ENXERGANDO COM TRANSPARÊNCIA

"Se todos forem tratados com dignidade

haverá redução gradual da indignidade

com efeitos positivos sobre a violência"

Se você não é, nunca foi ou de modo algum teve alguém da família na condição de preso, deve refletir sobre a melhor forma de alguém nessa condição voltar ao nosso meio, sendo tratado com um mínimo de dignidade em um lugar onde deve sim cumprir sua pena sem favorecimentos e benefícios melhores do quem quem está em sociedade plena.

De acordo com a Constituição Federal, os presos devem receber tratamento humano, e não podem sofrer violência física ou moral ( isso precisa melhorar muito no nosso sistema prisional) devendo ainda dar garantias de acesso à educação, saúde , assistência jurídica e conforme a circunstância de cada recluso, benefícios do INSS. Uma realidade que não acontece. O estado, movimentos sociais e toda esfera que precisa manter as coisas dentro da legalidade, devem também conscientizar que uma pessoa privada de liberdade não é um animal e dar-lhe condições de entender isso com apoio, e elevação da auto-estima não é o mesmo que dota-lo de condições para minimizar ou esquecer o mal que ali o levou. Por trás de pessoas presas tem famílias e gente que de toda sorte quer o seu bem estar e certamente luta muito mais do que para torna-lo livre: Luta por vê-lo permanentemente na vida social que um dia existiu e momentos de paz dentro de suas famílias sem o fantasma do período prisional que assombra por longo tempo depois de egresso.

De modo que merecem aplausos aqueles que com coerência e discernimento separam a obrigatoriedade do cumprimento da pena de ações que vão desde respeitar o período de pena do recluso sem nele permitir ingerências tendenciosas até protege-lo de violências internas durante esse período. Afinal precisamos de pessoas que pensem que a vida vale a pena e não de gente que se sente fracassada e com isso não dão valor à própria condição e muito menos a quem está a seu redor. O estado já demonstrou que não tem políticas de segurança sólidas nem confiáveis, deixando presos com liberdade comprovada por cumprimento ou extinção de pena dentro dos sistemas prisionais e mantendo favorecimentos a presos dominadores que vivem dentro das celas com a mesma facilidade do sistema livre cooptando e corrompendo pessoas com dinheiro naturalmente mal adquirido. É necessário voltar com urgência os olhares para nossas prisões pois elas estão ampliando seus muros para a parte de fora a cada dia. Precisamos por isso de toda sociedade ENXERGANDO COM TRANSPARÊNCIA esse grave problema que aprisiona todos nós indiretamente.

Pacomolina
Enviado por Pacomolina em 11/08/2014
Reeditado em 28/11/2014
Código do texto: T4918024
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.