Tales de Mileto, Pitágoras, Parmênides e Demócrito

Os primeiros filósofos eram chamados de Pré-Socráticos. Entre eles, destacava-se a figura de Tales de Mileto, fundador da primeira escola de filosofia em Mileto, Itália. Ele explica o universo através dos 4 elementos (ar, água, fogo e terra), dizendo que tudo que o que nele está é uma função coordenada e harmônica dos elementos da natureza. Segundo esse filósofo as coisas consistiam nesses elementos.

No ato de respirar, por exemplo, terras a presença da água em forma de umidade, de fogo em temperatura, da terra em poeira e o ar como gases.

Pitágoras, que tornou a matemática uma ciência, acreditava que o ser múltiplo e divisível infinitamente. A regência do universo, segundo ele, era devido a 4 coisas: os números, as figuras geométricas, a escala musical e a coordenação das ideias. Ao contrário de Parmênides defendia a ideia de que o ser era imutável, uno e indivisível e que não existia movimento no ser acarretando no não movimento na natureza e na filosofia.

Demócrito, o último Pré-socrático foi o mais importante contribuidor de sua época. Para ele, ao contrário de Parmênides, o movimento do universo era divido ao desejo, a vontade interior, fazendo uma assimilação com o fogo. Em acordo com o pensamento de Pitágoras, que acreditava em um ser múltiplo e divisível. Demócrito sugeriu a ideia de partículas menores que constituíam o ser, chamadas de átomo, porém não se aprofundou no assunto.

Por fim, conclui-se que os Pré-Socráticos tiveram grande influência para o pensamento dos demais, porque uma ideia só pode ser questionada através de uma outra dada anteriormente.

Claudia Matos
Enviado por Claudia Matos em 16/08/2014
Reeditado em 01/02/2020
Código do texto: T4925146
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.