Karl Marx e a crítica ao capitalismo
Apesar de ser um pensador polêmico e um dos pesos pesados das ciências sociais, é fato que o pensamento de Karl Marx é fundamentalmente importante para o entendimento dos séculos XX e XXI.
É inegável que suas ideias, algumas originais, outras não, exercem enorme influência na comunicação, na economia, no direito, na filosofia, na geografia, na história, na psicologia, na religião...
De outro lado, é fato que ''O Capital'' (1867) é a obra mais importante de Marx.
Outra obra é o ''Manifesto do Partido Comunista'', de 1848, que foi escrito junto com Friedrich Engels (1820-95).
Ele contém os princípios do socialismo científico.
Antes disso, em 1844, Engels escreveu uma importante obra: ''A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado'', em que analisa a criação da sociedade moderna.
Por último, o marxismo precisa ser entendido no seu momento histórico.
Um pouco de história: Karl Marx foi teórico do socialismo.
Como se sabe, o conjunto de ideias filosóficas, políticas e econômicas elaboradas pelos alemães Karl Marx e Friedrich Engels são conhecidas como marxismo. Segundo Marx, a característica central de qualquer sociedade está no seu modo de produção - escravista, asiático, feudal, capitalista, socialista e primitivo.
Isso varia com a história de cada sociedade e determina as relações sociais entre os homens.
Por meio do processo produtivo, os homens criam as próprias condições de sua existência.
Assim, Marx nega o Estado, as classes sociais e a desigualdade social.
Para ele, a história é o resultado da luta de classes, isto é o conflito entre dominantes e dominados.
Com a criação da sociedade comunista, baseada na igualdade e justiça, esses conflitos desapareceriam.
O capitalismo, para eles, é entendido como um sistema que permite a burguesia acumular capital e os meios de produção - máquinas e matérias-primas - e explorar o proletariado.
Outra concepção é a mais-valia, que é o lucro que fica com o capitalista em detrimento do trabalhador.
Esse conceito é uma denúncia fundamental em Marx, que mostra as desigualdades sociais como são e a falsa ideia de igualdade política e jurídica, que o liberalismo defende.
Por sua vez, o materialismo dialético esclarece que as sociedades e as culturas são estabelecidas pelas suas condições materiais.
Assim, os trabalhadores ficam submissos ao capital e à burguesia.
Enfim, o capitalismo baseia-se na contradição ao explorar quem gera riquezas: o trabalhador.
No que lhe concerne, os trabalhadores unidos levariam esse sistema ao seu fim e derrotariam a burguesia.
IDEOLOGIA, DITADURA DO PROLETARIADO E CAPITALISMO
Uma coisa é certa, Marx elaborou a mais completa teoria acerca da ideologia, isto é um conjunto de ideias, valores, opiniões e crenças, que legitima o poder econômico da classe dominante sobre a classe dominada.
A ideologia oculta a luta de classes ao afirmar que ela não existe, bem como inadmite a desigualdade social.
Portanto, o Estado, para os marxistas, representa, apenas, os interesses da classe dominante.
Para Marx, qualquer forma de governo é uma ditadura de uma classe sobre a outra.
Um conceito bastante polêmico é a ditadura do proletariado, que se caracteriza pela dominação da classe trabalhadora sobre a burguesia.
Isso ocorreria por meio de eleições livres e pacíficas.
Ingenuamente Marx acreditava que isso ia acontecer na América e na Inglaterra.
Tem mais, muitas afirmações feitas por Marx e Engels não se concretizaram: o capitalismo se estabeleceu como sistema dominante.
Muitos países que tentaram implantar o socialismo se tornaram grandes ditaduras: caso de Cuba, Coreia do Norte, Laos e Vietnã.
Finalmente, as críticas de Marx ao capitalismo continuam válidas e bem atuais, bem como suas análises da História.
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1. ''A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e oficial, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada, uma guerra que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em luta. Nas primeiras épocas históricas, verificamos quase por toda parte, uma completa divisão da sociedade em classes distintas, uma escala graduada de condições sociais. Na Roma antiga encontramos patrícios, cavaleiros, plebeus, escravos; na Idade Média, senhores feudais, vassalos, mestres, oficiais e servos, e, em cada uma destas classes, gradações especiais. A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classes. Não fez senão substituir velhas classes, velhas condições de opressão, velhas formas de luta por outras novas. As armas que a burguesia utilizou para abater o feudalismo voltam-se hoje contra a própria burguesia. [...] Os comunistas combatem pelos interesses e objetivos imediatos da classe operária, mas, ao mesmo tempo, defendem e representam no movimento atual, o futuro do movimento. [...] Os comunistas não se rebaixam a dissimular suas opiniões e seus fins. Proclamam abertamente que seus objetivos só podem ser alcançados pela derrubada violenta de toda a ordem social existente. Que as classes dominantes tremam à ideia de uma revolução comunista! Os proletários nada têm a perder a não ser suas algemas. Têm um mundo a ganhar. PROLETÁRIOS DE TODO O MUNDO, UNI-VOS!''
(MARX, Karl e ENGELS, Friedrich, Manifesto do Partido Comunista)
Em relação à filosofia de Marx e seus desdobramentos teóricos e políticos, assinale a alternativa correta.
a) Karl Marx defende a supressão da luta de classes como inevitável para superar o estado constante de exploração da burguesia sobre o proletariado.
b) Para Marx, não é a consciência a determinar a existência, mas a existência a determinar a consciência, as causas últimas do devir histórico não são de natureza ideal ou espiritual, mas materiais, sociais, econômicas e produtivas.
c) Karl Marx entende que os meios culturais determinam a produção econômica de um determinado período histórico.
d) As ideias de Marx consolidaram-se em um movimento apenas teórico, desenvolvido dentro do idealismo alemão que, todavia, não tiveram nenhuma expressão histórica e nenhuma influência na política contemporânea.
e) John Rawls é o filósofo norte-americano que se constitui um legítimo sucessor da ideias de Marx, na medida em que, na sua obra capital, Uma teoria da justiça (1971), apresenta Karl Marx enquanto fundamento teórico contemporâneo para legitimar o liberalismo.
2. CIDADÃO
“Tá vendo aquele edifício, moço, ajudei a levantar.
Foi um tempo de aflição, eram quatro condução,
Duas pra ir, duas pra voltar.
