ANARQUIA SIM, ANOMIA NÃO... (A Nova Ordem Mundial)
O que vemos em nosso dia-a-dia atual é exatamente a ANOMIA. Basta observar os seguintes detalhes ocorrentes em nossa "perfeita" sociedade atual: altíssimos índices de criminalidade, corrupção em todos os níveis sociais, consumismo exacerbado, alcoolismo, toxicodependência,etc.
A teoria da anomia de Merton (Robert King Merton) explica por que os membros das classes menos favorecidas cometem a maioria das infrações penais, e crimes de motivação política (terrorismos, saques, ocupações) que decorrem de uma conduta de rebeliões, bem como comportamentos de evasão como o alcoolismo e a toxicodependência.
(Fonte: Wikipedia)
A ANARQUIA poderá e deverá tomar o planeta atuando de duas maneiras:
1ª - usando as mazelas do próprio sistema vigente para acabar de deteriorá-lo ainda mais até pô-lo a pique definitivamente, ou,
2ª - com o uso de violência como forma de revolução, a qual pode ocorrer de duas maneiras:
explícita (protestos violentos, ataques a instituições e a pessoas relacionadas ao alto poder do sistema político geral);
velada/oculta (através de "ataques cirúrgicos"/secretos - terrorismos de diversos tipos - ataques a instituições e a pessoas relacionadas ao alto poder do sistema político geral); este último exemplo já acontece fomentado pelo próprio sistema atual (ANOMIA), o qual já se encontra em processo de autodestruição.
Há ainda uma terceira maneira do anarquismo tomar conta do mundo, porém um pouco mais lenta, cuja qual se dará através do colapso político e social gerado pela profusão e confusão de leis e regras que se contradizem e se contrapõem. Na verdade, o que se pode perceber é que essas três maneiras de ação estão se desenrolando concomitantemente. Todavia, seja como for, a anarquia será um dia instaurada no planeta, porém antes deverá ocorrer exatamente o que está ocorrendo na atualidade, ou seja, a ANOMIA, que é o processo antecessor à ANARQUIA. O Liberalismo e o Neoliberalismo político abriram as portas para o processo de transição. E esse processo, uma vez desencadeado, é IRREVERSÍVEL. O gatilho já foi acionado e estamos todos às portas de vivermos REALMENTE num novo mundo, numa Nova Ordem Mundial.
Roberto Braza
(Roberto Carlos Braz do Nascimento)
30 de Novembro de 2014