A TEIA QUE NOS PRENDE
Existe algum mecanismo que possa mudar a realidade que o Brasileiro vive Hoje?
Jogar ao vento palavras de Ordem e Progresso, criticar o sistema e ser subordinado a esta critica é ser conivente com o que se pratica nos mais altos e obscuros Tons Do Poder.
Enumerem-se os problemas que a sociedade enfrenta em suas mais diversas faces e terás uma teia rodeada de pesos mortos que se decompõem ao ponto em que o veneno do sistema vai corroendo suas estruturas. O Ponto comum nesta TEIA são as relações políticas e educacionais, a primeira administra os mais diversos fios desta teia fazendo as ligações que a convém e a última esta tatuada na alma destas corporações servindo principalmente as ideias imediatistas do capitalismo.
Se quimicamente fundirmos a EDUCAÇÃO e a POLITICA teremos uma solução mista, onde a EDUCAÇÃO serve à política nos interesses pautados pelo tratado MEC-USAID que mesmo sendo reformado e reescrito como uma nova tatuagem ainda é o tratado vigente e temos a POLITICA servindo a EDUCAÇÃO no esquema da Pax Romana, dando aos Brasileiros condições mínimas necessárias para conseguirem seu emprego e passearem no shopping com seus Smartphones modernos.
Esta é a realidade que se encontra nesta TEIA que é um Sistema confuso de relações hipotéticas onde a POLITICA se faz presente na forma de uma Aranha. É Esta a questão, a Aranha tem acesso a todos os fios desta linha tênue em que vivemos, controla tudo. Uma hora cede aqui, outra hora cede acolá e assim vai distribuindo seu veneno copiosamente e mantendo suas vítimas dopadas com doses letais de “CLIENTELISMO”. Este veneno é a mistura de Serotonina e Endorfina que mantém esta rede em PÉ e funcionando de acordo com os interesses de uma minoria. Todos estão vacinados! É Isto que aconteceu nesta ELEIÇÃO.
É Inequívoca a ciência de todos com as práticas obscuras deste sistema. Quando alguma MOSCA consegue escapar desta TEIA, há a esperança de que se possa estudar este sistema numa visão MACRO e procurar mecanismos que o TRANSFORMEM em um sistema útil e eficaz. O Autor que vos escreve é categórico ao afirmar que és um CULEX. Já mencionei este termo em diversos textos aqui no RECANTO.
O Sistema para funcionar tem como aliados 4 pilares. A COMUNICAÇÃO que influência, O CAPITAL que compra, A PASSIVIDADE que acomoda e a GEOGRAFIA que privilegia. O Brasil está estrategicamente posicionado no Hemisfério SUL do Globo terrestre, o bom clima o ano todo traz a falsa sensação de felicidade e isto aliado ao poder da comunicação que se têm passam para o mundo e para o consciente das pessoas que aqui tudo é bonito por natureza e, portanto se investe muito nesta ideia.
A Esta cultura que foi criada e implantada neste sistema, qualquer cidadão que se puser como um HERÓI cairá aos pés da Nação. Não há sabor mais interessante para a Aranha do que o Sangue Frio e rasteiro. O Fato é que tudo esta muito bem Estruturado e culturalmente adotou-se esta postura que hoje vemos. A Questão é que de tanto as mais diversas esferas mascararem e tirarem a Liberdade do Povo, hoje olhamos para esta TEIA e não vemos IDENTIDADE. Ao faltar Identidade, qualquer MOSCA será abatida com suas boas intenções.
Nem só de problemas vive esta sociedade, dentre os pesos Mortos tem alguns que ainda sobrevivem. Na Educação ainda existe gente séria que esta disposta a transformar o Brasil. Neste quesito aponto a escola de ensino médio Augustinho Brandão na cidade Cocal dos Alves, interior do Piauí. O Município possui um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,498, mas a força de vontade dos professores que ali estão juntos num projeto esta mudando a realidade da Região. Isto é Investimento numa sociedade melhor. A Educação segue o mesmo modelo da MEC-USAD, por que ninguém pode fugir disto. Só que na Escola Augustinho Brandão o olhar não esta apenas em um ângulo e sim no contexto amplo que tem como objetivo imediato atender as necessidades sociais emergências da população. É Um Olhar digno e respeitoso.
Este que vos escreve já trabalhou com crianças em situação de risco, crianças que foram jogadas na lata de lixo, filhos do crack, crianças que não tiveram uma base familiar. Elas eram levadas pelo conselho tutelar para uma casa de acolhimento, onde eu e mais um grupo de pessoas tínhamos a responsabilidade de trazer um conforto a elas e “substituir” a figura familiar na vida delas. Algumas eram adotadas e depois rejeitadas de novo, JÁ OUVI os mais diversos elogios vindo dessas crianças que estavam marginalizadas pela sociedade. Hoje aprendi a ser MAIS HOMEM, mais gentil, mais humano. Eu também passei na pele o que é não ter uma base estrutural, minha mãe me abandonou quando tinha 1 ano e meu Pai não quis me assumir falecendo quando eu tinha 4 anos. Por tudo isso sei que o Problema da Educação não é Cultural e sim Estrutural. Eu vivi isso e acima de tudo trabalhei num sistema comprado e vendido a custos baixos onde a LEI funciona para quem tem dinheiro.
Esta minha experiência de Vida trouxe a certeza que eu preciso para ser um DOCENTE. Um Homem capaz de transmitir conhecimento e instigar as pessoas a pensarem. O ECA não se realiza em suas concepções totais, pois não há o cumprimento da LEI. Quanto as Faculdades digo que a mídia não me convence, A Grande Maioria se tornou uma maquina de imprimir diplomas e dessas nem as tais famosas ESCAPAM de problemas. Pra citar algumas; USP esta atolada em dividas; és uma universidade pública refém do capital do Governo que tem uma postura esquerdista em sua forma de doutrina. FGV é uma faculdade de altos custos, refém do capital que marginaliza seu ensino deixando as pessoas quadradas. Acredito que se o aluno for capaz de concluí-las sem misturar as coisas pode de fato ter o Diploma Impresso e o conhecimento LAICO do Mundo sem a poluição que elas oferecem.
Quanto á política afirmo que a Reforma só será viável quando houver desprendimentos de interesses. É Como se a TEIA se dissolvesse e a Política assumiu-se apenas um papel Factual, sendo o POVO o centro do Poder. Aposto na ideia e no estudo da Democracia Direta Digital.
Claro que temos diversos problemas em nossa sociedade, seja na Saúde, no Transporte, na Segurança, na Mobilidade, nas questões sociais de cada grupo, mas tudo esta intimamente ligado com a EDUCAÇÃO e a POLITICA. Políticas Educacionais para resolver estas questões e Educação Política para todos é o casamento ideal para começar a Transformar esta nação.
Esta é uma visão um pouco mais intima e humana da questão da Educação e da Politica que tanto tenho exposto aqui. A TEIA nos PRENDE!