Hoje depois dele pronto, olho pra cima e fico tonto,
Mas chega um cidadão e me diz desconfiado:
Tu tá aí admirado, ou tá querendo roubar.
Meu domingo tá perdido, vou pra casa entristecido,
Dá vontade de beber
E pra aumentar o meu tédio, eu nem posso olhar pro prédio,
Que eu ajudei a fazer.
Tá vendo aquele colégio, moço, eu também trabalhei lá.
Lá eu quase me arrebento, pus massa, fiz cimento,
Ajudei a rebocar.
Minha filha, inocente, vem pra mim toda contente
Pai quero estudar.
Mas me diz um cidadão:
Criança de pé no chão aqui não pode estudar.
Esta dor doeu mais forte.
Porque eu deixei o Norte, eu me pus a me dizer.
Lá a seca castigava, mas o pouco que eu plantava,
Tinha direito de comer.
Tá vendo aquela Igreja, moço, onde o padre diz amém.
Pus o sino e o badalo, enchi minha mão de calo,
Lá eu trabalhei também.
Lá sim, valeu a pena, tem quermesse, tem novena,
E o padre me deixa entrar.
Foi lá que Cristo me disse:
Rapaz, deixe de tolice, não se deixe amedrontar.
Fui eu que criei a terra, enchi os rios, fiz a serra, não deixei nada faltar.
Hoje o homem criou asas, e na maioria das casas,
Eu também não posso entrar”.
(Música “Cidadão”, escrita por Zé Geraldo em 1981.)
Sobre a Mais-Valia, conceito de Karl Marx, o que é correto afirmar?
a) Karl Marx não tematizou a mais-valia e, sim, afirmou que ela era própria do período medieval, quando as pessoas viviam nos feudos medievais.
b) A mais-valia é o lucro que o burguês tem no final do mês, diferença entre receitas e despesas.
c) A mais-valia depende da capacidade administrativa de um proletário, que administra as rendas obtidas
através da exploração do seu empregado burguês.
d) Karl Marx nunca falou em mais-valia e, sim, os marxistas que, equivocadamente, atribuem a Marx o termo.
e) É a diferença entre o valor da força de trabalho e o valor do produto do trabalho, sem a qual não existiria o capitalismo.
3. (Adaptada) ''O Estado não é, portanto, de modo algum, um poder que se impôs à sociedade de fora para dentro; [...] É antes um produto da sociedade, quando esta chega a um determinado grau de desenvolvimento; é a confissão de que essa sociedade se enredou numa irremediável contradição com ela própria e está dividida por antagonismos irreconciliáveis que não consegue conjurar. Mas para que esses antagonismos, essas classes com interesses econômicos colidentes não se devorem e não consumam a sociedade numa luta estéril, faz-se necessário um poder colocado aparentemente por cima da sociedade, chamado a amortecer o choque e a mantê-lo dentro dos limites da ordem. Este poder, nascido da sociedade, mas posto acima dela e se distanciando cada vez mais, é o Estado.''
(ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. In: FIGUEIREDO, V. Filósofos na sala de aula, vol. 2, 2007, p. 132).
A partir do trecho citado e dos seus conhecimentos, assinale o que for ERRADO.
A) O Estado nasce das contradições inerentes à sociedade.
B) O Estado nasce com o objetivo de instaurar a conciliação entre as classes sociais e de acabar com os conflitos políticos.
C) O Estado deve representar, de forma abrangente, os interesses dos grupos de poder hegemônico na sociedade.
D) Os antagonismos das classes sociais podem gerar não somente a destruição da classe oponente, mas também a dissolução da própria sociedade.
E) O Estado coloca-se aparentemente como esfera autônoma em relação à sociedade, mas nunca o é de fato, pois nasce a partir dela.
4.A ideologia torna-se propriamente ideologia quando não aparece sob a forma do mito, da religião e da teologia. Com efeito, nestes, a explicação sobre a origem dos seres humanos, da sociedade e do poder político encontra a causa fora e antes dos próprios humanos e de sua ação, localizando a causa originária nas divindades. A ideologia propriamente dita surge quando, no lugar das divindades, encontramos as ideias: o Homem, a Pátria, a Família, a Escola, o Progresso, a Ciência, o Estado, o Bem, o Justo, etc. Com isso, podemos dizer que a ideologia é um fenômeno moderno, substituindo o papel que, antes dela, tinham os mitos e as teologias. Com a ideologia, a explicação sobre a origem dos homens, da sociedade e da política encontra-se nas ações humanas, entendidas como manifestação da consciência ou das ideias. Assim, por exemplo, julgar que o Estado se origina das ideias de estado de natureza, direito natural, contrato social e direito civil é supor que a consciência humana, independentemente das condições históricas materiais, pensou nessas ideias, julgou-as corretas e passou a agir por elas, criando a realidade designada e representada por elas. Analise as proposições a seguir como VERDADEIRAS ou FALSAS, a partir da(s) função(ões) primordial(is) da ideologia.
I - Ocultar a origem da sociedade.
II - Dissimular a presença da luta de classes.
III - Negar as desigualdades sociais.
IV - Oferecer a imagem ilusória da comunidade originada do contrato social entre homens livres e iguais.
Cabe-nos afirmar que:
a) Somente as proposições I, II e IV são verdadeiras.
b) Somente as proposições I, III e IV são verdadeiras.
c) Somente as proposições I e IV são falsas.
d) Somente as proposições II e IV são falsas.
e) Todas as proposições são verdadeiras.
5. (ADAPTADA) Nas afirmações abaixo, identifique o que for errado a respeito do conceito de classes sociais.
A) Sua utilização visa explicar as formas pelas quais as desigualdades se estruturam e se reproduzem nas sociedades.
B) Para Karl Marx, as relações entre as classes sociais transformam-se ao longo da história conforme a dinâmica dos modos de produção.
C) A afirmação “a história da humanidade é a história das lutas de classes” expressa a ideia de que as transformações sociais estão profundamente associadas às contradições existentes entre as classes
D) A formação de uma classe social, como os proletários, só se realiza na sua relação com a classe opositora, no caso do exemplo, a burguesia.
E) Para Marx as classes sociais definem-se, sobretudo, pelas relações de cooperação que se desenvolvem entre os diversos grupos envolvidos no sistema produtivo.
