O QUE SE VÊ E A VERDADE
O fato de alguém estar fazendo um curso superior não significa que esse alguém está tendo acesso aos conhecimentos dos quais precisa para enfrentar os desafios da sociedade em que esse alguém vive. O fato de alguém estar na escola, com merenda escolar, com material escolar “gratuito”, não significa que esse alguém está tendo acesso a um ensino de qualidade. A nossa realidade social é disfarçada, é mascarada. Muitos caem nas armadilhas de indivíduos interesseiros e preparados para enganar; nas armadilhas de políticos que conhecem os sentimentos do povo e os usam para se beneficiarem.
Uma pessoa poderá estar numa escola sem estar aprendendo nada. Um indivíduo poderá fingir que está aprendendo e um professor poderá fingir que está ensinando. Poderemos fingir que temos uma boa educação. Entretanto, todas as pesquisas internacionais mostram que a educação no Brasil é uma das piores do mundo.
No mundo em que vivemos, devemos aprender a desconfiar de certas coisas, de certos fatos, de certas atitudes. Acreditar em tudo o que se vê é uma atitude infantil e desejada por muita gente que deseja se beneficiar da inocência dos outros. É por isso que muitos nunca serão bons profissionais. É por isso que muitos nunca exercerão o pensamento lógico e racional. Usar a racionalidade não significa perder a sensibilidade, mas saber diferenciar o verdadeiro do falso; olhar a realidade com os olhos da razão. E, muitas vezes, o que vemos não é o que realmente é.
Uma das primeiras coisas que a Filosofia nos ensina, e isso está nos livros, eu apenas repito, é aprender a desconfiar de tudo. Isto mesmo: aprender a desconfiar de tudo. Todavia, há quem não desconfie de quem aparenta gostar do povo. Por um lado, alguém dá ao povo uma pequena quantia mensal, uma universidade, um curso “gratuito”. Por outro lado, através dos impostos, através da conta de energia, da gasolina, do IPVA, da inflação, esse alguém tira o dinheiro do povo para beneficiar a si mesmo; para financiar a sua campanha e a campanha de correligionários; para comprar apoio da oposição; para apoiar ditadura de certos países; para construir obras em outros países. Mas, o povo só consegue enxergar o pouco que recebe; não consegue enxergar o muito que lhe é tirado. O povo nem sabe se alguma coisa lhe é roubada. Até professores caem como peixes no anzol. O Brasil está perdido mesmo.
Muitas pessoas fazem o curso de Direito. No entanto, na hora da prova da OAB, muitas dessas pessoas não conseguem aprovação. Conheço alguém que foi meu colega no Ensino Fundamental, fez curso de Direito, mas nunca conseguiu ser aprovado na prova da OAB. Não basta estar numa escola. Não basta estar numa universidade. A qualidade da educação é “outra coisa”, para usar uma expressão de um ex-professor meu na Faculdade.
Na hora de um concurso, as pessoas descobrem que não sabem o que imaginavam saber. A vida nos obriga a mostrar o que somos e o que sabemos. Muitas pessoas vivem iludidas a respeito de si mesmas. Os políticos aproveitam essa ilusão para continuarem enganando. Ora, um povo esclarecido é um povo que vai além dos interesses imediatos; que reconhece o que foi feito, mas que não se conforma com os erros cometidos por um grupo político e procura outra opção, outra saída; não tem medo de mudar, de tentar mudar, de tentar melhorar. Reconhece que a democracia se faz de alternância no poder e que o povo é o dono desse poder.
Aristóteles dizia que muitas pessoas estão impossibilitadas de exercerem o pensamento filosófico. Isso porque essas pessoas estão preocupadas com as necessidades imediatas. E é impossível pensar quando se está com fome. Engraçado é que nem o básico o brasileiro tem. Até saúde pública está faltando, que é algo essencial.
Que ninguém precise fazer um tratamento pelo SUS, pois poderá morrer na fila de espera! Que Deus preserve a minha saúde! Que Deus preserve a saúde de todos os brasileiros! Que Deus nos livre da violência! Que Deus nos livre das drogas! Que Deus nos livre dos traficantes! Que Deus tire as pessoas das ruas! Que Deus dê casa a quem não tem! Será que Deus vai trazer casas do céu para quem não tem? Perdoe-me, meu Bom e Misericordioso Deus! Que Deus acabe com a corrupção, que é o roubo aos cofres públicos!
Que tenhamos a ousadia de pensar, de olhar para a realidade, de romper com o que nos aprisiona e nos impede de ser livres! Muitos estão presos, e não sabem. Muitos não conseguem se desligar de quem os prende e os faz ver somente o que interessa a um grupo. Que saibamos interpretar a realidade e sejamos livres dos sofismas ou falácias de quem deseja que sejamos escravos de uma maneira de pensar e de ver a realidade! Que não pensemos pela cabeça de ninguém!
Que não sejamos defensores de partido! Que não sejamos de esquerda, nem de direita! Que não sejamos retrógrados! Que não sejamos ultrapassados! Que não procuremos a verdade nem no PT, nem no PSDB, nem em qualquer outro grupo ou partido, mas procuremos apenas a verdade.
É uma atitude ingênua e uma visão pequena, insignificante, declarar-se de direita ou de esquerda; de extrema-direita ou de extrema-esquerda, conceitos ultrapassados e que limitam quem se posiciona em qualquer uma dessas posições. A verdade não pertence a nenhum grupo ou partido político. A verdade é livre.
Que sejamos realmente livres! Eis um desafio!