Amigos e Letras
quarta-feira, 22 de janeiro de 2014
Hoje comentávamos sobre encontros que a vida nos proporciona, frutos de nossa condição de humanos e portanto " viventes" sociais. Refletíamos sobre o diferencial que marca estes encontros. Em uma cidade de porte médio, por exemplo, os encontros sociais ainda requerem das pessoas toda uma elaboração que chega a modificá-las para que se apresentem de forma única, em algumas situações extremamente exibicionistas, ao mesmo tempo em que alguns ali se encontram não para seu prazer, mas contudo celebrando o desejo de agradar ao organizador, ao anfitrião, ao grupo. Surtem seu efeito, não raramente divertem, proporcionam encontros e reencontros necessários ao convívio social espiritualmente saudável- não podemos viver isolados.
Através de muito caminhar, tanto buscar, consigo hoje um equilibrio entre aquilo que me chama à`participação e o que me leva a realizá-la. Por várias vezes recebo convites, por exemplo, para agradabilissimas reuniões do grupo de amigos aposentados . Por um tempo, optei por um isolamento que incluia não comparecer a nenhum tipo de reunião social, para juntar alguns cacos que a Vida insistiu em colocar em meu caminho.Neste momento me encontro saindo deste " casulo", e então.....amigas desculpem a minha ausência.
Participar de alguma programação cultural da cidade foi uma opção, embora não tenhamos a sorte de contar com muitas - o valor está na qualidade do fato , da cena, da palestra, do recital, do livro autografado, da dança. E neste voltar ao grupo social, observo o grande diferencial, a importância da Cultura como exercício que agrega. Observo , sempre, pessoas várias, situações sociais diferentes, conhecimento extenso ou não, enfim, uma reunião de grupos sociais indubitavelmente singular, pelos diferentes referenciais que compõem. Ali, no teatro, no cinema, nas salas, em exposição, a magia da cultura se manifesta, a música do compartilhar Vida conhecedora supera qualquer outra expectativa. E agradavelmente nos encontramos, conhecidos, desconhecidos, cumprimentos, novas amizades. A cena, o verso, o livro, o autor, a música...tocam e encantam sempre as pessoas e tecem um momento único de prazer- compartilhar Vida de conhecimento, compartilhar o prazer de ouvir, ler, recitar, emocionar..
São os encontros e reencontros cumprindo seu papel de resgatar para a Vida. Importa colher deles o melhor fruto, oferecido por um amigo ou por uma valiosa leitura, que possamos saborear no silêncio , sem tristeza. Bons amigos, boas leituras, é Vida seguindo.