CONTRA AS DROGAS!
Eu não sou mais adolescente. Nem na minha adolescência eu usei droga. Um dos motivos que levam as pessoas a usarem drogas é a vontade, é o desejo de experimentar o que é novo. A influência de amigos é outro motivo.
Bebida alcoólica é droga. Cerveja é droga. Cigarro é droga. Maconha é droga. Cocaína é droga. Por influência de amigos, eu já experimentei, há muito tempo, bebida alcoólica: cerveja. Portanto, droga. Sinceramente, eu não vi nada importante em cerveja. Eu não preciso de cerveja para me sentir bem.
Muitas pessoas usam drogas para tentarem fugir dos problemas existenciais. São pessoas fracas, que não conseguem suportar os problemas ou o peso da vida. Por isso, usam bebida alcoólica: droga; usam cigarro: droga.
Há homens que usam droga para poderem se aproximar de uma mulher. Na minha adolescência, eu escutei isso de muitos jovens. Eles diziam: “Se você bebe uma pinga, você perde o medo”.
Outras pessoas usam droga para conseguirem sensações agradáveis, para conseguirem bons resultados em alguma coisa, em algum esporte etc.
Muitas pessoas não se sentem bem consigo mesmas. Por isso usam drogas. Usam álcool, que é uma droga.
Há quem beba para se sentir sociável. Já escutei de um amigo: “É muito bom estar numa roda de amigos tomando uma cerveja bem gelada”. Que bobagem! Que falta de reflexão! Que falta de sabedoria! A sabedoria é rara!
Há quem beba para se distrair, para se divertir, para não ver o tempo passar. Eu não preciso de cerveja ou de outra bebida alcoólica para me distrair, para me divertir. Há muitas maneiras de diversão. Há diversões que levam a pessoa à morte. Além disso, eu quero sentir o tempo; eu quero ver o tempo passar; eu quero sentir o presente, o momento presente, o momento atual; eu quero desfrutar o tempo, este tempo. Onde eu estiver, seja o que for que eu esteja fazendo, eu quero viver intensamente; eu quero saborear o que eu estiver fazendo, o que eu estiver vivendo. Eu quero saborear a vida; eu quero contemplar o belo, o sublime.
As drogas impedem a pessoa de sentir o tempo; de desfrutar o tempo; de viver intensamente; de saborear o que deve saborear, o que é importante saborear. Eu não quero drogas.
Há outros motivos que levam as pessoas a se drogarem. Eu, porém, não preciso me drogar. Eu me sinto muito bem, ainda que eu, assim como os demais seres humanos, tenha momentos tristes. Isso é normal. No entanto, quando eu me sinto triste, eu busco ajuda de Deus, dos livros, da reflexão, da meditação, da concentração mental, da oração, do esvaziamento de mim mesmo.
Eu não preciso de bebida alcoólica para ser quem eu sou, para fazer ou dizer o que eu desejo fazer e dizer. Na verdade, a bebida faz com que a pessoa não tenha consciência do que fala, do que diz. E eu não quero fazer nada sem consciência dos meus atos e das minhas palavras. Sou responsável por mim mesmo. A coragem de uma pessoa está na atitude de não precisar de droga para fazer ou dizer o que deseja fazer ou dizer.
Não há ninguém neste mundo capaz de me convencer da necessidade ou importância de bebida alcoólica. Ninguém conseguirá me tirar do meu caminho.
Não use drogas!