6. (Modificada) Para Marx, a desigualdade social é resultado:
A) distribuição da riqueza de acordo com o esforço de cada um no desempenho de seu trabalho.
B) divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não-proprietários dos meios de produção.
C) diferenças de inteligência e habilidade inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente.
D) apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contextos históricos, marcados pela igualdade de oportunidade.
E)TSF.
7.Em relação ao conceito de História e de luta de classes em Marx, marque a alternativa correta.
A) A luta de classes movimenta a História na medida em que expressa, no interior da sociedade, o conflito entre forças produtivas e meios de produção.
B) A burguesia constitui o principal motor da História desde a antiguidade, marcando todas as fases do desenvolvimento econômico do mundo ocidental.
C) Destituído dos meios de produção, o proletariado tem papel irrelevante na passagem do capitalismo para o socialismo.
D) O socialismo caracteriza-se pela inversão das relações sociais de produção, de tal modo que o proletariado assumirá o papel histórico da burguesia, e esta o do papel histórico do proletariado.
8. TEXTO 1
A ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros (PT), acusa a polícia e os frequentadores de shoppings de discriminar jovens negros nos “rolezinhos”. “As manifestações são pacíficas. Os problemas são derivados da reação de pessoas brancas que frequentam esses lugares e se assustam com a presença dos jovens.” Para ela, a liminar que autorizou os shoppings a barrar clientes “consagra a segregação racial” e dá respaldo ao que a PM “faz cotidianamente”: associar negros ao crime. (Medo de “rolezinho” é reação de brancos, diz ministra. Folha de S.Paulo, 16.01.2014.)
TEXTO 2
Não se percebia, originalmente, nenhuma motivação de classe ou de “raça” nos rolezinhos. Agora, sim, grupos de esquerda, os tais movimentos sociais” e os petistas estão tentando tomar as rédeas do que pretendem transformar em protesto de caráter político. Se há, hoje, espaços de fato públicos, são os shoppings. As praças de alimentação, por
exemplo, são verdadeiras ágoras da boa e saudável democratização
do consumo e dos serviços. Lá estão pobres, ricos, remediados, brancos, pretos, pardos, jovens, velhos, crianças...
(Reinaldo Azevedo. Rolezinho e mistificações baratas. Folha de S.Paulo, 17.01.2014. Adaptado.)
O confronto dos dois textos permite afirmar que
(A) o texto 1 elogia o caráter democrático da sociedade brasileira,
enquanto o texto 2 assume uma posição elitista.
(B) ambos criticam a manipulação do desejo exercida pela publicidade e pelo marketing na sociedade de consumo.
(C) o texto 1 aborda o tema pelo viés da segregação racial, enquanto o texto 2 critica a manipulação da opinião pública.
(D) ambos tratam os “rolezinhos” como resultado histórico e material da luta de classes na sociedade brasileira.
(E) ambos tratam as manifestações como protestos de natureza ideológica contra os processos de exclusão social.
9. Nos cartazes pendurados na casa habitável, só havia espaço para teses anarquistas e ambientalistas. Anticapitalistas, os Black Blocs defendem uma genérica “solidariedade humana”. Ninguém é considerado traidor se não entrar no quebra-quebra, mas o vandalismo é visto como ato de coragem. Equipamentos como orelhões são quebrados, segundo eles, porque a telefonia é dominada por estrangeiros. Também merecem condenação empreiteiras e multinacionais. Revoltados com a privatização do campo de Libra, incluíram a Petrobras no rol de suas potenciais vítimas. Dizem que queimam as lixeiras públicas nos protestos porque consideram corruptas as concessionárias do serviço. Alguns rejeitam programas sociais, como Bolsa Família, Mais Médicos e ProUni, pois, segundo eles, mascaram as péssimas condições de vida da população e amortecem a revolta. (Por dentro da máscara dos Black Blocs. Época, 01.11.2013.)
Sob o ponto de vista ideológico, a filiação declaradamente anarquista dos Black Blocs justifica-se pela
(A) adesão teórica e prática a doutrinas de natureza nazifascista.
(B) defesa de ideais socialistas favoráveis ao poder do Estado.
(C) utilização do diálogo como principal instrumento político.
(D) defesa dos ideais de liberdade e cidadania da sociedade burguesa.
(E) confrontação dirigida a autoridades e instituições privadas e estatais.
10. Para Karl Marx a história da humanidade é toda ela de exploração dos mais ricos pelos mais pobres. Quais das seguintes categorias fazem parte dos escritos de Marx?
A) Classe, trabalho e totemismo
B) Classe, trabalho e alienação
C) Trabalho, totemismo e feminismo
D) Trabalho, pós-modernidade e alienação
E) Totemismo, feminismo e pós-modernidade
11. O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio, dependem de decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e o lacaio das empresas nacionais e multinacionais (BRECHT, Bertold. O analfabeto político.).
As alternativas abaixo correspondem ao que Brecht denomina de analfabeto político EXCETO:
A) o eleitor que afirma odiar a política.
B) o político analfabeto.
C) a pessoa desinteressada dos acontecimentos políticos.
D) o cidadão que não gosta de participar das decisões políticas.
E) o indivíduo alheio à vida e aos fatos políticos.
12.Marx e Engels operaram uma grande virada na filosofia ao dirigir sua atenção para a situação miserável das classes trabalhadoras, e ao fornecer instrumentos intelectuais de análise e interpretação da sociedade, capazes de modificá-la; entre esses instrumentos estão:
A) A aceitação e ampliação do idealismo de Hegel.
B) A definição do indivíduo por si mesmo, pela sua autonomia, e não pelas suas relações sociais.
C) O materialismo dialético, que afirma que sociedades e culturas são determinadas pelas suas condições materiais.
D) A definição da relação entre economia e sociedade, excluindo as forças produtivas da questão do modo de produção.
E) A doutrina da luta de classes como motor secundário da História, subordinado ao plano oculto da natureza.
13. O Manifesto de 1848, de Marx e Engels, estipula um sentido particular para o termo burguês. A opção que melhor expressa este conceito é:
A) Burguês é toda pessoa que, não tendo necessidade de vender sua força de trabalho para outrem, ou seja, de exercer trabalho assalariado, ainda assim mantém um padrão economicamente elevado.
B) Burguês é aquele que, tendo um ofício, uma profissão, e a exercendo em estabelecimento próprio, explora a mão-de-obra dos aprendizes que, em geral, são oriundos das camadas mais pobres da população.
