A Guerra de Canudos e a opressão social
Há 117 anos, terminava um dos mais sangrentos conflitos em terras brasileiras. A guerra de Canudos (BA). Esse conflito aconteceu entre o fim da monarquia e o início da República. Na verdade, a tragédia de Canudos está candente em nossa memória...
Com o fim da escravidão (1888) e a proclamação da República (1889), a situação social no campo não mudou. No Nordeste predominava o latifúndio e a figura do coronel opressor. Some-se a isso, as secas terríveis e a total falta de perspectiva de vida. Nas demais regiões brasileiras, a situação não era tão diferente como se imagina.
Um pouco de história: é nesse contexto que surgiu os movimentos religiosos de caráter milenarista, entre eles, - Canudos (1893-97) e Contestado (1912-16) - que prometiam a transformação das condições vigentes estabelecendo um reino de abundância, igualdade e justiça social. Um dado importante: movimentos milenaristas surgiram, também, em outras partes do mundo.
Esse movimento foi liderado pelo líder messiânico Antônio Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, que atraiu 20 mil seguidores. Conselheiro percorreu o sertão pregando a renovação espiritual e a reconstrução de igrejas.
O MASSACRE DO ARRAIAL
Com a República vieram novos impostos municipais, o casamento civil e a secularização dos cemitérios. O beato Conselheiro se revoltou contra essa situação. Ele e seus seguidores se instalaram em Canudos. Nesse local, a qualidade de vida era muito melhor. Por exemplo, havia escolas e um forte comércio. Com o tempo, a elite dominante - Igreja, coronéis e políticos - via a liderança do beato como ameaça à ordem local. Outra coisa, para o beato a República era o cão. Demônio. Ele considerava a República um grande mal. Mais ainda, não se admitia a corrupção e a bandidagem entre os canudenses.
Dessa forma, a camada dominante, a Igreja, os coronéis e os políticos, exigiu uma ação dura do presidente Prudente de Morais (1841-1902) contra os canudenses. Tem início a repressão que contou com o envio de três expedições - formadas por policiais e contingentes do Exército - para vencer os sertanejos, que foram rotulados de fanáticos e atrasados. As três forças governamentais foram derrotadas. Mais: foram acusados pelo governo republicano de serem monarquistas.
Por fim, uma quarta expedição militar foi enviada e derrotou os canudenses. Para isso usou aviões de guerra, canhões e metralhadoras. Pois bem, não se pode esquecer que os sertanejos não tinham essas armas para lutar. Cerca de 25 mil pessoas morreram. Conselheiro morreu aos 67 anos, em 22 de setembro de 1897.
E tem mais, o massacre que aconteceu em Canudos nada tem de banal. O fato é que o derramamento de sangue poderia ter sido evitado... Ao contrário do que se pensa, ainda hoje, o Arraial de Canudos não era um refúgio de criminosos e bandidos. Essa triste tragédia da Primeira República foi relatada por Euclides da Cunha, na obra ''Os Sertões'', que foi correspondente do jornal ''O Estado de S. Paulo''. (Prof. Ricardo Santos)
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1. A Rebelião de Canudos foi fruto:
a) Do fanatismo religioso de populares sem condições econômicas de subsistência
b) Do desejo de restaurar a monarquia portuguesa no Brasil
c) Da conspiração de grupos conservadores
d) Da organização de grupos de jagunços no sertão
e) NDA.
2. Os vaqueiros e os peões do interior escutavam o Conselheiro em silêncio, intrigados, atemorizados, comovidos... Alguma vez, alguém o interrompia para tirar uma dúvida. Terminaria o século? Chegaria o mundo ao ano 1900? Ele respondia (...) Em 1896, mil rebanhos correriam da praia para o sertão e o mar se tornaria sertão e o sertão mar (...). Mario Vargas Llosa
O carismático Antônio Conselheiro, de que fala o texto acima, liderou a Revolta de Canudos em 1897. Podemos apontar como principais fatores da revolta:
a) o crescimento e a modernização da economia nordestina.
b) o apoio incondicional do sertanejo à Monarquia.
c) a impossibilidade de adaptação do sertanejo aos valores republicanos.
d) o abandono em que vivia o sertanejo, o coronelismo e a luta pelo acesso à terra.
e) a oposição contra a Igreja Católica, aliada dos monarquistas.
