A Origem dos mese do ano
Como surgiram os nomes dos meses do ano? Essa pergunta já tinha me feito várias vezes mais só agora tive a oportunidade de conhecer e ao mesmo tempo responder essa pergunta. O calendário que usamos hoje nem sempre foi o mesmo de milhares anos atrás, no calendário antigo os meses eram lunares (sincronizados com o movimento da lua) até Júlio César (100 a.C.-46 a.C) e os matemáticos do Egito reformarem , e se estabeleceu o seguinte calendário solar:
Janeiro – Januarius, foi uma homenagem ao deus Jano, o qual era o senhor dos solstícios, encarregado de iniciar o inverno e o verão.
Fevereiro – O nome desse mês se referia a um rito de purificação, que em latim que se chamava februa. Logo, Februarius se tornou o mês de se realizar essa cerimônia, onde os romanos faziam grandes oferendas e sacrifícios de animais aos deuses de panteão.
Março - Mês dedicado a marte, o deus da guerra, além disso, Marte também regia a geração da vida, a partir daí Marte passou a ser o mês da semeadura nos campos.
Abril – Mês que pode ter surgido para celebrar a deusa do amor, Vênus. Outra suposição seria que a palavra tenha originado de aperio, “abrir” do latim. Associando-o à primavera ,mas não há fundamento etimológico que sustente esta idéia.
Maio - Esse mês homenageia Maia, uma das deusas da primavera, fertilidade, castidade e saúde, os antigos romanos chamavam-no maius.
Junho - Há diferentes teorias de onde provém o nome de Junho. Alguns dizem que provém de Junho Bruto, fundador da República romana. Outros afirmam que faz alusão a Juno uma entidade poderosa, a guardiã do casamento e do bem-estar de todas as mulheres.
Julho - Chamava-se Quinnctilis, simplesmente o nome do quinto mês do antigo calendário romano, em homenagem ao deus Júlio César o senado romano mudou para Julius.
Agosto - No antigo calendário romano o mês de Agosto chamava-se Sextilis, mais só a partir de 27 a.C foi adotado o nome Augustus em honra ao imperador romano César Augusto.
Setembro - Oriundo do latim septem, ou sete. Esse era o sétimo mês do primeiro calendário romano.
Outubro - Emana do latim octo, ou oito. Era o oitavo mês antes da reforma do calendário.
Novembro - Vem do latim novem.
Dezembro – provém do latim decem, ou dez. Era o décimo e último mês do primeiro calendário romano.
Os meses do ano em português têm a sua origem no latim. Alguns meses referem-se aos deuses romanos, outros a imperadores e os quatro últimos têm seu significado com base em números. Haja vista que a divisão do ano é basicamente a mesma há 20 séculos.