C) Burguês é sinônimo de detentor do capital, de capitalista que, graças à posse de um capital importante, faz trabalhar apreciável número de assalariados.
D) Burguês é considerado o profissional liberal, dono de alto saber técnico-científico, que atua por conta própria, recebendo somas vultosas pelos serviços prestados.
14. Karl Marx se notabilizou como o cientista social que fundou as bases epistemológicas do Materialismo Histórico a partir das categorias Capital e Trabalho e do método dialético. Segundo o pensador, a história da
humanidade se desenvolve a partir da tensão entre essas duas categorias e todas as formas históricas de sociedade, a partir do comunismo primitivo, expressam em si mesmas uma organização específica do trabalho com vistas à produção de bens e acúmulo de riquezas. Nesse sentido, o capitalismo seria uma das formas sociais que se caracteriza pela organização da produção a partir da relação entre capital e trabalho, de tal modo que os donos dos meios de produção (a burguesia) exploram o trabalho objetivando a obtenção do lucro. A categoria econômica que denota o lucro obtido a partir desse processo de exploração do trabalho é denominada por Karl Marx de
a) expropriação.
b) exploração.
c) capitalismo.
d) mais-valia.
e) comunismo.
15. (Modificada) Para Marx, a desigualdade social é fruto de:
A) distribuição da riqueza de acordo com o esforço de cada um no desempenho de seu trabalho.
B) divisão da sociedade em classes sociais apenas. Decorre, ainda, somente da separação entre proprietários e não-proprietários dos meios de produção.
C) diferenças de inteligência e habilidade inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente.
D) apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contextos históricos, marcados pela igualdade de oportunidades.
E)TSF.
16. Karl Marx e Friedrich Engels são importantes e destacados autores das teses do socialismo científico, cuja proposição se baseou
(A) em apontar e discutir as contradições do capitalismo, a partir da ideia de que seria necessária a ação revolucionária dos trabalhadores.
(B) na perspectiva de que seria urgente a redução do papel do Estado na economia.
(C) em redefinir o movimento sindical, por considerar que ele estaria ultrapassado após a Revolução Russa.
(D) no desenvolvimento e execução de sucessivas reformas em diferentes modelos econômicos, visando ao aperfeiçoamento do Liberalismo.
(E) na difusão da ideia de que a liberdade é um direito natural, portanto, os direitos individuais e de propriedade privada deveriam ser sempre defendidos.
17. (MODIFICADA) Karl Marx, mediante análise dos mecanismos econômicos e sociais do capitalismo, criou uma série de conceitos econômicos, políticos e sociais que foram a base da ideologia socialista. Acerca do Marxismo, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A - O Marxismo defende que os meios de produção sejam controlados pela iniciativa privada, deixando ao Estado a administração das empresas públicas.
B - A luta de classes é resultante do confronto entre dominantes e dominadores.
C - O Socialismo Científico de Marx defendia uma proposta revolucionária para o proletariado.
D - Para Marx, a exploração do operariado ficava evidente no conceito de mais-valia.
18. (MODIFICADA) “Etimologicamente a palavra alienação vem do latim alienare, alienus, ‘que pertence a um outro’. Alius é o outro. Portanto, sob determinado aspecto, alienar é tornar alheio, transferir para outrem o que é seu”. (ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003, p. 45). Em relação à citação, assinale o que for correto.
A) Karl Marx considera que a alienação acontece numa forma de divisão social do trabalho em que o produto do trabalho deixa de pertencer a quem o produziu.
B) Para Ludwig Feuerbach, o homem aliena-se na religião, somente, pois o homem religioso não confere ao ente sobrenatural sua própria essência e qualidades, como se fossem atributos do ser sobrenatural.
C) Autores expoentes da teoria crítica, tais como Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse, afirmam que, na sociedade capitalista, as necessidades são artificialmente estimuladas, apenas, pelos meios de comunicação de massa, os quais levam os indivíduos a consumirem de maneira alienada.
D) A arte abstrata é alienada, pois perpetua os paradigmas da concepção estética clássica, fundamentada nos princípios aristotélicos da mímesis.
E) O taylorismo e o fordismo são formas de organizar o processo de trabalho que permitem acabar com a alienação do trabalhador.
19. Forma de governo cujo poder político, social e econômico estaria centrada nas mãos da classe operária:
a) Plebeísmo
b) Marxismo
c) Ditadura do proletariado
d) Monarquia absolutista
e) Monarquia parlamentarista
20. Conjunto de ideias que criticava a exploração capitalista e defendia a construção do socialismo:
a) Ditadura b) Marxismo c) Czar d) Absolutismo e) Mencheviques
21. (MODIFICADA) Analise os seguintes aspectos:
I Concentração dos meios de produção em um pequeno segmento da população.
II Trabalho realizado por uma massa de trabalhadores assalariados.
III Permanente inovação técnica no sistema de produção.
De acordo com os estudos de Marx, esses são atributos de um sistema de produção
(A) capitalista. (B) alemão. (C) rural. (D) mercantilista. (E) proletário.
22. O conceito mais genérico de ideologia significa o conjunto de ideias, concepções ou opiniões sobre algum tema sujeito a discussão, por exemplo, a ideologia burguesa, a ideologia de um partido político. Historicamente, porém, o conceito de ideologia tem um sentido específico divulgado pelo filósofo e economista:
a) Frederico Nietzsche.
b) Charles Fourier.
c) Robert Owen.
d) Karl Marx.
e) Max Weber.
23. Marx e Engels contrapunham o socialismo utópico à sua própria teoria, o socialismo científico, se preocupando em compreender a dinâmica do capitalismo estudando a fundo a acumulação prévia do capital, a consolidação da produção capitalista e suas contradições, sendo assim, assinale a opção correta quanto a alguns dos princípios básicos que fundamental o socialismo marxista:
A) Teoria da mais-valia, luta de classes e materialismo utópico
B) Teoria do materialismo histórico, luta de classes e teoria reformista
C) Teoria do materialismo dialético, luta de classes e teoria da mais-valia
D) Teoria do materialismo dialético, luta de classes e o paternalismo
E) Nenhuma das alternativas anteriores
24. Karl Marx não foi um sociólogo de formação, mas em muito contribuiu para o estudo da vida social. Assinale a alternativa incorreta a respeito do materialismo histórico.
a) O materialismo histórico teve profunda influência da economia política.
b) O materialismo histórico é uma teoria crítica da realidade social, uma vez que visa apenas descrever a religião como falsa consciência.
c) O materialismo histórico é uma teoria integrada com um projeto político a ser realizado pelo proletariado por meio de uma revolução social.
d) Essa teoria pretende ser uma explicação das sociedades a partir do fator econômico.
e) O materialismo histórico teve forte influência da dialética hegeliana.