3.Entre o final do século XIX e o início do XX, ocorrem no Brasil duas revoltas sociais que, embora em pontos diferentes do país, eram fruto das mesmas condições e reflexos da situação política da República Velha em relação às massas oprimidas e sem perspectivas de mudanças. Canudos e Contestado tinham em comum:
a) O fato de serem ambas lideradas pela oposição monarquista, interessada em tomar o poder.
b) O abandono destas sociedades rurais arcaicas, aliado ao fanatismo religioso, como forma de fugir à miséria e opressão.
c) O apoio dado pela Igreja a estes movimentos, combatendo as posições do governo.
d) Representavam camadas urbanas não integradas ao processo político.
e) A resistência até o fim, em ambas as revoltas, apesar de todo o esforço do governo em evitar o massacre final.
4. “Viu a república com maus olhos e pregou, coerente, a rebeldia contra as novas leis. Assumiu desde 1893 uma feição de combate inteiramente nova [...] Ao surgir essa novidade (editais para a cobrança de impostos que visavam a autonomia municipal) Antônio Conselheiro estava em Bom Conselho. Irritou-o a imposição; e planeou revide imediato. Reuniu o povo num dia de feira e, entre gritos sediciosos e estrepitar de foguetes, mandou queimar as tábuas numa fogueira, no largo [...] pregou abertamente a insurreição contra as leis." (CUNHA, Euclides da. Os Sertões. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1968. p. 133)
Considerando a citação acima referente à Revolta de Canudos, é INCORRETO afirmar sobre esse movimento:
A) Os habitantes de Canudos foram totalmente massacrados pelo Exército Brasileiro, que apresentou a matança como um ato de saneamento contra as forças do atraso e do fanatismo.
B) O estopim do movimento foi a construção de uma ferrovia que ligaria Bahia a Pernambuco. Os sertanejos que viviam nestas terras foram expulsos e a repressão do Exército foi brutal, e após quase três anos de conflitos, cerca de 9 mil militares e civis encontravam-se entre mortos, feridos, desaparecidos e desertores.
C) Tratou-se de um movimento messiânico, isto é, o “combustível ideológico” que alimentou a reação sertaneja contra a estrutura agrária do sertão.
D) Para Euclides da Cunha, que acompanhou o conflito armado na condição de jornalista e retratou uma contundente denúncia sobre o massacre dos sertanejos, Canudos foi, antes de tudo, uma revolta social.
5.O livro ''Os Sertões'', de Euclides da Cunha, constitui um importante documento de época, sendo considerado uma das obras mais importantes do Pré-modernismo brasileiro. Seu enredo tem como referente histórico
a) a Revolta dos Emboabas, confronto travado pelo direito de exploração das jazidas de ouro nas Minas Gerais.
b) o Tenentismo, resultante de rebeliões de jovens oficiais de pequena e média patente do Exército Brasileiro.
c) a Guerra de Canudos, movimento liderado por Antônio Conselheiro e sufocado pelo Exército Brasileiro.
d) A Guerra do Contestado, uma disputa de terras em que se envolveram sertanejos, imigrantes e nordestinos.
6. Os movimentos messiânicos brasileiros, como Canudos e Contestado, ocorreram entre o final do século XIX e início do XX. Sobre esses movimentos, considere as seguintes afirmativas:
1. Foram movimentos de resistência social, liderados pelos anarquistas de origem italiana.
2. Foram movimentos baseados na religiosidade popular, como reação à laicização do estado brasileiro imposta pela proclamação da República.
3. Foram movimentos religiosos liderados pela Igreja Católica, contrária às reformas políticas do estado brasileiro.
4. Foram movimentos relacionados à disputa pelo poder local e à luta pela terra, acirrados pelas reformas impostas pelo regime republicano.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
c) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
e) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
7.Sobre os movimentos como Cangaço, Canudos, Guerra do Contestado, assinale a alternativa mais correta:
a) Foram resultado da concentração de terras e baixas condições de vida.
b) Eram monarquistas e lutavam contra a concentração de terra e baixas condições de vida
c) Todos foram extintos na Era Vargas
d) Foram resultado da concentração de terras, baixas condições de vida, todos foram reprimidos violentamente.
e) Foram resultado da concentração de terras, baixas condições de vida, e todos foram extintos na Era Vargas.
