Muro de Berlim
Como não falar de um símbolo que foi a separação da história, um marco para o capitalismo da atualidade, um país separado por seus próprios ideais, os entraves daseparação impediram à liberdade de expressão de uma sociedade. A Alemanha acabava de findar a segunda guerra mundial, o país tomado por forças aliadas, uma crise econômica devastadora assolava o território, consequência da derrota a Alemanha foi separada pelo muro de Berlim.
Implantado o socialismo de um lado, do outro o capitalismo, a tirania estava presente no cenário, os muros reforçados por soldados equipados impediam qualquer comunicação e contato, aproximadamente 800 pessoas foram mortas tentando atravessar o muro. A opressão assolava a nação alemã que ainda lutava para se
reerguer, o socialismo liderado pela extinta união soviético foi perdendo a força, pois suas expectativas de mudança estavam inertes e não havia ascensão.
Finalmente a grande queda do muro, em 1989, a esperança de um recomeço foi concretizada, a sociedade poderia acreditar em um futuro promissor, o muro caiu e a Alemanha unificou a sua nação em uma. No ano de 2014 comemora se 25° aniversario da queda do muro de Berlim. Acredita se que tenha algumas pequenas diferenças entra as duas populações.
Contudo, em modo global a Alemanha passou por cima de suas diferenças, sua necessidade de se reinventar era tão grande que enfrentaram suas contradições, no presente contexto, Berlim tem consciência de sua historia caótica, os muitos monumentos tratam de contar a história para que ela não seja esquecida, ainda existe
um pequeno pedaço do muro que se transformou se em galeria a céu aberto, apresenta grafites pintados por artista no ano de 1990. Um símbolo que trouxe uma nova visão de mundo.