25. Para entender o capitalismo e explicar a natureza da organização econômica humana, Marx desenvolveu uma teoria abrangente e universal, que procura dar conta de toda e qualquer forma produtiva criada pelo homem. Os princípios básicos dessa teoria estão expressos em seu método de análise intitulado
(A) Mais-Valia.
(B) Mercadoria.
(C) Materialismo Histórico.
(D) Alienação.
(E) Lucro.
26. (MODIFICADA) O conceito de etnocentrismo é amplamente utilizado nas ciências humanas, em especial na História, na Filosofia e na Sociologia. Assim, assinale a alternativa correta que melhor define esse conceito.
(A) O etnocentrismo é propriedade apenas de uma única sociedade, a nossa, revestiu-se de um caráter ativista e colonizador com os mais diferentes empreendimentos de conquista e destruição de outros povos.
(B)O etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos e nossas definições do que é a existência.
(C)O etnocentrismo procura explicar aspectos da Sociedade e m termos de funções realizadas por instituições e suas consequências para sociedade como um todo.
(D)O etnocentrismo é a teoria filosófica de que todo acontecimento (inclusive o mental) é explicado pela determinação, ou seja, por relações de causalidade.
(E) O etnocentrismo é uma corrente de pensamento nas ciências humanas que se inspirou no modelo da linguística e que apreende a realidade social como um conjunto formal de relações.
27. (Modificada) Em relação ao conceito de História e de luta de classes em Marx, marque a alternativa correta.
A) A luta de classes movimenta a História na medida em que expressa, no interior da sociedade, o conflito entre forças produtivas e meios de produção.
B) A burguesia constitui o principal motor da História desde a antiguidade, marcando todas as fases do desenvolvimento econômico do mundo ocidental.
C) Destituído dos meios de produção, o proletariado tem papel relevante na passagem do capitalismo para o socialismo.
D) O socialismo caracteriza-se pela inversão das relações sociais de produção, de tal modo que o proletariado assumirá o papel histórico da burguesia, e esta o do papel histórico do proletariado.
E)TSF.
28. "Paralelamente às propostas do socialismo utópico, que procuravam conciliar numa sociedade ideal os princípios liberais e as necessidades emergentes do operariado, surgiu o socialismo científico. Mediante a análise dos mecanismos econômicos e sociais do capitalismo, seus ideólogos propunham compreender a realidade e transformá-la." (VICENTINO, C. História Geral. São Paulo: Scipione, 2002, p.298).
A respeito do Socialismo Científico, assinale a alternativa incorreta.
A) Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) foram os formuladores da tese do Socialismo Científico.
B) O texto Manifesto Comunista escrito por Marx e Engels foi o lançamento formal de uma nova proposta de sociedade que pretendia substituir a sociedade capitalista.
C) O Socialismo Científico previa que, após a tomada do poder pela classe operária, seria instalada a ditadura do proletariado e decretada a socialização dos meios de produção.
D) A mais-valia é um conceito utilizado por Karl Marx para designar o valor da riqueza produzida pelo operário além daquilo que o capitalista lhe pagava na forma de salário.
E) O socialismo científico previa que a transformação da propriedade privada em propriedade coletiva ocorreria por meio pacífico, em função do desenvolvimento da ciência.
29. O modo de produção que se caracteriza pela relação entre trabalho assalariado e capital é definido como modo de produção
A) asiático. B) camponês. C) capitalista. D) mercantilista. E) socialista.
30. De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social se explica
a) pela distribuição da riqueza de acordo com o esforço de cada um no desempenho de seu trabalho.
b) pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção.
c) pelas diferenças de inteligência e habilidades inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente.
d) pela apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contextos históricos, marcados pela igualdade de oportunidades.
31. O desenvolvimento da humanidade está associado ao desenvolvimento da tecnologia, pois a aplicação das descobertas humanas na vida das sociedades tornou o trabalho mais fácil e aumentou a produção de bens sociais materiais. Utilizando a periodização tradicional da História, estabeleça a relação entre as características da tecnologia e da produção e o período histórico correspondente, numerando a segunda coluna de acordo com a primeira.
1. Pré-história 2. Idade Antiga 3. Idade Média 4. Idade Moderna 5. Idade Contemporânea
___expressivo desenvolvimento de tecnologias para o aumento da produção de alimentos e instrumentos, tais como: uso de ferradura para animais; rotação de culturas; aproveitamento da energia eólica e hidráulica; avanços na arquitetura e engenharia para a construção das igrejas românicas e góticas; fundação, desenvolvimento e expansão de universidades.
___desenvolvimento da produção industrial e agrícola, com a mecanização das fábricas; invenção de geradores e motores elétricos; utilização de combustíveis derivados do petróleo nas máquinas de combustão interna; transportes em trens, navios a vapor, automóveis e aviões; corrida armamentista e sofisticada tecnologia da morte.
___aperfeiçoamento da tecnologia náutica para os transportes marítimos de longa distância; origens da globalização pela integração de continentes, mercados e populações; invenção da impressão com tipos móveis; desenvolvimento da metalurgia do cobre e da prata para fins econômicos; evolução do conhecimento na direção da ciência experimental.
___utilização de ferramentas e do fogo para melhor sobrevivência e comunicação dos grupos humanos; diversificação da alimentação e maior mobilidade, segurança e coesão social; prática da agricultura e do pastoreio; sedentarização e aumento populacional; criação de núcleos urbanos e utilização de metais.
___obras públicas de engenharia para controle das águas e irrigação de terras destinadas ao aumento da produção de alimentos; urbanização e sociedade mais complexa geradoras de necessidades de construção de templos, grandes edifícios, oficinas artesanais, celeiros e muralhas.
A sequência correta é
(a) 3 - 5 - 4 - 1 - 2.
(b) 2 - 4 - 5 - 3 - 1.