8.“Não é por acaso que as autoridades brasileiras recebem o aplauso unânime das autoridades internacionais das grandes potências, pela energia implacável e eficaz de sua política saneadora [...]. O mesmo se dá com a repressão dos movimentos populares de Canudos e do Contestado, que no contexto rural [...] significavam praticamente o mesmo que a Revolta da Vacina no contexto urbano”. Nicolau Sevcenko. A revolta da vacina. De acordo com o texto, a Revolta da Vacina, o movimento de Canudos e o do Contestado foram vistos internacionalmente como
a) provocados pelo êxodo maciço de populações saídas do campo rumo às cidades logo após a abolição.
b) retrógrados, pois dificultavam a modernização do país.
c) decorrentes da política sanitarista de Oswaldo Cruz.
d) indícios de que a escravidão e o império chegavam ao fim para dar lugar ao trabalho livre e à república.
e) conservadores, porque ameaçavam o avanço do capital norte-americano no Brasil.
9. No texto, o autor descreve a retirada da tropa que tinha sido comandada pelo Cel. Antonio Moreira Cesar, morto em combate, um dos episódios de um violento conflito ocorrido no início do período republicano, no nordeste brasileiro, entre tropas legalistas e os seguidores de Antônio Conselheiro. Assinale a alternativa que identifica o conflito.
a. Revolta do quilo.
b. Revolta dos Munkers.
c. Guerra dos Böers.
d. Guerra dos Mascates.
e. Guerra dos Canudos.
10. Aponta-se a similitude da Guerra de Canudos com o Movimento dos Sem Terra (MST), tanto que alguns acampamentos foram batizados de “Antonio Conselheiro” (Mato Grosso) e “Nova Canudos” (Goiás). Observando pelo viés econômico, vamos concordar com esta semelhança, pois ambos os movimentos representam a luta contra a desigualdade social. Contudo, existem certas diferenças, como:
(A) O Belo Monte era regido por várias religiões, sendo Conselheiro o principal líder religioso, o que não ocorre com o MST, que tem apenas no pentencostalismo o principal elo de coesão social.
(B) Os moradores de Canudos faziam trabalhos assistencialistas em todo o sertão nordestino, enquanto os trabalhadores rurais do MST não comungam dessa prática social.
(C) Enquanto os conselheiristas ficavam isolados em sua cidadela, o MST vai ocupando terras, organizando protestos, penetrando ativamente na sociedade nacional.
(D) Enquanto os conselheiristas reivindicavam imediatamente a solução do problema da terra no sertão baiano, os trabalhadores do MST aguardam a salvação da alma.
11.Durante a Primeira República (1889-1930) ocorreram alguns movimentos sociais no campo. Entre eles podemos destacar:
(A) A Revolta da Vacina e a Revolta da Chibata ocorridas na cidade do Rio de Janeiro em 1904 e 1910, respectivamente.
(B) A Revolta dos Farrapos e a Revolta Federalista, ambas ocorridas no Rio Grande do Sul em 1894.
(C) A Revolta de Canudos (1896-1897) e a Guerra do Contestado (1912-1916).
(D) A Revolta do Vintém e a Revolta da Marinha, ocorridas na cidade do Rio de Janeiro em 1880.
(E) A Revolta da Marinha e a Revolta Federalista, ambas ocorridas no Rio de Janeiro em 1894.
12. No ano de 2009 ocorre o centenário de morte de Euclides da Cunha, cuja obra-prima, Os Sertões, de 1902, é segundo Antônio Houaiss, "um livro inigualável pelo seu tema, de rara beleza e singular objetividade. É um painel do Brasil - gentes, terras, viver cotidiano na guerra e na paz".
Em Os Sertões, Euclides da Cunha retrata um momento histórico de caráter messiânico ocorrido no sertão da Bahia durante a República Velha. Este momento histórico trata-se:
a) da Revolta da Chibata.
b) da Guerra de Canudos.
c) da Revolta da Vacina.
d) do Cangaço.
e) da Guerra do Contestado.
