A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
IDOSO, É TODO E QUALQUER INDIVÍDUO, HOMEM OU MULHER COM 60 ANOS OU MAIS DE IDADE. É TAMBÉM NESSA IDADE CRONOLÓGICA DA VIDA QUE AS NECESSIDADES AUMENTAM CONSIDERAVELMENTE; UMA TENDÊNCIA MAIS QUE NATURAL, POSTO QUE E NESSE SEGMENTO DA NOSSA EXISTÊNCIA ONDE O CORPO BIOLÓGICO VAI RECLAMAR DOS TEMPOS VIVIDOS. É MAIS OU MENOS NESSA IDADE QUE AS DOENÇAS APARECEM E QUE OS CUIDADOS SE FAZEM MAIS PRESENTES E CONSTANTES.
MUITO EMBORA, A DETERMINAÇÃO CONVENCIONAL DE "IDOSO" SEJA MUITO BEM ACEITO POR BOA PARTE DA NOSSA POPULAÇÃO, CONSIDERO OPORTUNO REGISTRAR QUE NÃO É DIFÍCIL ENCONTRARMOS MUITA GENTE, INDEPENDENTEMENTE DO GÊNERO, CONTANDO COM POUCA IDADE, MAS, COM COMPORTAMENTO E PERFIL DE UMA PESSOA VELHA; DAI O NOSSO ENTENDIMENTO QUE, JUVENTUDE OU VELHICE, É MUITO MAIS QUE UMA CONVENÇÃO SOCIAL, É UM estado DE ESPÍRITO.
O CONTEXTO HISTÓRICO, POLÍTICO E ECONÔMICO QUE VIVEMOS, HOJE, EM PLENO SÉCULO XXI, É UMA SOCIEDADE PREDOMINANTEMENTE DE MERCADO CAPITALISTA, PORTANTO, DE PRODUÇÃO DE BENS PRIVADO; ESSA É UMA REGRA SOB A QUAL TODOS ESTAMOS SUBMETIDOS, OU SEJA, SOMOS SUB-PRODUTOS DE UM CAPITALISMO PERIFÉRICO, DEPENDENTE DO CAPITAL ESTRANGEIRO, SEGREGADOR E DISCRIMINATÓRIO.
NADA MAIS COMUM QUE NESSE CALDEIRÃO DE PRODUÇÃO E BUSCA DESENFREADA PELO LUCRO ( regra fundamental do modelo de produção capitalista ), HOMENS E MULHERES QUE OUTRORA FORAM PEÇAS FUNDAMENTAIS NESSA ENGENHOCA E OU ENGRENAGEM DE PRODUÇÃO DE MERCADO, SE SINTAM REJEITADOS, EXCLUÍDOS DESSE PROCESSO QUANDO ALCANÇAM A IDADE DOS 60, ATÉ POR QUE, VAI SER A PRÓPRIA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL CAPITALISTA QUE TRATA DE DISPENSÁ-LOS DAS CADEIAS PRODUTIVAS.
VAI SER PRECISAMENTE, NESSE ESTÁGIO DA SUA EXISTÊNCIA QUE SE VERIFICARÁ O APARECIMENTO DAS CHAMADAS DOENÇAS PSÍQUICAS-SOMÁTICAS OU DOENÇAS OPORTUNISTAS, SEM MENCIONAR AS DOENÇAS LIGADAS À DEPRESSÃO. ISOLADO,DESPREZADO E TIDO COMO UM INCAPAZ POR MUITOS, O IDOSO AGORA É TRATADO COMO SE FOSSE UM LIXO HUMANO.
DEPOIS DE TER TRABALHADO A VIDA TODA, DE TER CONTRIBUÍDO COM SUA FORÇA PRODUTIVA PARA COM O CRESCIMENTO E FORTALECIMENTO DO SEU PAÍS DE ORIGEM, VAI SER NA TERCEIRA IDADE QUE ELE OU ELA VAI SENTIR O MAIOR DOS FARDOS: O ABANDONO, O DESPREZO, O DESRESPEITO DOS SEUS MEMBROS FAMILIARES MAIS PRÓXIMOS E DE TODO O CONJUNTO DA SOCIEDADE, SOCIEDADE ESSA QUE ELE PARTICIPOU, CONTRIBUIU E COLABOROU COM O SEU CRESCIMENTO.
UMA VEZ REJEITADO PELOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO CAPITALISTA, O IDOSO TA CONDENADO A SOBREVIVER COM A SUA MÍSERA, VERGONHOSA E INSUFICIENTE APOSENTADORIA, UMA VERDADEIRA ESMOLA CONCEDIDA ÀQUELE QUE DOOU A SUA VIDA TODA AO TRABALHO.
COMO SE NÃO FOSSE POUCO A VIA CRUZIS DO TRABALHADOR, AINDA TERÁ ELE DE PASSAR POR MAIS UM DOS PIORES CONSTRANGIMENTOS EM VIDA, ME REFIRO A VIOLÊNCIA INDISCRIMINADA QUE É PRATICADA CONTRA ELES; UMA VIOLÊNCIA QUE POR VEZES COMEÇA NO SEIO DA PRÓPRIA FAMÍLIA, ( filhos, netos, sobrinhos etc. ).
INDEPENDENTEMENTE DA NATUREZA DA VIOLÊNCIA, SEJA FÍSICA, SEJA PSICOLÓGICA, FATO É QUE HOJE AQUI NO BRASIL PASSAMOS POR UMA ONDA CRESCENTE E SISTEMÁTICA DE CONSTRANGIMENTOS ACOMPANHADOS DE VIOLÊNCIA CONTRA NOSSOS IDOSOS, CONTRA NOSSOS VELHINHOS.
CONDENAMOS COM VEEMÊNCIA MÁXIMA TODA E QUALQUER AÇÃO DE CONSTRANGIMENTO OU ATO VIOLENTO CONTRA ESSE SEGMENTO ESPECIAL DA NOSSA SOCIEDADE, SOMOS RADICALMENTE CONTRA ESSES ATOS DE VERDADEIRA ATROCIDADE QUE SÃO COTIDIANAMENTE PRATICADOS CONTRA NOSSOS IRMÃOS MAIS VELHOS. O BRASIL DEVE ACORDAR PRA MAIS ESSA TRISTE REALIDADE QUE NOS ENVERGONHA A TODOS INDISTINTAMENTE.
É OPORTUNO SUGERIR ÀS AUTORIDADES COMPETENTES QUE UMA DAS FORMAS EFICAZES DE PUNIR SEVERAMENTE ESSE TIPO ESPECÍFICO DE VIOLÊNCIA, É O ACRÉSCIMO DE MAIS ( 1/3 ), HUM TERÇO DA PENA Á MAIS COMO AGRAVANTE, POR SE TRATAR DE PESSOA IDOSA.
LUTEMOS TODOS CONTRA A VIOLÊNCIA,
LEMBRE-SE: UM DIA SEREMOS IDOSOS...
DIMAS CASSIMIRO: professor,pesquisador, pedagogo, pós-graduado, mestrando em educação, escritor, cronista, ensísta, poeta, militante e diretor da escola de formação política doPCdoB de Timon-ma
xx 86 8892 9892 cassimiro1000@hotmail.com