(c) 1 - 3 - 2 - 4 - 5.
(d) 4 - 1 - 3 - 2 - 5.
(e) 5 - 2 - 1 - 4 - 3.
32. “A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e oficial, numa palavra,
opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada, uma guerra que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em luta. Nas primeiras épocas históricas, verificamos quase por toda parte, uma completa divisão da sociedade em classes distintas, uma escala graduada de condições sociais. Na Roma antiga encontramos patrícios, cavaleiros, plebeus, escravos; na Idade Média, senhores feudais, vassalos, mestres, oficiais e servos, e, em cada uma destas classes, gradações especiais. A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classes. Não fez senão substituir velhas classes, velhas condições de opressão, velhas formas de luta por outras novas. As armas que a burguesia utilizou para abater o feudalismo voltam-se hoje contra a própria burguesia. [...] Os comunistas combatem pelos interesses e objetivos imediatos da classe operária, mas, a o mesmo tempo, defendem e representam no movimento atual, o futuro do movimento. [...] Os comunistas não se rebaixam a dissimular suas opiniões e
seus fins. Proclamam abertamente que seus objetivos só podem ser alcançados pela derrubada violenta de toda a ordem social existente. Que as classes dominantes tremam à ideia de uma revolução comunista! Os proletários nada têm a perder a não ser suas algemas. Têm um mundo a ganhar. PROLETÁRIOS DE TODO O MUNDO, UNI-VOS!”
(MARX, Karl e ENGELS, Friedrich, Manifesto do Partido Comunista)
Em relação à filosofia de Marx e seus desdobramentos teóricos e políticos, assinale a alternativa correta.
a) Karl Marx defende a supressão da luta de classes como inevitável para superar o estado constante de exploração da burguesia sobre o proletariado.
b) Para Marx, não é a consciência a determinar a existência, mas a existência a determinar a consciência, as causas últimas do devir histórico não são de natureza ideal ou espiritual, mas materiais, sociais, econômicas e produtivas.
c) Karl Marx entende que os meios culturais determinam a produção econômica de um determinado período histórico.
d) As ideias de Marx consolidaram-se em um movimento apenas teórico, desenvolvido dentro do idealismo alemão que, todavia, não tiveram nenhuma expressão histórica e nenhuma influência na política
contemporânea.
e) John Rawls é o filósofo norte-americano que se constitui um legítimo sucessor da ideias de Marx, na medida em que, na sua obra capital, Uma teoria da justiça (1971), apresenta Karl Marx enquanto fundamento teórico contemporâneo para legitimar o liberalismo.
33. Por todo o globo terrestre, a burguesia busca satisfazer a exigência de um escoamento cada vez mais amplo para seus produtos. Ela precisa se implantar e se expandir por toda parte, estabelecer vínculos onde quer que seja. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto do partido comunista. São Paulo: Penguin Classics/ Companhia das Letras, 2012, p. 47. Atualmente, como é chamado esse fenômeno de expansão do
capitalismo evocado por Marx?
(a) Fundamentalismo
(b) Globalização
(c) Proletarização
(d) Aburguesação
(e) Monetarização
34. (Modificado) Com relação ao materialismo dialético, identifique a resposta correta.
A - O materialismo dialético apresenta enfoque idêntico ao do materialismo histórico quanto à evolução concreta das oposições no decorrer da história.
B - Conforme essa teoria, o desenvolvimento da vida humana individual e social depende totalmente das condições materiais e econômicas.
C - Segundo o entendimento marxista desenvolvido a partir da teoria hegeliana, a expressão social da teoria dialética implica harmonia de classes.
D - De acordo com essa teoria, a vida econômica passa necessariamente por três momentos: tese, antítese e síntese.
E - Exceto a alternativa B, as demais alternativas são falsas.
35. (Modificada) Dentre as preocupações e análises realizadas por Karl Marx (1818-1883), encontramos o interesse pelo homem como ser de relações, social e de produção. Marx afirmou que "a vontade do capitalista é certamente de ficar com o mais possível. O que temos de fazer não é falar acerca da sua vontade, mas de inquirir do seu poder, dos limites desse poder e do caráter desses limites". (MARX, Karl. Salário, Preço e Lucro. São Paulo: Editora Moraes, 1985, p.11)
A obra de Marx, consagrada - mais importante - pela análise que faz da sociedade capitalista, é
a) A Ideologia Alemã.
b) A Capacidade Política da Classe Operária.
c) A Miséria da Filosofia.
d) Para a Crítica da Economia Política.
e) O Capital.
36. O pensador Karl Marx, consagrado por sua análise do sistema capitalista, escreveu várias obras. Qual das obra abaixo NÃO é de autoria de Marx?
a) O Capital.
b) Para a Crítica da economia política.
c) Teses sobre Feuerbach.
d) O arco e a lira.
e) Liberdade de imprensa.
37. Para a construção de sua teoria, Karl Marx parte de um conceito estruturante sobre as sociedades. Assinale-o.
(A)Os homens têm de, inicialmente, transformar a natureza, ou seja, comer, construir abrigos, fabricar utensílios etc., sem o que não poderiam existir como seres vivos. Para isso, estabelecem relações sociais entre si para utilizar os meios de produção e transformar a natureza.
(B) A sociedade é um conjunto de normas de ação, pensamento e sentimento que não existem apenas na consciência dos indivíduos, mas que são construídas exteriormente, isto é, fora das consciências individuais.
(C)Podemos compreender a sociedade a partir de ações individuais reciprocamente referidas, ou seja, as ações que o indivíduo pratica orientando-se pela ação de outros.
(D) A sociedade precisa ser interpretada na sua teia de significados. A tarefa do pesquisador é ter “o entendimento do entendimento”, traduzir símbolo, significado, concepção, forma, texto, cultura, para que se possa determinar a razão pela qual este ou aquele povo faz aquilo que faz.
(E) A sociedade é formada por indivíduos plurais produzidos e produtores de relações sociais variadas.
38. (Modificada) Para Karl Marx (1818-1883), a compreensão das sociedades exige o conhecimento e a compreensão dos modos de produção, - isto é primitivo, escravista, asiático, feudal, capitalista, socialista, - que foram se constituindo e se modificando no decorrer da história das diferentes sociedades. Assinale a alternativa que NÃO apresenta o pensamento do autor.