13. As transformações na estrutura econômica, política e social do Brasil entre o final do século XIX e início do XX provocaram uma série de manifestações de resistência no campo. Dentre elas, podemos citar os episódios da Revolta dos Mucker (1874), de Canudos (1893-1897) e do Contestado (1912). Sobre esses levantes, é correto afirmar:
a) Os movimentos de Canudos e do Contestado pregavam a volta do regime monárquico, pois representavam os interesses conservadores das oligarquias insatisfeitas com a República e com o fim da escravidão;
b) O movimento do Contestado tinha como um de seus motivos a disputa de terras entre os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
c) Esses movimentos colocaram efetivamente em perigo a ordem política constituída no Brasil, razão pela qual foram violentamente perseguidos e sufocados pelas forças legais do governo;
d) Estes movimentos tiveram forte caráter messiânico, o que prova a presença e interferência da Igreja Católica junto a população carente, impregnada de religiosidade popular;
e) Uma das razões principais que contribuíram para a eclosão desses movimentos foi a situação de exclusão e marginalidade das populações pobres que viviam na periferia das cidades, no interior do país e nos sertões, dada a ineficiência da atuação do poder público nessas regiões.
14. A República representou o fim do ‘unitarismo’ do Império, imposto pela Constituição de 1824, que estabelecia limite à autonomia regional. O princípio federalista consagrado em 15 de novembro de 1889 permitiu que diversas oligarquias, até então submetidas ao poder imperial, ascendessem ao poder, no âmbito regional. A constituição dessas oligarquias locais ao longo da República Velha deu lugar a dois grandes movimentos sociais no campo, denominados:
A) Canudos, na Bahia, e Contestado, em Santa Catarina
B) Revolta dos Males, na Bahia, e a Cabanagem, no Pará
C) Farroupilha, no Rio Grande do Sul, e Canudos, na Bahia
D) Sabinada, na Bahia, e Contestado, em Santa Catarina
E) Canudos, no Pará, e Contestado, em Santa Catarina
15. As obras literárias “O Sertões”, do brasileiro Euclydes da Cunha (1866-1909) e a “A Guerra do Fim do Mundo”, do peruano Jorge Mário Vargas Llosa (1936) inspiram-se em um acontecimento significativo da história do Brasil, ocorrido no interior do país no final do século XIX. Qual das alternativas abaixo indica, CORRETAMENTE, o acontecimento mencionado?
a) A Guerra do Paraguai (1864-1870).
b) A Guerra de Canudos (1896-1897).
c) A Guerra do Pacífico (1879-1883).
d) A Conquista do Deserto, que estabeleceu o domínio argentino sobre a Patagônia (1870).
e) A Guerra dos Bôeres na atual África do Sul (1880-1881 e 1889-1902).
16. São movimentos sociais ocorridos no período da República Velha, exceto:
a) Canudos.
b) Intentona Comunista.
c) Cangaço.
d) Revolta da Vacina.
e) Contestado.
17. Novos estudos apontam que os movimentos sociais no campo, ao longo da História do Brasil, são marcados tanto pela luta à terra como pela religiosidade popular. Alguns deles são denominados de messiânicos, e caracterizavam-se pela crença na vinda de“um messias” ou de algum emissário que ajudaria a acabar com a opressão e instaurar uma nova ordem. Enquanto ainda havia terras livres e vigorava o trabalho escravo não se fazia necessário, para o camponês ou pequeno posseiro, lutar pela posse da terra e pela subsistência de suas famílias. Acrescentando a essa questão as transformações na forma de posse da terra e das relações de trabalho, vão eclodir alguns movimentos, em diferentes espaços, durante o Império e também na República já implantada. São exemplos desses movimentos:
A) Contestado (PR/SC); Mucker (RS); Emboabas (MG).
B) Canudos (BA); Contestado (PR/SC); Emboabas (MG).
C) Mucker (RS); Juazeiro (CE); Emboabas (MG).
D) Mucker (RS); Canudos (BA); Contestado (PR/SC).
E) Canudos (BA); Juazeiro (CE); Emboabas (MG).
