Década de 1910 (Parte 2/12)
A década de 10 foi marcada principalmente pela Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa.
A Primeira Guerra começou com o assassinato de Francisco Ferdinando. Espalhou-se por toda a Europa e por outras várias nações do mundo. Foram formadas alianças: Entente (Inglaterra, França e Rússia) X Aliança (Itália, Alemanha e Império Austro-Húngaro). O Brasil estava ao lado da Entente, e participou enviando enfermeiros e medicamentos. Surgiu a Guerra das Trincheiras.
A Primeira Guerra Mundial prejudicou muito a economia do planeta, com exceção dos EUA, que obtiveram crescimento econômico, lucrando principalmente sobre países europeus. A divida externa cresceu e o déficit de pagamento causou a desvalorização das moedas européias. Os países não industrializados conseguiram alcançar um nível de desenvolvimento maior, por fornecer matérias-primas aos países desenvolvidos.
Em 1917, os EUA entraram na Guerra e derrotaram a Tríplice Aliança(Alemanha e Império Austro-Húngaro). Ao fim da Guerra, foi feito o Tratado de Versalhes, tendo várias imposições aos derrotados. A guerra aconteceu de 1914 a 1919.
A Revolução Russa aconteceu em 1917, devido à exclusão da população. O governo Russo investiu bruscamente nas indústrias bélicas, e deixou a indústria de base em segundo plano. A população ficou com fome e sem amparo. Os bolcheviques tomaram o poder e implantaram o capitalismo.
Embora estes dois grandes acontecimentos tenham chamaram olhares de grande parte da população mundial, houve outros fatos marcantes da década, como por exemplo, a popularização da radio dos automóveis, que eram comandados pela Ford, e dos meios de comunicação em geral. Cresciam também os movimentos artísticos modernistas especialmente na pintura, como o cubismo (baseado em formas geométricas) e o dadaísmo (artes sem sentido, feita pra ser sentida, e não entendida).
Esse foi um período que muitos personagens importantes nasceram como: Luiz Gonzaga, em 1912,grande compositor que tem Águia Branca como sua principal composição; César Guerra-Peixe, em 1914, o compositor, professor e folclorista do Rio de Janeiro; Dorival Caymmi, compositor baiano; Alceo Bocchino, compositor, regente e pianista, sendo, ainda, colaborador de Villa-Lobos ,e Claudio Santoro, o compositor e regente do Amazonas.
No mundo da moda, foi o início das roupas justas e curtas. Houve também a tendência em roupas sem ombros e com mais movimento, dobras. As roupas começaram a ser mais suaves, tendo tecidos mais leves, como a seda e o cetim. Apesar da leveza, as pessoas ousavam na decoração, como em rendas e acessórios. A calça começou a ser usada por mulheres, e o corte de cabelo curto também ganhou seu espaço. Esse espaço que a mulher obteve foi devido às novas funções trabalhistas que elas estavam ocupando, precisando, assim, de roupas práticas. E, além da roupa, logo no início do século surgiu também a maquiagem.
Fonte: Trabalhosfeitos