[A]Na produção social da sua existência, os homens entram em relações determinadas, necessárias e independentes de sua vontade: essas relações de produção correspondem a um grau determinado das forças produtivas.
[B]O conjunto das relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base real sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem formas sociais de consciência.
[C]O Estado não é um poder que se impôs à sociedade de fora para dentro, tampouco é a realidade da ideia moral, nem a imagem e a realidade da razão; é um produto da sociedade, quando esta chega a um determinado grau de desenvolvimento.
[D] A história das sociedades ocorre em um processo linear e contínuo e o processo de transformação social ocorre de forma gradual e harmônica, mantendo a ordem e o progresso social.
39. Karl Marx, na busca para denunciar as desigualdades sociais contra a falsa ideia política e jurídica defendida pelos liberais, desenvolveu um dos principais conceitos de sua teoria, o de classes sociais. Com relação às afirmações relacionadas a esse conceito, analise os itens a seguir e indique a opção correta.
I- Trata-se de duas classes sociais (burgueses e proletários), sendo que a relação entre elas é de antagonismo e exploração.
II- Refere-se aos proprietários e não proprietários dos meios de produção. III- Trata-se de duas classes independentes que vivem em constante conflito.
IV- São duas classes que apresentam interesses comuns visando ao aumento da produção.
A) Os itens I, III e IV estão corretos.
B) Os itens I, II e III estão corretos.
C) Apenas o item II está correto.
D) Os itens III e IV estão corretos.
E) Todos os itens estão corretos.
40. Procurando entender o papel da população marginalizada nas grandes cidades para o processo de desenvolvimento do modo de produção capitalista, Karl Marx criou o conceito de “exército industrial de reserva”. Segundo esse conceito marxista, assinale a alternativa correta.
A) Segundo Marx, a população desempregada ou subempregada que vivia na pobreza junto aos grandes centros industriais representaria uma força de manobra na constante luta entre trabalho e capital.
B) Segundo Marx, a população empregada que vivia na riqueza junto aos grandes centros industriais representaria uma força de manobra na constante luta entre trabalho e capital.
C) Segundo Marx, a população empregada e desempregada que vivia na riqueza junto aos grandes centros industriais representaria uma força de manobra na constante luta entre trabalho e capital.
D) Segundo Marx, a população escrava negra que vivia na pobreza junto aos grandes centros industriais representaria uma força de manobra na constante luta entre trabalho e capital.
E) Segundo Marx, a população burguesa que vivia na riqueza junto aos grandes centros industriais representaria uma força de manobra na constante luta entre trabalho e capital.
41. No que tange à concepção do Estado em Karl Marx, assinale a opção correta.
a) O Estado burguês regula as relações de produção, constituindo uma instância de proteção da parte mais débil da relação: os trabalhadores.
b) O Estado burguês constitui uma estrutura de poder que concentra, resume e põe em movimento a força política da classe dominante.
c) O Estado burguês constitui um princípio de universalidade e racionalidade.
d) O Estado burguês constitui uma instância para além dos interesses particulares.
e) O Estado burguês constitui uma esfera positiva da sociabilidade humana.
Analise os seguintes aspectos:
I Concentração dos meios de produção em um pequeno segmento da população.
II Trabalho realizado por uma massa de trabalhadores assalariados.
III Permanente inovação técnica no sistema de produção.
De acordo com os estudos de Marx, esses são atributos de um sistema de produção
(A) mercantilista.
(B) alemão.
(C) rural.
(D) capitalista.
(E) proletário.
42. "Paralelamente às propostas do socialismo utópico, que procuravam conciliar numa sociedade ideal os princípios liberais e as necessidades emergentes do operariado, surgiu o socialismo científico. Mediante a análise dos mecanismos econômicos e sociais do capitalismo, seus ideólogos propunham compreender a realidade e transformá-la." (VICENTINO, C. História Geral. São Paulo: Scipione, 2002, p.298). A respeito do Socialismo Científico, assinale a alternativa incorreta.
A) Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) foram os formuladores da tese do Socialismo Científico.
B) O texto Manifesto Comunista escrito por Marx e Engels foi o lançamento formal de uma nova proposta de sociedade que pretendia substituir a sociedade capitalista.
C) O Socialismo Científico previa que, após a tomada do poder pela classe operária, seria instalada a ditadura do proletariado e decretada a socialização dos meios de produção.
D) A mais-valia é um conceito utilizado por Karl Marx para designar o valor da riqueza produzida pelo operário além daquilo que o capitalista lhe pagava na forma de salário.
E) O socialismo científico previa que a transformação da propriedade privada em propriedade coletiva ocorreria por meio pacífico, em função do desenvolvimento da ciência.
43. (Modificada) ''Em 1848, a Europa foi varrida por uma nova onda de revoluções que, pela primeira vez, contaram com ativa participação política da classe operária. Nesse ano, enquanto o continente era sacudido pela ‘primavera dos povos’, ocorreu a publicação do Manifesto Comunista, assinalando o surgimento do socialismo científico, cujos fundadores foram Karl Marx e Friedrich Engels. A passagem do socialismo utópico para o científico representou a passagem da infância para a maturidade política do proletariado industrial.'' (MELLO, L. I. A. & COSTA, L. C. A. História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Scipione, 1993).
Em relação ao Manifesto Comunista, de Marx e de Engels, assinale o que for correto.
01) Marx e Engels combatiam a sociedade capitalista apelando para que os burgueses abrissem mão de suas propriedades e organizassem uma sociedade socialista.
02) Marx e Engels afirmavam que a divisão da sociedade em classes seria determinada por fatores de ordem econômica e, sobretudo, pela existência da propriedade privada. Os interesses econômicos antagônicos estavam na base do conflito entre as classes sociais, e essa luta, por sua vez, constituiria a força motriz das grandes transformações históricas.
03) Segundo Marx e Engels, a história é a história das lutas de classes, que, na sociedade capitalista, caracteriza-se pelo antagonismo social entre a burguesia industrial e a nobreza encastelada, ávida para reconquistar sua condição de classe dominante.
04) Marx e Engels escreveram o Manifesto Comunista com o objetivo de mostrar ao mundo que existia uma teoria consolidada que propunha o fim da propriedade privada dos meios de produção.
05) Marx e Engels entendiam que a construção da nova sociedade passaria necessariamente por uma revolução que faria a destruição violenta da burguesia e promoveria a socialização dos meios de produção.
