ANALISE O QUE É DITO, O QUE EU DIGO!
Quando alguém defende, em primeiro lugar, um partido, esse alguém não defende o bem de toda a sociedade. Alguém só defende o bem de toda a sociedade quando esse alguém não tem o objetivo de defender, em primeiro lugar, um partido. Um partido é apenas uma parte. Não estou dizendo que os partidos devam desaparecer. Não é isso. Os partidos fazem parte do processo democrático. Entretanto, tenha cuidado com os partidos!
É impressionante como defensores de partidos perdem a capacidade de analisar e de enxergar o que existe. É impressionante a falta de amor-próprio e a ausência de liberdade que existem em defensores de partidos. É impressionante a cegueira de integrantes de partidos.
Eu nunca conseguirei ser de partido, pois eu não desejo deixar de ver a realidade. A realidade é uma; o que os defensores de partido mostram, porém, é outra coisa muito diferente da realidade.
Em nome de um partido, as pessoas manipulam números e manipulam a própria história. Um mesmo fato pode receber mais de uma interpretação, dependendo dos interesses de quem interpreta. O passado de uma pessoa pode ser exaltado ou ser objeto de desprezo, dependendo de quem o analisa. Em nome de um grupo político, as pessoas deixam de ver os erros do seu grupo político. Existem pessoas capazes de manipular as consciências. Existem pessoas capazes de fazer certas pessoas pensarem o que as primeiras querem que as outras pensem. Você duvida?
Devemos ter muito cuidado com os formadores de opinião. Devemos ter muito cuidado com as pessoas que se dizem bem-intencionadas. Devemos ter muito cuidado com aqueles que têm muito estudo. Você deve ter muito cuidado com tudo o que eu digo. Você deve analisar o que eu digo.
Você deve usar a sua cabeça. Muitos pensam que estão usando a própria cabeça. No entanto, estão enganados. Muitos pensam o que Leonardo Boff quer que eles pensem. Muitos pensam o que Chico Buarque quer que eles pensem. Outros pensam o que Marina quer que eles pensem. Há pessoas pensando o que Leonardo (o cantor) quer que eles pensem. Será que eu penso por minha cabeça? Será que eu penso por mim mesmo? Há pessoas que não pensam. Há pessoas que deixam o Lula, o Aécio e a Marina pensarem por elas.
Será que existe algum tio, algum pai, alguma mãe, algum padrinho, alguma madrinha, algum irmão, algum parente, algum professor, algum amigo, algum economista, algum sociólogo querendo que você pense o que eles pensam? Será que alguém está querendo que você vote em alguém? É muito bom pensar. Mas, como diz um livro, “pensar é transgredir”, ou seja, é ousar pensar por si mesmo, analisar, dizer o que se quer para si mesmo e para o mundo. Quantas vezes pessoas já ficaram zangadas comigo só porque eu não votei nos candidatos delas... Quantas vezes... Isso já aconteceu com você?
VOCÊ NÃO ACHA ESTRANHO QUE CERTAS PESSOAS TENHAM A OUSADIA DE DIZEREM EM QUEM VOCÊ DEVE VOTAR? VOCÊ NÃO ACHA ESTRANHO QUE AS PESSOAS DIGAM QUE CURSO VOCÊ DEVE FAZER? VOCÊ VAI VIVER DE ACORDO COM A VONTADE DE ALGUÉM? VOCÊ VAI FAZER O QUE ALGUÉM QUER QUE VOCÊ FAÇA? OUVIR AS PESSOAS É BOM! OUVIR CONSELHOS É BOM! NO ENTANTO, DEVEMOS E PODEMOS ANALISAR O QUE AS PESSOAS NOS DIZEM. NINGUÉM VAI VIVER A VIDA DE NINGUÉM. NINGUÉM VAI SOFRER OS PROBLEMAS POR NINGUÉM. NINGUÉM PODE SOFRER POR VOCÊ. SEJA VOCÊ MESMO (A)!
Do lado da Dilma existe algum sociólogo? Existe algum filósofo? Existe algum psicólogo? Existe algum antropólogo? Existe algum cantor? Ora, do lado do Aécio também há sociólogos, filósofos, psicólogos, antropólogos, cantores. E você? O que você vai fazer?
Analise o que é dito! Analise o que eu digo! Se você concorda com alguém, que bom! Se discorda de alguém, esse é um direito seu. Não se deixe manipular! Seja você mesmo (a)! Não se deixe manipular por números de quem quer que seja. Os números são manipulados conforme os interesses de alguém.
Hoje, temos a internet. Este é um instrumento muito bom, mas que pode ser usado também para o mal. Use a internet para o bem. Quer saber mais sobre um candidato? Quer saber mais sobre um partido político? Pesquise na internet! Busque várias fontes! Não se deixe levar por aquilo que uma pessoa ou um grupo político dizem. Não se deixe levar por aquilo que eu digo. Desconfie de mim também. Esse é um direito seu. A desconfiança que eu lhe proponho é a desconfiança que leva a pessoa a duvidar e buscar confirmação ou negação do que eu digo.
Você é uma pessoa inteligente. Use a razão! Seja você mesmo (a)! Não caia naquilo que os outros querem que você caia! As pessoas têm interesses. E você? O que você quer? Será que você não está querendo o que alguém quer que você queira? Não estou dizendo que você deva ficar contra todo mundo. Não é isso. Estou dizendo que você tem a inteligência para buscar a verdade dos fatos. Podemos concordar com o que alguém diz. Mas podemos discordar. Não devemos concordar nem discordar antes de analisarmos o que é dito.
Muito cuidado com o que é dito!