18. (Adaptada) A Guerra de Canudos, de 1896 a 1897, foi um dos principais conflitos que marcaram o início do período republicano no Brasil. Os prisioneiros são sobreviventes dessa guerra, sertanejos vítimas de exclusão social e política. Os fatores responsáveis por essa exclusão, naquele contexto, foram:
(A) latifúndio - coronelismo
(B) desemprego - reação monarquista
(C) crise agrícola - sincretismo religioso
(D) êxodo rural - voto de cabresto
19. “A chamada Guerra de Canudos, Revolução de Canudos ou Insurreição de Canudos foi o confronto entre um movimento popular de fundo sociorreligioso e o Exército da República, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos.” A Guerra de Canudos ocorreu no interior de qual estado brasileiro?
A) Bahia.
B) São Paulo.
C) Minas Gerais.
D) Espírito Santo.
E) Rio Grande do Sul.
20. No Brasil, a República liberal ganhou um aspecto apenas formal,
pois o sistema oligárquico, que determinava o perfil da nossa organização política e social, excluía da participação política enorme número de pessoas. Vivendo na pobreza e não encontrando mecanismos
institucionais para expressar suas insatisfações, diversos setores
da população urbana e rural se manifestaram por meio de revoltas e protestos, assim:
I. Os movimentos rurais que despontaram durante a Primeira República resultaram das pressões e da exploração do coronelismo, sem haver nenhuma atitude do Estado para garantir a sobrevivência da população rural mais pobre.
II. A crise econômica e social nordestina deu origem ao aglomerado de Canudos.
III. O movimento de Canudos não contestava a secular dominação dos grandes proprietários sobre a população do camponeses sem terra.
IV. O único fator a atrair os sertanejos para Canudos foi o misticismo.
V. O deslocamento de milhares de pessoas para Canudo privou as fazendas de mão de obra, levando o governo da Bahia a enviar tropas contra o arraial.
Verifica-se que são verdadeiras,
A) I, III e V.
B) II, IV e V.
C) I, II e V.
D) I, II e III.
E) II, III e V.
21. Foi ponto de chegada dos portugueses no Brasil, começa a ser povoada oficialmente em 1534. O primeiro governador-geral, Tomé de
Souza, funda em 1549, a primeira capital do país. No século XVII, é atacada por ingleses e holandeses, que são expulsos pelos portugueses.
Mantém intenso comércio com a Europa e a África. Com a República, vive graves incidentes políticos, como a Guerra de Canudos.
De qual estado da Federação de que fala o texto?
(A) Acre.
(B) Amazonas.
(C) Bahia.
(D) Alagoas.
(E) Amapá.
22. ''A comunidade livre de Belo Monte representava uma alternativa ao tradicional regime de exploração a que estavam submetidos, há séculos,
as populações sertanejas, sendo, assim, a sua existência vista como uma ameaça pelos poderosos. Ademais, o sertanejo que o liderava criticava abertamente a ordem republicana''. Podemos identificar o texto acima como um conflito que envolveu a população sertaneja do interior do Nordeste e que é conhecido como:
A) Revolta da Armada;
B) Revolução Federalista;
C) Revolta do Contestado;
D) Guerra de Canudos.
23. "Canudos" não se rendeu. Exemplo único em toda história,
resistiu até o esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho , dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente 5.000 soldados. (Euclides da Cunha. Os Sertões)
(Francisco de Assis Silva. História do Brasil. São Paulo: Moderna,
1992. p. 222)
Sobre a destruição descrita pelo autor, pode-se afirmar que
(A) a repressão policial contra a comunidade de Canudos, que deixou centenas de mortos, tinha como propósito afastar a população mais pobre dos centros mais urbanizados e entregá-los como espaços “higienizados” às elites.
(B) a fragilidade do movimento rural decorreu da inexistência de um programa político claro e definido que desse aos líderes religiosos objetivos comuns capazes de aplacar as lutas internas pelo retorno da monarquia.
(C) o movimento sertanejo tinha uma visão simplista do poder dos grandes fazendeiros, acreditavam que a luta pela terra e pela libertação da opressão do homem pelo homem só viria com a destruição do Estado republicano.
(D) os sertanejos, em resposta às injustiças e perseguições que sofriam, se posicionaram contra o poder dos grandes fazendeiros e tinham como projeto a transformação da população de Canudos em uma sociedade igualitária.