06) O socialismo científico previa que a transformação da propriedade privada em propriedade coletiva ocorreria sem luta.
A resposta correta é:
(a) 7 (b) 24 (c) 26 (d)14 (e)11 (f)TSF.
44. Karl Marx, mediante análise dos mecanismos econômicos e sociais do capitalismo, criou uma série de conceitos econômicos, políticos e sociais que foram a base da ideologia socialista. Acerca do Marxismo, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A - O Marxismo defende que os meios de produção sejam controlados pela iniciativa privada, deixando ao Estado a administração das empresas públicas.
B - Para Marx, a exploração do operariado ficava evidente no conceito de mais-valia.
C - O Socialismo Científico de Marx defendia uma proposta revolucionária para o proletariado.
D - Para a Revolução Socialista, o comunismo representaria o fim das desigualdades econômicas e sociais.
45. (Modificada) ''As teses apresentadas por Marx e Engels levaram a uma total modificação do caminho que vinha sendo percorrido pelas ideias socialistas e constituíram a base do socialismo moderno''. (SPINDEL, Arnaldo. O que é Socialismo. São Paulo: Brasiliense: 1984, p. 28).
Assinale a alternativa que NÃO caracteriza os princípios básicos do Marxismo, também denominado de "Socialismo Científico”:
A) Teoria da mais-valia
B) Teoria do materialismo histórico e dialético
C) Teoria da luta de classes
D) Teoria da ideologia
E) Teoria da livre concorrência
F) TSV.
46. De acordo com o pensamento de Karl Marx sobre o capitalismo, afirma-se que
a) na mudança social as principais fontes são as ideias e os valores dos seres humanos.
b) o processo de acumulação do capital depende exclusivamente do capital, ou seja, de qualquer bem material que possa ser investido ou utilizado para produzir bens futuros.
c) o sistema de produção capitalista divide a sociedade em duas classes distintas: a dos proprietários e a dos não proprietários das ferramentas de trabalho ou dos meios de produção.
d) o sistema de produção capitalista gera igualdade entre classes.
e) as condições materiais não determinam as relações dos indivíduos na vida em sociedade.
47. Identifique a alternativa que corresponde ao conceito de ideologia desenvolvido por Karl Marx.
a) A ideologia é uma forma de mascarar ou ocultar as contradições sociais e a dominação. A ideologia não tem história, pois no lugar da história real é colocada uma história imaginária.
b) A ideologia é o conjunto de representações que apresenta a realidade tal qual ela é, tornando o processo de dominação visível aos dominados.
c) A ideologia corresponde às ideias predominantes em determinada sociedade, logo expressa a realidade tal qual ela é na sua objetividade.
d) A ideologia resulta da percepção completa do funcionamento da sociedade, assumindo caráter positivo de verdadeira consciência.
e) Constitui um corpo não sistematizado de normas e representações que nos ensinam a pensar e agir em sociedade.
48. O materialismo histórico dialético é o método de análise da sociedade criado por Karl Marx, um dos clássicos da Sociologia. A respeito desse método, é possível afirmar que
a) o materialismo explica que as condições materiais de existência não são fatores determinantes para o modo de ser e pensar de cada um.
b) a sociedade e a política surgem da ação da natureza e não da ação concreta dos seres humanos no tempo.
c) o materialismo explica que são as relações sociais de produção que determinam o modo de ser e pensar de cada indivíduo. É um modo histórico, já que a sociedade e a política surgem da ação concreta dos seres humanos no tempo.
d) a História é um processo contínuo e linear, logo a realidade é estática e o movimento da história possui uma base material e econômica, mas não obedece a um movimento dialético.
e) a base material ou econômica constitui a “superestrutura” da sociedade, que exerce influência direta na “infraestrutura” da sociedade, ou seja, nas instituições jurídicas, políticas e ideológicas.
49. Tomando para a escola os pensamentos de Karl Marx, o que torna o aluno um ser alienado em seu processo de aprendizagem, tanto quanto o trabalhador na sua relação de trabalho, é a:
a) conscientização de sua classe social.
b) separação entre o pensar e o agir.
c) reflexão sobre o seu papel na sociedade.
d) apropriação de conhecimento.
e) formação progressista.
50. Com base no materialismo histórico de Karl Marx, o estudo da sociedade deve ter como ponto de partida
(A) uma ideia ou conceito previamente fixado pelo pesquisador.
(B) o entendimento das intenções subjetivas dos atores sociais.
(C) as ideias da classe dominante e sua relação de dominação com a sociedade.
(D) a análise das relações do homem com a natureza e das relações entre homens na atividade produtiva.
(E) o comportamento humano diante dos problemas nascidos nas relações familiares.
51. Sobre a teoria sociológica de Karl Marx e Friedrich Engels, podemos afirmar os seguintes pressupostos, EXCETO
(A) O marxismo afirma-se e está edificado no pensamento econômico liberal burguês.
(B) O conhecimento e a ciência devem assumir um papel político, absolutamente crítico em relação ao capitalismo.
(C) O conhecimento e a ciência devem ser um instrumento de compreensão e de transformação radical da sociedade.
(D) O marxismo afirma-se como crítica radical à sociedade capitalista, buscando orientar a crítica e a luta revolucionária pelo fim da sociedade burguesa.
52. Em 1848, foi editada uma obra de Karl Marx e Friedrich Engels em que os autores difundiram as bases políticas e ideológicas da chamada "Luta de Classes." Trata-se do livro:
(a) Manifesto do Partido Comunista, no qual os autores conclamam os trabalhadores a se unirem para derrubar a burguesia e o capitalismo, por meio de uma revolução.
(b) A Origem da Família, da Propriedade e do Estado, que definiu o conceito de comunas e soviets.
(c) 18 Brumário, obra que retrata o retorno do sistema imperial na França após o Governo do Diretório.
(d) Manifesto do Partido Comunista, no qual os autores conclamam os trabalhadores a se unirem para implantar o socialismo na Rússia por meio de uma revolução.
(e) A Origem da Família, da Propriedade e do Estado, que definiu o conceito de comunismo.
SAIBA MAIS! AS QUESTÕES ACIMA SÃO DE IMPORTANTES UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, ENEM, CADERNO DO ALUNO, ETEC, CURSINHOS E CONCURSOS PÚBLICOS.