COMPRADOS !
HOJE, NÃO MAIS SE COMEMORA O NATAL, NÃO MAIS O NASCIMENTO DE CRISTO, MAS, SIM O SEU SUBSTITUTO, O PAPAI NOEL; TROCAMOS ASSUMIDAMENTE O NASCIMENTO DO SALVADOR, PELO PAPAI NOEL DE VERMELHO ---- UM PERSONAGEM TOTALMENTE ESTRANHO Á NOSSA CULTURA; UM PERSONAGEM-SÍMBOLO DO CONSUMISMO EXACERBADO, DOS SHOPING ABARROTADOS DE HOMENS-MÁQUINAS, DE HUMANOIDES, TANGIDOS PELA LEI DUM CONSUMISMO IRRACIONAL.
DIMAS CASSIMIRO: professor, pesquisador, pedagogo, pós-graduado, mestrando em educação, escritor, ensaísta, poeta, Diretor da escola de formação política e militante do pcdob, Timon-ma; xx 86 8892 9892