Dilma

Estamos desenvolvendo um pensamento muito equivocado quanto ao uso escrito e oral da língua/linguagem. Observo pessoas criticando a manifestação oral da presidenta Dilma. Fico pensando sobre inúmeros pontos que precisam de uma reflexão:

1. Exige-se de todas as pessoas um desempenho oral da linguagem como se fossem profissionais da comunicação;

2. Exige-se o que a maioria não tem! Ora, lembremo-nos de que nem todos nós somos cantores. Nem locutores. Nem oradores! Nem candidatos!

3. O pensamento atual se desenvolve em torno da tolerância, da inclusão e da ênfase nos direitos humanos;

4. Vive-se também um momento em que grupos pelo mundo inteiro se empenham na defesa das minorias oprimidas, da criança; dos animais em geral e de toda a Natureza;

5. Temos leis que garantem todos esses aspectos mencionados;

6. Uma das maiores expressões do talento musical brasileiro era um gago, o Nélson Gonçalves.

7. Pelo visto, gagos, mudos, cegos podem ser músicos, médicos, mas, jamais teriam o direito de ousar a presidência desse Brasil “grego”;

8. Vocês conhecem o filme O discurso do rei?

9. Vocês sabem, é claro, que excesso de beleza na palavra (quer oral, quer escrita) serve tão somente para exibicionismo, promover constrangimentos e esconder situações.

10. A modernidade busca a objetividade, a clareza, a precisão, a coerência, a coesão e a distinção no uso da língua/linguagem.

11. Desde menina sempre soube através de dentistas que existem diversos fatores que dificultam a boa pronúncia das palavras, a exemplo da famosa “língua pegada”, falta de dentes; imperfeições na formação da arcada dentária, incluindo o que chamamos “dente de coelho” ou “os dentes da frente”;

12. A presidenta Dilma tem os dentes da frente proeminentes e, ainda, tem lábios carnudos (quem não seria capaz de notar? Todos nós temos, mais ou menos, tiques e cacoetes, enfim, somos humanos.

13. (que é o número da candidata Dilma): eu quero entender os motivos pelos quais algumas pessoas fazem questão de frisar que Dilma atropela palavras, gagueja, ou seja lá o que for.

Então, elejamos um locutor ou apresentador de TV, vale o William Bonner representando a ala masculina e a Patrícia Poeta liderando a ala feminina. Sílvio Santos tentou, mas, tendo todos os talentos da comunicação oral, não conseguiu. Como entender?