(E) a criação de uma comunidade igualitária provocou a reação dos grandes fazendeiros que viviam da exploração dos camponeses, à medida que estes iam deixando as fazendas para viver harmonicamente em Belo Monte.
24. A imagem é uma referência ao arraial de Canudos, localizado no sertão da Bahia, símbolo de resistência e da luta pela terra. O movimento de Canudos, liderado por Antônio Conselheiro, no final do século XIX, caracterizou-se por ser um movimento
a) social, marcado pela luta pela terra, pelo forte apelo religioso que contou com grande apoio popular e da Igreja Católica.
b) messiânico, marcado pela defesa da República, pela oposição à Monarquia e pelo forte apoio da Igreja Católica.
c) messiânico, marcado pela oposição à República, pela defesa da Monarquia e pela fuga da miséria, da violência dos coronéis e dos cangaceiros.
d) religioso, marcado pela defesa da Monarquia em oposição à República e pela contrariedade ao casamento no religioso.
e) messiânico, marcado pela oposição à Monarquia, que acabou com o casamento no religioso e instituiu o casamento civil.
25. A comunidade ou o arraial de Canudos, na região nordestina, foi duramente combatida pelo poder público, uma vez que seu líder, Antônio Conselheiro
(A) autorizou cangaceiros que viviam na comunidade, bem como o bando de Lampião, a atacar fazendas e vilas no sertão baiano.
(B) era um monarquista que pretendia organizar um exército para destituir o marechal Floriano Peixoto da presidência e restituir o trono português.
(C) contestou a legitimidade da Igreja Católica e a autoridade papal, dizendo-se um profeta que garantiria a salvação após o fim do mundo a quem renegasse o catolicismo.
(D) reuniu dezenas de milhares de sertanejos que passaram a viver sob suas leis e influência religiosa, ameaçando o poder do clero e de mandatários locais.
(E) recusava-se a pagar impostos ao governo, sucumbindo, juntamente com a comunidade, aos primeiros ataques federais de que foram alvo.
26. Durante o período da Primeira República houve um conflito que alcançou enormes proporções na história do Brasil e, particularmente, dos Estados do Paraná e de Santa Catarina. Semelhante a outros graves momentos de crise, interesses político-econômicos e messianismo se
misturaram ao contexto explosivo. Ocorrido entre 1912 e 1916, o conflito envolveu, de um lado, a população cabocla daqueles Estados, e, de outro, os dois governos estaduais, apoiados pelo presidente da República, Hermes da Fonseca.
O texto acima se refere à:
a) Revolução Farroupilha.
b) Revolta Juliana.
c) Guerra de Canudos.
d) Guerra do Contestado.
e) Revolução de 1930.
27. “Os vaqueiros e os peões do interior escutavam-no em silêncio, intrigados, aterrorizados, comovidos... Alguma vez, alguém o interrompia para tirar uma dúvida. Terminaria o século? Chegaria o mundo a 1900? Ele respondia... Em 1896, mil rebanhos correriam da praia para o sertão e o mar se tornaria sertão e o sertão mar (...).” Mario Vargas Llosa
O carismático Antonio Conselheiro, de que fala o texto acima, liderou a Revolta de Canudos.
Dentre as causas desse movimento podemos afirmar
A) O isolamento do sertanejo, o coronelismo e a luta pela posse de terra
B) O apoio incondicional do sertanejo à Monarquia
C) A impossibilidade de adaptação do sertanejo aos valores republicanos e religiosos
D) O crescimento e a modernização da economia nordestina
E) A oposição contra a Igreja Católica, aliada dos monarquistas
28. (Modificada) As realidades são as mesmas: tanto Canudos e o Cangaço têm a mesma origem, na medida em que:
a) o catolicismo rústico não fazia parte do cotidiano destes movimentos sociais.
b) ambos foram uma forma de denúncia contra a seca, miséria e arbitrariedade dos coronéis.
c) a solução dada pelo governo, tanto em Canudos como no Cangaço, foi integrar pacificamente o sertanejo à civilização.
d) o banditismo social era fortemente repudiado pela população local camponesa, que apoiava ações violentas do Estado.
e) os dois episódios foram organizados por líderes monarquistas que pretendiam derrubar a república.